Por mais de uma década, a memória RAM DDR3 dominou o mercado. Lançada em 2007, esse tipo de memória RAM com uma interface de alta largura de banda vem em diversas variantes, incluindo memória ECC, com uma faixa de bytes de dados extra usada para corrigir pequenos erros e detectar erros importantes para melhor confiabilidade. Mas o reinado da RAM DDR3 está chegando ao fim, à medida que a RAM DDR4 começa a aparecer cada vez mais nos novos hardwares.

Em 2017, a indústria de RAM lançou o mais recente chip de memória, a DDR4. Embora já haja a promessa de que a memória RAM possa estar chegando nos mercados em 2020, o que temos hoje de mais moderno para uso é a memória RAM DDR4. Mas o que muda entre a DDR4 e a DDR3? Vale a pena a atualização?

Então, pra começo de assunto, é importante ressaltar que há diferenças nas especificações, bem como diferença de design entre os dois tipos de memória.

A DDR4 permite que os desenvolvedores adicionem processadores mais poderosos ao seu hardware. Para os consumidores, isso significa recursos avançados de computação em todas as plataformas, seja um smartphone, tablet ou PC de mesa.

Antes de mais nada, saiba que para usar a memória RAM DDR4, seu computador precisa de uma placa mãe com slots compatíveis, pois, como já dissemos, há diferenças no design. Portanto, para atualizar para esta memória RAM mais nova, é preciso uma atualização de hardware. 

Diferenças entre a memória RAM DDR3 e RAM DDR4 

As memórias do tipo DDR (Double Data Rate) caracterizam-se por poder realizar duas operações em cada ciclo de clock, diferentemente do SDR (Single Data Rate), que somente executa uma operação de leitura ou gravação. Para tornar isso possível, os chips DDR são ativados duas vezes em cada ciclo do sinal do relógio, seja por nível (alto ou baixo) ou flanco (para cima ou para baixo).

Esta maneira de trabalhar é a mesma nos padrões DDR3 e DDR4, como em seus antecessores. Entretanto, entre essas duas últimas versões de memória RAM tem algumas diferenças importantes, que devem ser levadas em conta para saber optar por uma ou outra.

Diferenças Técnicas da memória RAM DDR3 para a DDR4

  Voltagem Relógio de ônibus Taxa Interna Taxa de transferência Largura de banda
DDR 3 1,50 V 400-1066 MHz 100-266 MHz 0,80-2,13 GT / s 6,40-17,0 GBps
DDR 4 1,20 V 1066-2133 MHz 100-266 MHz 2,13-4,26 GT / s 12,80-25,6 GB

A RAM DDR4 não tem compatibilidade com as gerações anteriores de RAM, devido às grandes diferenças em seu design físico. Para começar, a DDR4 mudou para uma interface de 288 pinos, enquanto a RAM DDR3 usa uma interface de 240 pinos. Os pinos extras aumentam a capacidade de largura de banda da RAM DDR4. Mas você pode não ser capaz de dizer que os módulos de RAM DDR4 têm 44 pinos adicionais em comparação com os módulos de RAM DDR3, porque a distância foi reduzida de 1,00 mm para 0,85 mm.

Os módulos de memória compatíveis com a RAM DDR4 são capazes de trabalhar com uma velocidade de clock maiores. Eles também consomem menos energia, permitindo a fabricação de módulos com mais capacidade, e têm uma taxa de operação de entrada e saída maior do que as memórias DDR3.

Um único módulo de memória DDR3 pode ter apenas 8 GB de capacidade máxima de memória, enquanto a memória DDR4 não têm essa limitação. Isso torna a RAM DDR4 perfeita para edição de vídeo e outros aplicativos com uso intensivo de memória, oferecendo a opção de adicionar uma quantidade absurdamente grande de RAM, até mesmo em uma placa-mãe padrão com apenas quatro slots de memória.

No melhor cenário possível, o limite máximo teórico de uma configuração DDR3 é de 128 GB, enquanto a DDR4 é capaz de maximizar em quatro vezes, com 512 GB. No entanto, nenhum sistema foi mostrado em um teste no mundo real.

Mas talvez a diferença física mais importante entre a DDR4 e DDR3 é que a DDR4 é a voltagem. A DDR4 é executada com apenas 1,2 volts, abaixo dos 1,5 volts. A diferença relativamente pequena na tensão se traduz em cerca de 15 watts salvos para um sistema normal.

Em suma, as memórias DDR4 tem valores mais altos que a DDR3, mas tem mais eficiência energética combinado com maior desempenho. Sua missão é oferecer uma alternativa nos dispositivos onde uma alta autonomia e desempenho devem prevalecer.

Comparação de desempenho entre a memória RAM DDR3 e a DDR4

Como você pode ver no gráfico acima, a taxa de transferência da DDR3 começa em 0.80 GT/s e em um pouco mais de 2 GT/s. Por outro lado, a taxa de transferência da DDR4 começa em 2.13 GT/s e termina em mais de 4 GT/s.

Infelizmente, a taxa de transferência aumentada vem com um aumento na latência. Um módulo RAM DDR3 operando em uma latência de CL11 leva cerca de 13,75 nanossegundos para iniciar uma leitura, mas a maioria dos módulos RAM DDR4 operam em uma latência de CL15 ou CL16, então demoram aproximadamente 2% mais tempo para iniciar uma leitura.

 

O que esses números de desempenho significam na prática? Um ganho de desempenho pequeno, mas mensurável, em favor da DDR4, especialmente para jogos e trabalho com aplicativos que fazem uso intenso da memória, como Adobe Premiere CC, Autodesk 3ds Max, AutoCAD ou até mesmo o Google Chrome.

Mais importante ainda, a RAM DDR4 é mais estável porque opera com uma voltagem mais baixa, e a aplica de forma consistente a cada chip de memória individual. Você provavelmente não apreciará a estabilidade aprimorada ao editar documentos, assistir filmes, ouvir música ou navegar na Web. Mas você definitivamente notará diferença quando renderizar vídeos, compilar softwares ou até mesmo jogar games mais pesados.

Diferenças físicas entre a DDR3 e DDR4

Em geral, o tipo de padrão DDR que sua RAM usa ou que você está vendo em uma loja será perfeitamente especificado na máquina. No entanto, também é possível diferenciar visualmente, se você tiver os dois à sua frente. Podemos contar até três pequenos truques para fazer isso sem problemas.

O principal deles tem a ver com seus contatos ou pinos, aqueles pequenos "dentes" de ouro que se conectam à sua placa-mãe. As memórias DDR4 usam 288 contatos, enquanto o DDR3 tem apenas 240. Isso significa que, se você tiver um contra o outro, o que tiver mais contatos será, sem dúvida, a DDR4.

Outro truque está na posição de seu entalhe, a lacuna que sempre existe entre as duas fileiras de contatos. O entalhe da memória DDR3 é ligeiramente colocado de um lado, enquanto o da DDR4 é um pouco mais centrado, mas minimamente colocado no lado oposto.

E finalmente, você também pode ter uma faixa graças à altura dos módulos, já que a DDR4 é geralmente um milímetro maior que a DDR3. Naturalmente, a largura é geralmente a mesma, embora todas essas medidas também possam variar dependendo de alguns modelos.