A One UI 5.1, nova atualização de sistema da Samsung, está finalmente estreando com o lançamento do Galaxy S23 que aconteceu na semana passada. A novidade ainda não tem previsão de chegada para os outros modelos de smartphones já lançados pela marca, mas a expectativa aumenta à medida que você conhece os novos recursos. Veja abaixo as principais novidades da One UI 5.1.

9 principais novidades da One UI 5.1

Vamos ver as principais novidades da One UI 5.1 e, no final, veja também se seu celular está na lista para receber a atualização.

1. Câmera melhorada

A câmera frontal recebeu uma nova funcionalidade de ajuste de tonalidade para selfies. Agora, basta clicar no botão de Efeitos na lateral da tela para ajustar a luminosidade, escurecer ou alinhar a cor das suas fotos. Além disso, o aplicativo Expert RAW agora possui um atalho no menu "Mais", tornando mais fácil produzir imagens de alta qualidade sem processamento ou compressão para edição futura.

2. Widgets repaginados

A One UI 5.1 tem widgets repaginados (Fonte: Samsung/Reprodução)
A One UI 5.1 tem widgets repaginados (Fonte: Samsung/Reprodução)

Os widgets de bateria e clima também passaram por um atualização na One UI 5.1. Agora é possível ver o nível restante de bateria diretamente na tela inicial do dispositivo, incluindo o Galaxy Buds e o Galaxy Watch. Já o widget de Clima vai passar a exibir uma nova animação e um resumo mais completo e intuitivo das condições meteorológicas de onde você está localizado.

3. Realidade aumentada com emojis

A One UI 5.1 também vai permitir usar emojis no lugar do rosto de pessoas ao tirar fotos. Você pode escolher até três pessoas para ter o rosto substituído por um emoji. Outras novidade é que os pincéis AR Doodle agora estão posicionados na tela principal para facilitar o acesso e permitir o reposicionamento ou redimensionamento dos desenhos, inclusive com a opção de apagar apenas uma parte dos rabiscos.

4. Galeria renovada

A Galeria sofreu grandes mudanças na One UI 5.1. Uma das novidades é a introdução de um álbum de família compartilhado, que irá sugerir fotos para adição graças ao reconhecimento de rostos. Cada membro da família (até 6 pessoas) terá 5 GB de armazenamento para suas mídias.

Além disso, a Galeria agora possui ajuste automático de fotos para remover sombras e reflexos indesejados, e exibirá mais informações sobre as fotos e vídeos, incluindo o local, o dispositivo e o armazenamento exato. A busca também foi melhorada, permitindo buscar por uma pessoa tocando em seu rosto em uma foto.

5. Novas funcionalidades na tela de bloqueio

A tela de bloqueio terá novidades na One UI 5.1, como a possibilidade de ver notificações sem precisar desbloquear o dispositivo. Isso deve ser possível graças a uma tela de pré-visualização mais elaborada, que permitirá ver mensagens, e-mails, notificações de mídia e outros dados importantes.

Também será possível personalizar sua tela de bloqueio com o uso de papéis de parede diferentes mas personalizados com suas atividades atuais. Isso permitirá personalizar seu ambiente enquanto trabalha, se exercita ou relaxa após um dia cansativo. Além disso, o software permite que você inicie rotinas automaticamente ao usar o Modo Avião ou o Mobile Hotspot.

6. Bixby: sua secretária eletrônica

A Bixby é capaz de anotar os recados, converter em texto e ler para você (Fonte: Samsung/Reprodução)
A Bixby é capaz de anotar os recados, converter em texto e ler para você (Fonte: Samsung/Reprodução)

A Bixby, assistente de voz da Samsung, vai ser capaz de responder chamadas automaticamente e gravar os recados quando você não puder atender. A pessoa que ligou pode deixar uma mensagem que será convertida em bate-papo ou lida em voz alta para o usuário. Por hora, esse recurso está disponível apenas em inglês e coreano, mas pode ser ampliado para outros idiomas no futuro.

7. Aplicativos ganhando novas opções

A One UI 5.1 terá ajustes interessantes nos aplicativos de Configurações, Navegador Samsung Internet, Samsung DeX e Clima, incluindo sugestões de ferramentas e ajustes para otimizar tarefas, localização de pastas e abas, melhorias no modo de tela dividida e a exibição de outras informações. O widget de Clima, por exemplo, vai passar a exibir detalhes climáticos da sua localização de forma mais intuitiva e fácil de visualizar.

8. Novas funcionalidades para compartilhamento e conexão

A One UI 5.1 também tornou mais fácil o compartilhamento de conteúdo entre dispositivos. Agora será possível criar links para colaboração em álbuns, notas e calendários e editar notas colaborativas no Samsung Notes.

Isso vai permitir que você compartilhe até o seu mouse, teclado e trackpad do Galaxy Book com outros dispositivos, como celulares e tablets. Até a conexão com a internet sem fio também foi melhorada, permitindo compartilhar a conexão com um ponto de acesso sem precisar digitar a senha.

9. Atualizações de segurança e desempenho

Por último, mas não menos importante, como toda e qualquer atualização de sistema, a One UI 5.1 vai apresentar atualizações de segurança e de desempenho, tornando o sistema mais rápido e seguro. O sistema operacional também terá correções de bugs e melhorias na estabilidade geral.

Quais celulares vão receber a One UI 5.1?

O Galaxy S22 Ultra será um dos primeiros modelos a receber a One UI 5.1. Fonte: Oficina da Net
O Galaxy S22 Ultra será um dos primeiros modelos a receber a One UI 5.1. Fonte: Oficina da Net

Semanas antes do lançamento do Galaxy S23, a Samsung confirmou através de uma lista quais os modelos que vão receber a One UI 5.1. Existem outros modelos elegíveis para receber a atualização, mas que ainda não aparecem na lista. Por enquanto, esse são os modelos confirmados:

Quando a One UI 5.1 será lançada?

Assim como o Oficina da Net previu, a One UI 5.1 foi devidamente apresentada e estreada com o lançamento do Galaxy S23. Todos os três modelos — Galaxy S23, S23 Plus e S23 Ultra — já vem de fábrica com o Android 13 e a interface One UI 5.1. Entretanto, a Samsung ainda não revelou quando vai começar a liberar essa versão do sistema para outros modelos da marca, como os que pertencem a linha Galaxy A, Galaxy M, Galaxy Z e assim por diante.

Para saber se seu celular Samsung vai receber o Android 13, confira em nosso artigo que lista todos os modelos da marca que devem e que não devem receber a atualização do sistema do Google. Se você tem um celular de outra marca, tente ver na nossa lista geral — clicando nesse link — ou em uma das matérias abaixo: