Ter uma TV que se conecta a internet abre diversas possibilidades para você, seja para assistir uma série na sua plataforma de streaming favorita, ouvir músicas e até estações de rádios de qualquer lugar do mundo ou quem sabe até baixar apps e jogos para usar sempre que quiser. Embora muitas TVs novas já saem das lojas com esse sistema embutido, neste artigo você vai ver que dá para transformar qualquer TV em uma TV smart.

Como transformar qualquer TV em smart

TV antiga? Como transformar qualquer TV em smart
TV antiga? Como transformar qualquer TV em smart

Para transformar uma TV comum em uma smart TV é necessário adquirir dispositivos conhecidos como TV Boxes ou TV Sticks. Com esses aparelhinhos é possível "implementar" um sistema semelhante a de uma smart TV em qualquer modelo de TV, basta apenas ter uma conexão HDMI.

Entre as opções mais comuns estão o Fire TV Stick da Amazon, Xiaomi Mi TV Stick, realme TV Stick, Roku Express e ZTE TV Box 4K. O processo de transformação é simples. Basta conectar o dispositivo escolhido à entrada HDMI da TV, fazer algumas configurações básicas usando o controle remoto e pronto! Com ele instalado, você vai conseguir para baixar e utilizar aplicativos de streaming, como Netflix, Prime Video e HBO Max, além do Spotify, Deezer e YouTube.

Minha TV não possui entrada HDMI; e agora?

O que fazer se minha TV não possuir entrada HDMI
O que fazer se minha TV não possuir entrada HDMI

Se a sua TV é mais antiga, como aquelas TVs de tubo que não possui entrada HDMI, a situação fica um pouco mais difícil, pois a maioria dos dispositivos de streaming, como os TV Boxes e TV Sticks, utiliza essa conexão. No entanto, existem algumas alternativas que podem ser de ajuda:

Adaptador HDMI para AV (RCA)

Adaptador HDMI para AV (RCA)
Adaptador HDMI para AV (RCA)

É um adaptador HDMI para AV (também conhecido como adaptador HDMI para RCA) pode ser utilizado para conectar dispositivos HDMI a uma TV mais antiga que tenha apenas entradas AV (amarelo, branco e vermelho, muito comum em aparelhos de DVD). Este adaptador converte o sinal HDMI em um sinal AV, permitindo a conexão com TVs mais antigas.

TV Box com saída AV

TV Box com saída AV
TV Box com saída AV

Alguns modelos de TV Box vêm com uma saída AV embutida, permitindo a conexão direta a TVs mais antigas. Neste caso você não precisa ter uma porta HDMI, basta usar os cabos coloridos direto na TV e no aparelho de TV Box. São raros os modelos de TV Box que contam com essa conexão AV hoje em dia, mas você pode procurar.

Melhores alternativas para transformar sua TV em smart

Abaixo, separamos cinco tipos de dispositivos que são os mais comuns no Brasil e que podem ser usados para transformas uma TV mais antiga em TV smart:

1. Fire TV Stick

Fire TV Stick
Fire TV Stick

Atualmente existem vários tipos de Fire TV Stick. Eles são fabricados e vendidos pela Amazon, tem o formato semalhante ao de um pendrive e tendem a oferecer um melhor custo benefício. Os modelos mais comuns são o Fire TV Stick Lite e o Fire TV Stick "comum", são os mais baratos e suportam até 1080p, sendo perfeito para TVs que não têm suporte a 4K.

Se a sua TV já suporta 4K, a Amazon também tem o modelo Fire TV Stick 4K que oferece o máximo em resolução e desempenho. Ele costuma ser mais caro, mas conta com suporte para HDR e proporciona uma qualidade de imagem excepcional.

2. Roku Express

Roku Express
Roku Express

O Roku Express é um tipo de TV Box que oferece uma ótima relação custo-benefício. Ele é compatível com diversos assistentes digitais, como Alexa, Google Assistente e Siri, além de ser compatível com a maioria dos modelos de televisores. O único defeito é que ela possui um sistema produzido pela própria Roku, o que pode limitar um pouco a variedade de apps.

3. Xiaomi Mi TV Stick

Xiaomi Mi TV Stick
Xiaomi Mi TV Stick

A Xiaomi também tem a sua versão de TV Stick, mas oferecendo uma abordagem diferente. O principal diferencial do Mi TV Stick é que ele traz o Android TV "puro", o que garante uma experiência bem parecida com à de smartphones Android, com acesso à Play Store. Ideal para quem valoriza a versatilidade e deseja um amplo leque de aplicativos disponíveis.

4. ZTE TV Box 4K

ZTE TV Box 4K
ZTE TV Box 4K

Também focado no custo-benefício, mas com uma qualidade de imagem impecável, o ZTE TV Box 4K pode ser usada para transformar uma TV comum em Smart TV e ainda oferece suporte para reprodução em 4K. Apresenta uma interface Android TV 11, garantindo usabilidade ágil. Devido a essa flexibilidade, esse tipo de dispositivo pode ser útil até mesmo para quem já possui uma smart TV.

5. realme TV Stick 4K

realme TV Stick 4K
realme TV Stick 4K

Outro modelo de Stick e com suporte a reprodução em 4K é realme V Stick. Ele também tem um design bastante semelhante a pendrives, este dispositivo oferece uma excelente relação custo-benefício. Equipado com Google TV, proporciona uma interface limpa e intuitiva e ainda conta com suporte a HDR10+ e comandos de voz para o Google Assistente, é uma opção versátil e acessível.