É difícil falar, hoje em dia, que um smartphone é um objeto. Ele mais parece uma parte do corpo do ser uma humano. É como se ele fosse uma extensão do nosso cérebro, mas ao alcance das nossas mãos, ou melhor, dos nossos dedinhos nervosos. Levando em conta essa semelhança, se você já passou pela dor de ter um braço, uma perna ou um smartphone quebrado, vai adorar a novidade que a Motorola trouxe no Moto X Force, o seu mais recente Top de Linha. Trata-se da nova tecnologia Moto ShatterShield™, a primeira tela do mundo à prova de trincas e estilhaços.

Os tombos mais comuns já não são mais um problema com este aparelho. E digo isso porque, enquanto estava testando esse brinquedinho novo, fiz questão de - superado o medo e o dó - deixá-lo cair algumas vezes. Os amigos até levavam um sustinho quando viam o celular escapando da minha mão, mas logo essa reação dava lugar para o olhar de incompreensão seguido de perguntas: - Não quebrou? Sério? Mas, como pode? É sorte, heim? Depois de eu explicar que não, definitivamente não era sorte, que este não era um modelo comum de smartphone - pois ele foi feito para não morrermos do coração a cada queda do celular - e que a tela não quebrava graças as cinco camadas de proteção (explico mais sobre isso no decorrer deste post), percebia que os olhares curiosos se voltavam para o celular, e até imagino o que passava naqueles pensamentos... "depois de perder dois celulares com telas quebradas, esse moto é exatamente o que eu precisava", "é a solução para os meus problemas!".

Pois bem, o Moto X Force pode sim, ser a solução para os desastrados de plantão, para os seguros demais ou para aqueles que, simplesmente, não querem sentir a dor de quebrar parte de sí e correr o risco de ver o seu inseparável amigo, digo, celular se transformar em mil pedacinhos. Além disso, o aparelho é muito bonito (o que explica o dó que senti ao deixá-lo cair no chão) e se destaca dos demais modelos Top de Linha, disponíveis no mercado, por ter um design moderno que alia funcionalidade e estética. A parte traseira, por exemplo, é toda trabalhada em Nylon o que, por conta da textura, favorece a aderência e, por consequência, o ato de pegar o aparelho. Além disso, o Nylon deu um toque diferenciado, fugindo completamente do óbvio. Ah, nós recebemos o Moto X Force com a traseira em preto, mas é possível escolher, no Moto Maker, entre outras opções de cores e materiais, a que melhor combina com o seu estilo.

As laterais, de alumínio, seguem uma linha reta alternando para um suave arredondamento nos cantos que remetem ao moderno e dão ao aparelho um aspecto leve e contemporâneo. Por outro lado, a tranquilidade que temos com relação a tela inquebrável não é a mesma quanto aos amassados e riscos que podem modificar o contorno do celular. Por aqui, percebi que os "ops, caiu" deixaram algumas marquinhas na linha de alumínio. Já dizia um velho sábio: "Cicatrizes são as histórias da/de vida registradas na pele". Neste caso, são só marcas de testes mesmo. Faz parte do ofício, caro Moto X. Também na lateral, no lado direito, estão localizados os únicos dois botões do celular: o liga/desliga e o de volume seguem posicionados como nos modelos anteriores da marca.

Seguindo o caminho, após uma leve curva, chegamos na parte superior do telefone. O primeiro encontro é com a entrada para fone. Na sequência, quase que imperceptível, está a discreta gaveta que guarda os chips (sim o Moto X Force é dual chip) e o cartão de memória.

Vale destacar que, abrir a gaveta, só é possível com a chavezinha que vem, juntamente com o carregador, fone e manuais, como acessório do telefone.

Seguindo o contorno do Moto X Force temos que fazer outra leve curva para em seguida descermos uma longa reta, sem obstruções, até passarmos por uma pequena inclinação e nos depararmos com um curto caminho até o nosso último, mas não menos importante, ponto a ser citado neste trajeto: uma pequena entrada para micro USB que também é o acesso do todo poderoso carregador.

Mudando um pouco a rota, na parte frontal temos um microfone e um alto-falante (lado a lado, bem embaixo) e na área superior da tela, no canto esquerdo ficou alocado o flash, seguido de outro alto-falanto, e na outra ponta a super câmera frontal - facilitando a vida na hora de fazer aquela selfie da galera.

Outra coisa bacana é que, com a Tela Quad Hd, gravar vídeos e assisti-los fica ainda melhor, pelo tamanho de 5.4" e pela qualidade 540 ppi. Dá para ver filmes e séries numa boa. Preciso confessar que depois da tela inquebrável, o que mais me chamou a atenção foi a duração da bateria e o carregamento rápido da mesma. Usei redes sociais, jogos, e-mail, câmera, baixei e testei de tudo um pouco e a bateria durava quase dois dias. Isso, pra mim, foi um recorde. A Motorola afirma que, por ter 3760 mAh, o seu filho mais novo pode ficar em atividade por até 36 horas. O carregamento super top ultra rápido fica por conta do modo Turbo Power. Cerca de 15 minutos na tomada são suficientes para dar uma vida de 10 horas. Agora aquela desculpinha de ah, fiquei sem bateria… É deu ruim, amiguinho. Ela não cola mais.

[SPEC]16382,15611[/SPEC]

Com relação ao desempenho do celular, como disse anteriormente, baixei de tudo, desde o básico - que realmente uso diariamente - até jogos e aplicativos mais potentes que demandam mais do smartphone, e o Moto X Force não me decepcionou, nem testou a minha paciência. No ranking dos reviews que o Oficina da Net já fez de smartphones, o Moto X Force é o que recebeu a melhor pontuação no Antutu: 88.116. Até então, a melhor nota tinha sido do Sansung Galaxy Note 5 com 68.784 pontos. Veja como o Antutu e o Vellamo avaliaram o Moto X Force:

AnTuTu

Vellamo

Como é tendência o Moto X Force segue a linha dos grandões. Mede 149.8mm de altura e 78.0mm de largura. Todo esse tamanho é um pouco incômodo para algumas práticas básicas como guardar o celular no bolso e o simples fato de pegá-lo. Já os 169 gramas não atrapalham em nada. O aparelho é bem leve.

E o preço?

Com tantas possibilidades e qualificações que nos enchem os olhos é preciso estar também com o bolso cheio se quiser ter um Moto X Force para chamar de seu. Hoje, o smartphone inquebrável demonstrado pelo ator e garoto propaganda da marca, Ashton Kutcher, custa nada menos que R$ 3.149,00. É isso mesmo. Mais de três contos! Mesmo assim, é muito porquinho pra encher. Ok, ele não é o smartphone mais caro da atualidade - o iPhone 6S, por exemplo, custa em torno de R$ 4 mil -, mas, se analisarmos as funções e qualificações deste Top de Linha da Motorola e compará-las com as de modelos da mesma linha de outras grandes marcas, percebemos que o Moto X Force ficou, um tanto quanto, salgado. O que não significa que o investimento não seja válido. Se você procura um celular que não vá te deixar na mão, em nenhum quesito, vale a pena quebrar o cofrinho, juntar as moedinhas e adquirir o todo poderoso.

[CATEGORIA]173[/CATEGORIA]

Tela inquebrável

A Moto ShatterShield é um novo tipo de tecnologia de tela, resultado de anos de pesquisa e com garantia contra trincas ou estilhaçamento. A exclusiva tecnologia de tela da Motorola é um sistema integrado por cinco camadas e composto por materiais que absorvem o choque dos impactos e possui resistência comprovada contra estilhaçamento. O sistema mantém uma excelente sensibilidade ao toque e a solidez estrutural durante a vida útil do produto. Além disso, a tela é resistente também a respingos de água. Ou seja, um smartphone para qualquer hora, tempo e acidentes rotineiros.

Veja, em detalhes, como são as camadas que tornam a tela do Moto X Force inquebrável.

Camada 1 - Lente externa: uma camada protetora com revestimento especial e resistente desenvolvido pela Motorola.

Camada 2 - Lente integrada: uma lente projetada para ser mais flexível que o vidro, mas mantendo um alto índice de transparência. Imagens e vídeos são visualizados com nitidez e clareza.

Camada 3 - Dupla camada sensível ao toque: acidentes ocorrem e é por esse motivo que a Motorola acrescentou um sistema sensível ao toque com redundância para criar um conjunto mais robusto e garantir uma vida útil maior.

Camada 4 - Tela AMOLED: flexível, com capacidade para absorver impactos e proporcionar alta qualidade de imagem.

Camada 5 - Chassi de alumínio: uma base rígida de alumínio que proporciona suporte ao conjunto garantindo maior durabilidade.

Máxima bateria

Com uma bateria 3.760 mAh de alta capacidade, o aparelho poderá ser usado durante o dia inteiro e uma boa parte do dia seguinte, cerca de 36 horas, sem ter que se preocupar com a sua bateria.

Recarga TurboPower

O TurboPower™ 25 é o carregador mais rápido do mundo, que dá ao Moto X Force horas de uso em poucos minutos de carga.

Câmera Traseira

Imagens de qualidade podem ser capturadas em qualquer tipo de luz com a câmera de 21 MP. Os melhores resultados serão obtidos graças ao foco e disparo rápidos, além do flash de LED duplo com equilíbrio de cores. Opções de HDR, flash, panorama, local de armazenamento, localizador entre outras acrescentam facilidade nos registros. A possibilidade de ajuste de luz e foco de forma simples e eficiente garantem uma qualidade melhor à imagem.

A qualidade da câmera do Moto X Force foi percebida pelo DXO Mark, instituto especializado na análise de qualidade de imagem, que avaliou a câmera do Moto X Force com uma nota de 84 pontos, mais alta que a do iPhone 6.

Câmera Frontal

A câmera frontal de 5 MP inclui uma lente grande angular, que enquadra mais pessoas na foto. O flash frontal adicional garante que todos saiam bem na foto - mesmo em condições de pouca luz.

Fotos e vídeos com detalhes ultranítidos com 77% pixels a mais que uma tela de 1080p. Permite a captura e reprodução de vídeos incríveis, tudo na mesma tela.

Processador

Jogos, streaming de vídeo e tarefas múltiplas em alta velocidade. O processador Qualcomm® Snapdragon™ 810 de 2.0 GHz com CPUs octa-core, 3GB de RAM e GPU Adreno 430 proporcionam toda a robustez necessária para os mais diferentes usos. Além disso, possui memória interna de 64 GB e memória expansível de Micro SD até 2 TB. Poder e força são as características que definem o desempenho do Moto X Force.

Funções especiais

Com o Moto Voz, é possível fazer muita coisa sem ter que colocar as mãos no celular. Dá para obter direções, configurar um alarme ou tocar músicas e reproduzir vídeos, só para mencionar alguns exemplos. Tudo isso com um comando de voz personalizado. O Moto X Force vai reconhecer a voz e seguir as orientações. Excelente para quando se está dirigindo ou distante do aparelho.

Tem também o Moto Ações que permite a realização de diversas tarefas apenas com gestos. As ações "Aproximar para Moto Tela" e "Girar para Câmera Instantânea" já estão habilitadas. Por exemplo, ao girar o pulso duas vezes, a câmera é ativada instantaneamente. E, para ver se há notificações só é preciso aproximar a mão da tela. Funções que tornam o uso do Moto X Force simples, ágil e muito funcional. Outra função interessante, mas, infelizmente, indisponível no aparelho que testamos - de acordo com o manual é normal alguns celulares não contarem com todas as funções especiais -, é o Moto Assist. Essa opção, conforme o manual de instruções, faz com que o Moto X Force perceba algumas situações e se adapte a elas. Por exemplo: quando se está dormindo, o aparelho só atenderá chamadas de contatos pré-selecionados ou quando a pessoa estiver dirigindo, em casa ou em outros lugares já determinados o telefone poderá ler mensagens em voz alta. Me parece uma função bem útil, pena que não pudemos ver na prática se ela realmente funciona.

5 razões para comprar o Moto X Force:

  1. Tela inquebrável
  2. Ótimo desempenho
  3. Câmera de alta qualidade
  4. Duração e carregamento da bateria
  5. Resistência a respingos de água

5 razões para não comprar o Moto X Force:

  1. O preço elevado
  2. A crise 
  3. A falta de grana
  4. Desnecessidade de um Top de Linha
  5. Outras prioridades


[relatorio]