As smart TVs com seus aplicativos de streaming já viraram um padrão para a grande maioria das pessoas. Entretanto, não é incomum ver instalações feitas de forma errônea devido à falta de conhecimento da pessoa que realizou a montagem da TV. Pensando nisso, listamos aqui os principais erros que geralmente são cometidos ao instalar smart TVs.

5 erros mais cometidos ao instalar smart TVs

Os erros mais comuns de serem cometidos ao ao instalar smart TVs.
Os erros mais comuns de serem cometidos ao ao instalar smart TVs.
ÍNDICE

1 - Tentar instalar a TV sozinho

Um grande erro que muitos cometem é tentar instalar uma smart TV sozinho. Por mais que nem sempre seja necessário pagar para que um profissional instale, é importante ter noção do que é necessário para conseguir montar corretamente uma TV.

Atualmente, há diversos modelos de TVs que são muito finos, principalmente aqueles que utilizam display com tecnologia OLED. Além disso, muitas destas TVs são pesadas e bem largas, sendo extremamente dificil para uma única pessoa carregá-las e posicioná-las corretamente no móvel ou na parede.

2 - Posicionamento muito próximo ou muito longe

De acordo com a Society of Motion Picture and Television Engineers (Sociedade de Engenheiros de Cinema e Televisão), o ideal é sentar-se a uma distância onde a tela da TV ocupe pelo menos 30° do seu campo de visão. Este ângulo de visão mínimo funcionará para a grande maioria dos ambientes em que a smart TV for instalada, mas lembre-se de que essa indicação considera que uma única pessoa esteja vendo a imagem na altura de seus olhos.

Usar um campo de visão estilo cinema requer sentar-se um pouco mais perto com um ângulo de 40°. Fonte: RTINGS
Usar um campo de visão estilo cinema requer sentar-se um pouco mais perto com um ângulo de 40°. Fonte: RTINGS

Para facilitar a escolha do tamanho correto, o site RTings criou uma calculadora que diz a distância ideal que deve haver entre a TV e o sofá para que uma pessoa consiga assistir de maneira confortável ao conteúdo exibido. Abaixo alguns exemplos:

Distância ideal da tela ao sofá Tamanho da TV (em polegadas)
1,79m ou 179cm 42"
2,05m ou 205cm 48"
2,35m ou 235cm 55"
2,77m ou 277cm 65"
3,29m ou 329cm 77"
3,54m ou 354cm 83"

3 - Cabos desorganizados e/ou muito visíveis

Para obter um visual limpo, clean, ao instalar a TV na sala, é necessário organizar os cabos. Você pode optar por utilizar um organizador de cabos espiral como este ou passar os cabos por dentro da parede.

Organizador de cabos espiral. Fonte: Amazon
Organizador de cabos espiral. Fonte: Amazon

Para passar os cabos por dentro da parede há duas formas. A primeira é simplesmente pedir para que o pedreiro faça uma tubulação no tamanho e local exatos onde você irá instalar a TV, criando saídas nos pontos exatos para ligar os plugues nas tomadas e nos aparelhos (exemplo: consoles PS5 e Xbox Series X, receiver para o Home Theater).

A segunda forma, mais fácil, é utilizar produtos voltados para a instalação em paredes do tipo drywall como, por exemplo, o In-Wall Power and Cable Management EGAV-CMIWP2U da ECHOGEAR. Desta forma, você consegue separar o cabo de energia da TV dos cabos de dados (vídeo e áudio), além de obter um visual mais clean.

In-Wall Power and Cable Management EGAV-CMIWP2U da ECHOGEAR. Fonte: echogear
In-Wall Power and Cable Management EGAV-CMIWP2U da ECHOGEAR. Fonte: echogear

4 - TV instalada muito no alto

Colocar TVs muito no alto é um erro tão comum que existe um subreddit chamado "TVTooHigh" (TV muito alta, traduzindo de forma literal). Em abril de 2023, o usuário "OnlyTrolls42069Yolo" compartilhou pontos tão interessantes sobre o posicionamento de smart TVs, que o moderador acabou fixando o post no subreddit. Confira:

  • Se a TV estiver acima da lareira, ESTÁ MUITO NO ALTO
  • Se a TV estiver inclinada para baixo, ESTÁ MUITO NO ALTO
  • Se a TV for montada na parede acima de um hack para TV e a distância entre o móvel e a TV for igual ou maior que UM PS5 posicionado na vertical, ELA ESTÁ MUITO NO ALTO.
  • Se, quando você estiver em pé, a TV estiver na altura dos seus olhos, ELA ESTÁ MUITO NO ALTO.
  • Se a TV estiver em um quarto e for posicionada em um lugar alto para ser vista da cama, PROVAVELMENTE NÃO ESTÁ MUITO NO ALTO.
  • Se a única posição que você pode ver TV é de forma reclinada, PROVAVELMENTE A TV NÃO ESTÁ MUITO NO ALTO.
  • Se você estiver em um bar com TVs para assistir jogos de futebol, A TV PROVAVELMENTE NÃO ESTÁ MUITO NO ALTO.
  • Se a TV estiver na altura dos seus olhos quando você está sentado, PROVAVELMENTE ELA NÃO ESTÁ MUITO NO ALTO.
  • Se a TV estiver na cozinha e seja utilizada mais para ouvir o áudio, além de estar posicionada no alto para evitar que os espirros de líquidos, PROVAVELMENTE ELA NÃO É MUITO NO ALTO.
  • Se a TV for posicionada propositalmente mais no alto para ficar fora do alcance de uma criança, você é pai, então seu pescoço já dói e PROVAVELMENTE A TV NÃO ESTÁ MUITO NO ALTO.

5 - Suporte da TV visível

Tente não deixar o suporte da TV visível na parede. Para isso, pesquise os tipos e tamanhos de suporte adequados de acordo com o tamanho do modelo da TV comprado e também pensando na forma como irá posiciona-la no ambiente.