A Receita Federal liberou antecipadamente o programa para declaração do Imposto de Renda 2024, permitindo que os contribuintes comecem a preparar sua declaração antes do prazo oficial de envio. Embora o envio só possa ser feito a partir da próxima sexta-feira, essa antecipação oferece uma oportunidade para organizar a documentação com calma. Veja abaixo como baixar, quem precisa declarar o imposto este ano e qual o prazo.

Onde baixar o programa?

O programa está disponível para download no site Meu Imposto de Renda da Receita Federal, sendo compatível com Windows, macOS e Linux, além de uma versão multiplataforma. Também há aplicativos oficiais disponíveis para Android e iOS, publicados na Google Play e na App Store pelo "Serviços e Informações do Brasil".

Baixe aqui:

🚨 ALERTA!

Cuidado com os aplicativos falsos que buscam roubar seus dados pessoais. Baixe o programa apenas de fontes oficiais, como na loja de apps do seu smartphone ou direto do site da Receita Federal.

Quem precisa declarar o Imposto de Renda 2024?

Para quem teve renda superior a R$ 30.639,90 em 2023, a declaração é obrigatória. Este ano, a Receita Federal fez algumas mudanças no processo, então é importante ficar atento. A autenticação é feita através da sua conta Gov.br, e se você tiver nível prata ou ouro, poderá aproveitar a declaração pré-preenchida com base nos dados fornecidos no ano anterior.

O prazo para envio da declaração não foi antecipado, portanto, a transmissão só poderá ser feita a partir de 15 de março de 2024. O prazo final para envio é até 31 de maio de 2024. Então, se você já tem tudo pronto, pode aproveitar para enviar assim que o prazo abrir.

Fonte