A Roku, uma espécie de smart para TVs, chegou no Brasil em janeiro deste ano, mas até então não estava muito acessível, motivo era que você precisava comprar uma TV da marca AOC, e o sistema da Roku viria instalado para você usar. Agora ela lançou uma BOX, chamada de Roku Express, onde você pode ter os serviços e facilidades da Roku em qualquer Tv com conexão HDMI, tornando assim, tvs antigas em smart Tvs.

Seu principal concorrente é provavelmente o Chromecast do Google, contamos também com FireStick da Amazon e a própria Mi Box da Xiaomi. O Roku Express chegou custando R$ 349, pagamento único pelo produto e sim, você precisará pagar mensalmente pelos serviços que optar assinar, como Netflix, Amazon Prime Video, Globo Play entre outros. Será que compensa pagar esse valor para tornar a sua TV smart? Eu testei a Roku Express por algumas semanas e esta é minha análise.

O que o Roku Express te oferece?

A pergunta que começamos é, o que o Roku Express te oferece? Primeiro, a opção de tornar a sua Tv antiga uma smart. O segundo ponto é oferta de conteúdos em streaming. Dentre os principais serviços oferecidos aqui no Brasil, contamos com Netflix, GloboPlay, Amazon Prime Video, Spotify, HBO GO, Looke, além de alguns canais grátis através de internet como HappyKids.tv, RedBull Tv, Bloomberg.

Há uma loja de aplicativos, onde você pode baixar apps para mandar mídia do celular para a TV, além é claro de Youtube, mas se você está pensando em colocar IPTV através do Roku Express, bem, esqueça.

Apesar de contar com uma loja de apps, a quantidade não é tão grande assim. O sistema não é Google TV, portanto, não tem Google Play Store.

A instalação é fácil?

Basicamente sim. São dois cabos para conectar a TV, o primeiro é um USB, usado para alimentação do aparelho. O segundo cabo é o HDMI, que vai transmitir a imagem para a TV.

O que vem na caixa
O que vem na caixa

Você necessariamente precisa manter o Roku Express aparecendo para fazer o controle remoto funcionar, afinal ele, assim como outros controles, funcionam com tecnologia infravermelho, basicamente é luz. Há uma fita adesiva de dupla face que acompanha o kit e pode ser facilmente colada na TV e no Roku. Gambiarra que acompanha o KIT, mas funciona (risos).

Após instalados os cabos físicos, partimos para a configuração do aplicativo. Você precisa criar uma conta, através do aplicativo mesmo. Essa conta poderá ser utilizada depois no app do smartphone ou em outra tv. Quando logar em outro dispositivo, ele puxa todas as suas configurações, o que é legal e torna útil esse cadastro.

Roku controlado pelo app do celular
Roku controlado pelo app do celular

Após feita a criação da conta, você tem uma loja de apps para instalar. Basicamente como toda plataforma de Tv.

Como é a interface do Roku Express?

A interface do Roku é simplista e fácil de usar. Com linguagem toda em português, facilita para todos.

Roku tela inicial
Roku tela inicial

A loja tem ícones grandes, as telas são fluídas, não apresenta travamentos, é bem legal de mexer.

Roku Loja de apps
Roku Loja de apps

O controle remoto é pequeno, tem poucos botões dentre eles alguns atalhos para os principais serviços aqui no Brasil.

Roku Controle remoto
Roku Controle remoto

Roku Express dados técnicos

Vamos partir agora para uma área mais técnica, a começar pela conectividade, você terá saída no máximo com resolução FULLHD, faz upscaling de 720p para 1080. A rede de dados é apenas 2.4GHz, não há 5GHz.

Tecnologias como DTS, Dolby ATMOS e Dolby Audio, são repassados pelo HDMI, mantendo a qualidade original do conteúdo.

O controle remoto é via infravermelho, portanto será necessário que o dispositivo na TV esteja aparecendo para que haja contato de luz entre o controle e o aparelho.

Smart Tv antiga, vale a pena comprar o Roku Express?

Tenho uma Tv mais antiga da Samsung, de 32 polegadas em um dos cômodos, foi nessa Tv que instalei o Roku Express. Primeiro motivo, a internet da Tv, por ser mais antiga, vivia caindo por problemas de memória ram defasada da TV. Agora a estabilidade voltou e não tenho mais problemas com travamentos.

Veredicto

O Roku Express é uma ferramenta útil para você que tem uma TV antiga. Ele vêm com os principais apps de streaming funcionais no Brasil. Vai proporcionar interface simples, intuitiva e sem travamentos.

Por ser um software proprietário, ficamos sem Google Play Store, presente em outras boxes concorrentes.

Pontos Positivos

  • Interface
  • Design
  • Performance
  • Principais apps nacionais de streaming

Pontos negativos

  • Falta de rede 5GHz
  • Sem apps para IPTV
  • Sem Google Play