A Receita Federal realizou uma operação de sucesso no Centro de Distribuição dos Correios em Campo Grande, a capital de Mato Grosso do Sul, onde foram apreendidos aproximadamente 300 smartphones contrabandeados. O valor total dos aparelhos apreendidos ultrapassa os R$ 500 mil. Os agentes da Receita Federal acreditam que essa era uma tentativa de burlar o pagamento do imposto de importação.

Lote continha modelos como POCO X6 Pro, iPhone 13 e Redmi Note 13

Embora as marcas e modelos exatos não tenham sido divulgados oficialmente, algumas imagens da operação revelam a presença de alguns modelos que conseguimos identificar pela caixa, como é o caso do Redmi Note 13, POCO X6 Pro 5G e o iPhone 13, da Apple.

Receita Federal apreende lote de celulares com notas fiscais frias em MS. Imagem: Receita Federal/Reprodução
Receita Federal apreende lote de celulares com notas fiscais frias em MS. Imagem: Receita Federal/Reprodução

As investigações conduzidas pela Receita Federal revelaram que todos os smartphones foram enviados de diversas cidades próximas à fronteira com o Paraguai, com destino não apenas para Campo Grande, mas também para várias outras localidades do Brasil.

Uma análise minuciosa revelou que, embora os dispositivos estivessem acompanhados de notas fiscais, estas foram emitidas por uma empresa conhecida por seu envolvimento em atividades ilícitas, especificamente na comercialização de notas fiscais falsas para "esquentar" mercadorias contrabandeadas.

Após a conclusão dos procedimentos legais, os smartphones serão encaminhados ao depósito de mercadorias apreendidas da Receita Federal em Campo Grande. Lá, poderão ser submetidos a leilão, doados a instituições parceiras ou incorporados pelo poder público para uso em diversos órgãos.

Fonte