A Qualcomm acabou de anunciar o mais recente processador que alimentará os melhores dispositivos de 2020, o Snapdragon 865. Ele utiliza o excelente trabalho do seu antecessor e o aprimora em várias áreas importantes, procurando oferecer a melhor experiência de smartphone existente no mercado. Dentre os principais benefícios que o consumidor terá ao adquirir um dispositivo com o Snapdragon 865, podemos destacar a conectividade 5G otimizada, a melhora em Inteligência Artificial, grandes avanços nas tecnologias de câmera e um grande impulso nos gráficos de jogos.

Saiba tudo sobre o Qualcomm Snapdragon 865

O mais recente Snapdragon 865 trouxe novas arquiteturas na GPU e CPU que oferecem ganhos de desempenho ano após ano. Embora a melhora da CPU tenha sido pequena, el aconteceu. A Qualcomm promete um Snapdragon 865 25% mais rápido que o 855.

Os melhores smartphones lançados neste ano, dentre eles o Galaxy S10 e Note 10, vieram equipados com o Snapdragon 855, que é 45% melhor em termos de desempenho em comparação com o Snapdragon 845. Agora é a hora de saber o que essa próxima evolução tecnológica da Qualcomm vai nos trazer de melhor.

Suporte para RAM DDR5

A atualização de uma geração diferente de memória DDR acontece uma vez a cada poucos anos, e geralmente tem um grande impacto nos hardwares. E esse é o caso da DDR5. Comparado à DDR4, atualmente oferecendo velocidades de transferência de até 4.266 Mbps, a DDR5 aumentará esse número para 6.400 Mbps, um aumento de 50%.

Isso afetará praticamente todos os aspectos do desempenho do seu smartphone, desde a abertura de arquivos grandes e aplicativos pesados ​​até o desempenho de jogos, que devem rodar liso. As funções multitarefa e alternância de aplicativos também serão mais suaves. Até mesmo a sua câmera se beneficiará de uma memória RAM mais rápida, já que a fotografia computacional utiliza os recursos de hardware do dispositivo, e fotos mais complexas, como as que usam o Modo Noturno, serão mais rápidas.

Combinado com o armazenamento mais rápido, a RAM DDR5 com armazenamento UFS 3.0 resultará em uma experiência de usuário notavelmente melhor, e poderá até mesmo ofuscar os ganhos da nova CPU.

Melhora da câmera Snapdragon 865: até 200 megapixels e vídeo 8K

Há um novo processador de sinal de imagem Spectra 480, e a Qualcomm diz que este é o maior passo em relação às tecnologias de câmera que eles já incluíram no Snapdragon. O Snapdragon 865 suporta velocidade de 2 gigapixels, captura de 64 megapixels a 60fps, que são enormes quantidades de dados.

Com muito mais energia, é possível aumentar o número de pontos de foco, melhorar a redução de ruído para obter melhores fotos e vídeo com pouca luz. Segundo a Qualcomm, a redução de ruído nos vídeo chega a 40% com esse aumento no processamento de pixels.

Também há um aumento na captura simultânea. Isso quer dizer que você pode capturar uma imagem em 64 megapixels enquanto captura vídeo em 4K. Na frente das fotos, o Sanpdragon 865 suporta câmeras de até 200 megapixels, abrindo caminho para grandes aumentos no zoom. E veremos dispositivos de 200 megapixels lançados em 2020.

Também há suporte para dados HEIF, que permite ao mapa de profundidade de uma fotografia retrato ter todos os dados armazenados. Mas é provável que o recurso de título seja compatível com a captura de Dolby Vision HDR. Esta é a primeira vez que um dispositivo consumidor oferece essa função.

Você também poderá capturar vídeo com resolução de até 8K e 4K a até 120 quadros por segundo. Obviamente, a fabricação do smartphone precisa oferecer esses recursos, mas pelo menos sabemos que haverá suporte para tal.

Inteligência Artificial

Os recursos de aprendizado de máquina (AI) de smartphones surgiram nos últimos dois anos, e a Qualcomm está dobrando suas capacidades nesta geração. O novo Hexagon 698 DSP possui um acelerador ew Tensor, específico para o aprendizado de máquina. Esta nova peça oferece desempenho 4x TOPS, além de eficiência energética 35% melhor do que o antecessor Hexagon DSP da Qualcomm, que introduziu um acelerador Tensor dedicado ao Snapdragon 855.

Entretanto, o aprendizado de máquina é uma solução de todo o sistema para a Qualcomm. A empresa chama isso de AI Engine, que entra em sua quinta geração com o Snapdragon 865. Para esse fim, o chipset inclui um cache do sistema de 3 MB, acima dos 2 MB anteriores, e suporta LPDDR5 2750MHz de RAM para mover os dados com maior rapidez. Isso, combinado com os recursos de processamento de CPU, GPU e DSP / AI, resulta em 15TOPS de desempenho de IA, o dobro do que o Snapdragon 855 é capaz.

A detecção de voz também deve ser mais precisa, graças às melhorias da IA, facilitando a conversa com alguém em outro idioma facilmente. Você também verá melhorias nos aplicativos executados em dispositivos equipados com Snapdragon 865 - o Snapchat poderá produzir efeitos de imagem quatro vezes mais rápido que a velocidade atual.

Gráficos de jogos melhorados

A Qualcomm diz que os jogos terão qualidade de desktop em dispositivos móveis com o Snapdragon 865. O novo processador é capaz de suportar monitores com uma taxa de atualização de 144 Hz. No momento, os principais smartphones focados em jogos conseguem oferecer uma taxa de atualização de 120 Hz para rolagem mais suave e atraso mínimo, o que é um grande avanço.

A Qualcomm também está trabalhando com criadores de jogos para melhorar o desempenho de seus aplicativos em dispositivos Snapdragon; a empresa falou especificamente sobre como trabalhar com os criadores do jogos de tiro em primeira pessoa, para permitir taxas de atualização de 90 Hz para o jogo - uma tendência que a Qualcomm vê continuar no próximo ano com outros jogos.

Outras melhorias nos jogos são adições ao Snapdragon Elite Gaming, uma variedade de otimizações de hardware, software e recursos introduzidos pela Qualcomm que se concentram nos jogos. Espera-se que um recurso Game Color Plus com o Snapdragon 865 melhore os detalhes, aumente a saturação de cores e ofereça mapeamento de tons local para obter melhores gráficos em todos os jogos, sem a necessidade de trabalhos adicionais de desenvolvimento.

Além da renderização gráfica mais rápida da GPU Adreno 650, um recurso de hardware chamado Adreno HDR Fast Blend pode melhorar os jogos com uma mistura pesada de camadas, oferecendo até o dobro do aumento de desempenho em algumas operações. Jogos com muita fumaça e fogos agora desfrutam de taxas de quadros mais altas durante cenas graficamente intensas.

A Qualcomm diz que o Snapdragon 865 oferecerá suporte à Desktop Forward Rendering, tornando-a a primeira plataforma móvel no Android a fazer isso. Isso permite que os fabricantes de jogos usem iluminação com qualidade de desktop, e efeitos de pós-processamento em suas ofertas para dispositivos móveis.

Com o Snapdragon 865, você também poderá usar um novo recurso chamado Drivers de GPU atualizáveis ​​do Adreno para baixar atualizações de drivers de GPU diretamente de uma loja de aplicativos. Isso possibilitará um maior controle sobre o desempenho do jogo. Essa é uma característica dos games que os jogadores de desktop desfrutam para personalizar sua experiência, e será tão simples para usuários de smartphone quanto acessar a Google Play para baixar drivers.

Construído para 5G

A conexão de dados 5G está a cada dia mais próxima de se tornar realidade para os usuários comuns, tendo sido inclusive testada com sucesso no nosso país. Embora a indústria esteja se dedicando a construção de modems 5G integrados, o Snapdragon 865, assim como seu antecessor, ainda requer um modem externo para conectividade 5G.

A Qualcomm prevê que os parceiros emparelhem o 865 com o modem Snapdragon X55. O Kirin 990, Exynos 990 e Snapdragon 765 apresentam componentes 5G integrados, embora tenham a metade da velocidade do X55. O X55 oferece tudo o que há de mais moderno do 5G, porém, teremos que esperar mais um ano para que eles sejam integrados ao SoC.

O Snapdragon X55 suporta espectros mmWave e sub-6GHz, assim como seu antecessor. As velocidades de pico teóricas atingem downloads de 7,6Gbps e uploads de até 3Gbps. Porém, você precisará de um alinhamento perfeito das condições e recursos da rede para atingir velocidades tão elevadas.

Snapdragon 865 Snapdragon 855 Snapdragon 845
Configuração da CPU 1x 2,84GHz (Cortex A77)
3x 2,4GHz (Cortex A77)
4x 1,8GHz (Cortex-A55)
1x 2,84GHz (Cortex A76)
3x 2,42GHz (Cortex A76)
4x 1,8GHz (Cortex-A55)
4x
2,8 GHz (Cortex- A75) 4x 1,7 GHz (Cortex-A55)
GPU Adreno 650 Adreno 640 Adreno 630
DSP Hexagon 698 Hexagon 690 Hexágono 685 com HVX
Processo 7nm FinFET 7nm FinFET 10nm LPP FinFET
Suporte da câmera Único de 200MP / único de 64MP com Zero Shutter Lag
Câmera dupla de 24MP
Híbrido AF, vídeo HDR. redução de ruído multi-frame
Vídeo
híbrido AF / HDR único de 48MP / 24MP duplo . redução de ruído multi-frame
Vídeo
híbrido AF / HDR único de 32 MP / 16 MP duplo . redução de ruído multi-frame
Captura de vídeo 8K a 30fps, 4K UHD a 120fps, 720p a 960fps 4K UHD, HDR a 60fps 4K UHD a 60fps
Reprodução de vídeo Decodificador de vídeo de 8K, 360 graus, 4K até 120fps, 10 bits, H.265 e VP9 Decodificador de vídeo de 8K, 360 graus, 4K até 120fps, 10 bits, H.265 e VP9 4K UHD a 60fps, H.264 (AVC) e H.265 (HEVC) de 10 bits
Carregamento Carga Rápida 4+
Carga Rápida AI
Carga Rápida 4+ Carga Rápida 4+
Modem Sistema X55 5G e RF
7500 Mbps para baixo
3000 Mbps para cima
X24 LTE
2000 Mbps para baixo
316 Mbps para cima
x20 LTE
1200 Mbps para baixo
150 Mbps para cima

Quando os telefones Snapdragon 865 estarão disponíveis?

Como a plataforma acaba de ser anunciada, levará algum tempo até que os primeiros dispositivos cheguem ao mercado. No entanto, isso não impediu que a Xiaomi e a Oppo já confirmassem seus primeiros dispositivos Snapdragon 865.

Até o presente momento, o único dispositivo confirmado com o Snapdragon 865 é o Xiaomi Mi 10, mas ainda sem data de lançamento confirmada. Porém, os primeiros dispositivos Snapdragon 865 devem serem lançados a partir de janeiro de 2020, e provavelmente veremos uma série de lançamentos no Mobile World Congress 2020 que acontece em fevereiro.

É provável que o Galaxy S11 e o Galaxy Note 11 estejam entre os primeiros smartphones a serem lançados com o novo processador, afinal, a Samsung costuma lançar seus smartphones da linha S no começo do ano.