Full HD e Quad HD - Entenda a diferença entre os tipos de tela

Que diferença pode fazer um display FullHD diante de um QuadHD? Acompanhe conosco.

Full HD e Quad HD - Entenda a diferença entre os tipos de tela

O Galaxy S6 é equipado com uma resolução de tela Quad HD e é indicada para os usuários que procuram por um aparelho que possua um display de qualidade. Já a resolução Full HD é útil para quem se contenta com recursos básicos, como apresentando no Galaxy S5.

De qualquer forma este tipo de resolução pode confundir os usuários. Para facilitar e entender as principais características de cada tela veja qual a diferença entre as tecnologias e saiba como influenciam no dia a dia no seu smartphone.

Full HD

O Full HD no celular corresponde à definição de imagem com 1920 x 1080 pixels. O Full HD significa Full High Definition (1080p) e indica que possui maior qualidade que em HD (720p). Através desta tecnologia a navegação fica mais nítida por isto será possível ver vídeos com mais detalhes, pois assim várias mídias online estão disponíveis em Full HD. 


Galaxy 5

A resolução Full HD é representada pelo tamanho da sua tela, pois os pixels são distribuídos no seu display. Isto é conhecido como uma medida de densidade chamada de PPI (Pixels per Inch, ou Pixel por Polegada, em português). Para entender, por exemplo, o Galaxy S5 tem um display Full HD de 5,1 polegadas, com 432 ppi. Caso o seu display fosse maior, a quantidade de pixels por polegadas do telefone ia diminuir.


Xperia Z3

Já o Galaxy Note 3 vem equipado com  tela Full HD, porém, ela é mais ampla e possui 5,7 polegadas, portanto, ele oferece somente 386 ppi. Mesmo com a soma próxima não existe diferença, mas nas telas maiores como no Note 3, é notória a diferença na resolução. Diante disso, as empresas acabam inserindo uma tela maior, como a Quad HD nos aparelhos que possuem displays grandes, como os foblets.


Moto X Play

Em todo caso, a maioria dos usuários se pergunta se a resolução Full HD é boa, e a resposta pode ser dada em relação ao tipo de uso, ou seja, com essa qualidade é difícil a tela ficar pixelada, portanto, as letras e as imagens não serão distorcidas e irão agradar os usuários intermediários e com esta qualidade é possível rodar games populares, ver fotos e até assistir alguns filmes.

Quad HD

A tela Quad HD, significa o Quad HD (1440p) ou 2K. Este tipo de resolução possui qualidade maior que a Full HD, chegando ao total de 2560 x 1440 pixels. Através desta resolução, os usuários poderão ter mais definição em jogos, vídeos e fotos, sendo indicado para quem utiliza muito estes recursos.


Galaxy S6

Outra questão é que esta resolução também é afetada pelo tamanho da tela, assim, se ela for menor, os pixels ficam mais concentrados, mas se o display for maior eles conseguem ficar espalhados. A medição também equivale ao PPI. Exemplo, o Samsung Galaxy S6 apresenta tela Quad HD de 5,1 polegadas, com 577 ppi, enquanto o Galaxy Note 4 é maior com 5,7 polegadas, também Quad HD mas com 515 ppi.


LG G4

De qualquer forma, acredita-se que com o tempo a resolução dos displays aumentem principalmente se tiver a necessidade de aparelhos com tela grande, como o Xperia Z5 Premium da Sony, que possui tela 4K, mas não é funcional, já que hoje são poucos conteúdos que estão disponíveis nesta resolução.


Galaxy Note 5

Exemplo de modelos com Full HD ou Quad HD

Atualmente o mercado, dispõe de uma variedade de smartphones, por isto é possível encontrar facilmente as duas resoluções, mesmo que a preferência de alguns seja de telas com Quad HD.

Modelos Full HD

As opções em Full HD são: Moto X Play, Moto X 2º Geração, da Motorola, Galaxy S5, da Samsung, e Xperia Z3, da Sony. Estas versões podem ser encontradas no mercado a partir de R$ 1.200.

Modelos Quad HD

Já os modelos Quad HD (2K) são os smartphones top de linha, com isto, no mercado são eles: Galaxy S6, LG G4, Galaxy Note 5 e Moto X Style. O preço destes modelos são mais altos, já que foram lançados recentemente, além de ter configurações mais robustas.

Em meio a estas questões, vocês leitores acreditam que a tela faz muita diferença? Na hora da comprar este é um critério válido? Não deixe de nos contar nos comentários.

Este artigo foi produzido pelo blog Dicas para Smartphones.

Melhores celulares Xiaomi para comprar agora

Conteúdo relacionado

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021
Xiaomi

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021

Qual marca consegue oferecer modelos de celular que sejam bons e que não custe tanto? É provável que você tenha pensado na Xiaomi, e sim, você está certo. Confira a nossa lista de melhores modelos da empresa para comprar atualmente!

Novo topo de linha! Xiaomi prepara celular com display OLED 4K
Celulares

Novo topo de linha! Xiaomi prepara celular com display OLED 4K

Depois de empregar uma pequena tela na traseira do Mi 11 Ultra e estrear a tecnologia de câmera sob o display no Mi Mix 4, a chinesa prepara um novo celular inovador.

Huawei patenteia tela super curvada que não precisa de botões laterais
Celulares

Huawei patenteia tela super curvada que não precisa de botões laterais

A tela super curvada pode exibir ícones, mensagens e deve substituir os botões laterais; possivelmente, ela pode ser estreada no Mate 50.