Segundo Nicolas Driesen, diretor técnico da Huawei, já foram realizados testes do 5G da empresa no país e eles foram muito bem-sucedidos. Os testes realizados envolveram as quatro principais operadoras do Brasil (Tim, Vivo, Claro e Oi). Além de implantar a nova tecnologia de internet móvel no país, a fabricante chinesa está auxiliando na modernização da infraestrutura antes que ocorra o leilão da banda no ano que vem.

Nicolas completou sua fala ainda dizendo:

 "Desde 2009, temos trabalhado duro para desenvolver 5G. Nossa tecnologia de ponta a ponta é competitiva porque pode reutilizar algumas das gerações anteriores de equipamentos"

Houve também a tentativa por parte da Ericsson e da Nokia para realizar a implementação dos serviços 5G no Brasil e na América Latina em geral. Porém, devido a Huawei possuir um equipamento com melhor custo-benefício e oferecer um contrato mais longo, acabou sendo a escolhida para operar nas terras brasileiras.

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Entretanto, segundo o diretor técnico da chinesa, mesmo com a Huawei assumindo o compromisso da implantação da tecnologia no país, o Brasil ainda sim estará atrás de outros países da América Latina. O Uruguai, por exemplo, foi o primeiro país da América Latina a inserir uma rede 5G comercial, que foi inaugurada em abril deste ano. Nicolas ainda complementou dizendo:

O México também está à frente do Brasil por um ano ou dois

Caso o leilão da banda 5G ocorra no mês de março do ano que bem, acredita-se que o país ainda poderá alcançar os seus companheiros latinos. Entretanto, segundo alguns especialistas da indústria, o leilão corre o risco de ser adiado (mais uma vez), por conta de importantes regras que ainda precisam ser determinadas.

Fonte: Gizchina