A Samsung e LG deram pistas do que pretendem desenvolver para os displays OLED. A equipe do site FlatPanelsHD visitou a LG Display e a Samsung Display, que são responsáveis pelo desenvolvimento e fabricação das telas OLED para celulares, notebooks, smart TVs e monitores de PCs. Lá foram vistos os paneis mais recentes das marcas, além de protótipos e tecnologias.

OLED no centro das atenções e as telas LCD sendo deixadas de lado

Evolução das telas OLED, Samsung e LG dão pistas do desenvolvimento dos novos displays. Fonte: FlatPanelsHD
Evolução das telas OLED, Samsung e LG dão pistas do desenvolvimento dos novos displays. Fonte: FlatPanelsHD

De acordo com as informações reveladas pelo FlatPanelsHD, a Samsung Display encerrou completamente o setor de pesquisa e desenvolvimento de telas LCD. Além disso, a empresa vendeu patentes e fabricas para a TCL CSOT.

No caso da LG Display, a empresa decidiu manter ainda uma fábrica de displays LCD, segundo o FlatPanelsHD. Mas ainda há outras duas tecnologias além do LCD e do OLED que são interessantes, o micro LED e o Nano LED.

Desenvolvimento de painéis micro LED está a passos lentos

De acordo com as informações reveladas pelo FlatPanelsHD, a curto e médio prazo a Samsung Display e a LG Display não tem planos para as tecnologias micro LED e nano LED. Entretanto, é importante dizer que o desenvolvimento do micro LED da Samsung não está sendo feito pela Samsung Display.

Os próximos displays OLED serão mais brilhantes

Durante a CES 2024, tanto a LG quanto a Samsung revelaram suas novas gerações de displays OLED. Dentre os avanços trazidos pelas empresas, o que mais foi destacado foi o brilho máximo de 3000 nits (em uma janela de 3%) das novas telas.

Stand da Samsung demonstra a diferença no nível de brilho máximo entre os displays QD-OLED de 2023 (direita) e 2024 (esquerda). Fonte: FlatPanelsHD
Stand da Samsung demonstra a diferença no nível de brilho máximo entre os displays QD-OLED de 2023 (direita) e 2024 (esquerda). Fonte: FlatPanelsHD

Embora um brilho de 3000 nits seja impressionante, isso só é possível em pequenos pontos na imagem exibida nas TVs da Samsung e LG. Desta forma, o usuário deverá notar que as cenas com estrelas irão brilhar com mais intensidade, por exemplo.

Segundo a Samsung Display, o brilho geral de suas TVs QD-OLED de 2024 deverá chegar a 300 nits. Já a LG Display diz que suas TVs OLED com tecnologia MLA+ atingem 250 nits de brilho na tela inteira.

Display OLED da Samsung funciona mais frio que o da LG

A Samsung Display chegou a fazer uma demonstração de temperatura com a nova geração de sua tela QD-OLED comparando com a WOLED da LG. Obviamente foi utilizada uma tela de 2023 da LG, mas mesmo assim é possível notar que o display QD-OLED trabalha consideravelmente mais frio e isso é interessante, pois o calor pode acelerar o envelhecimento dos pixels nos painéis OLED.

Samsung mostra que seu novo display QD-OLED de 2024 trabalha mais frio que o painel WOLED da LG (modelo de 2023). Fonte: FlatPanelsHD
Samsung mostra que seu novo display QD-OLED de 2024 trabalha mais frio que o painel WOLED da LG (modelo de 2023). Fonte: FlatPanelsHD

LG lançará um display OLED ainda mais brilhante em 2025

Sim, a batalha para trazer TVs OLED cada vez mais brilhantes não terminou. A LG irá trazer um novo display com tecnologia MLA ainda mais brilhante em 2025.

O protótipo atual do display OLED de 2025 da LG atinge 3700 nits. Porém, acredita-se que quando essa tela estiver pronta, ela obtenha um brilho de 4000 nits.

Ainda há um bom espaço para aumentar o brilho dos displays OLED

Através da tecnologia PHOLED, displays com diodos orgânicos emissores de luz fosforescente, é possível conseguir um nível de brilho ainda maior. Isso é possível graças a eficiência energética dos subpixels utilizados, onde ao invés de utilizar diodos orgânicos emissores de luz fluorescente, utilizam diodos com tecnologia fosforescente.

Segundo a fabricante UDC (Universal Display Corporation), maior fabricante de materiais para telas OLED do mundo, os diodos fosforescentes são 75% mais eficientes que os fluorescentes, sendo capazes de converter 100% da energia elétrica em luz. Caso não saiba, a UDC é responsável por fornecer hardware para a LG Display e para a Samsung Display.

Os displays OLED que usam diodos fluorescentes, utilizados atualmente por grande parte da indústria, convertem apenas 25% da energia elétrica em luz enquanto as telas OLED com diodos fosforescentes convertem 100% da energia elétrica em luz.

Displays OLED com taxas de atualização cada vez maiores

Durante a CES 2024, foi possível ver monitores 4K da LG com uma taxa de atualização de 480 Hz. Já a Samsung exibiu modelos com tela QD-OLED capazes de atingir uma taxa de atualização de 360Hz.

De acordo com o FlatPanelsHD, devido a vantagem das telas OLED de pelo menos 50% no desfoque de imagens em movimento comparado as LCD, um painel OLED de 360Hz deve superar um LCD de 500Hz.

A parte ruim das telas OLED com uma taxa de atualização alta, que são utilizadas em monitores para PC, é o brilho. Infelizmente o brilho máximo dos monitores não passa de 1000 nits, mostrando que as TVs OLED possuem uma tela com brilho consideravelmente maior, embora sejam mais lentas (com taxa de atualização menor).

Conclusão

As TVs OLED estão longe de seu auge e possuem um grande potencial. Elas irão se popularizar cada vez mais no mercado e com o tempo irão provavelmente substituir completamente os modelos com tela LCD. Somente após o amadurecimento e popularização da tecnologia micro LED e nano LED que iremos ver a queda da tecnologia OLED.