Full HD e Quad HD - Entenda a diferença entre os tipos de tela

Que diferença pode fazer um display FullHD diante de um QuadHD? Acompanhe conosco.

Por | @oficinadanet Smartphones

O Galaxy S6 é equipado com uma resolução de tela Quad HD e é indicada para os usuários que procuram por um aparelho que possua um display de qualidade. Já a resolução Full HD é útil para quem se contenta com recursos básicos, como apresentando no Galaxy S5.

De qualquer forma este tipo de resolução pode confundir os usuários. Para facilitar e entender as principais características de cada tela veja qual a diferença entre as tecnologias e saiba como influenciam no dia a dia no seu smartphone.

Full HD

O Full HD no celular corresponde à definição de imagem com 1920 x 1080 pixels. O Full HD significa Full High Definition (1080p) e indica que possui maior qualidade que em HD (720p). Através desta tecnologia a navegação fica mais nítida por isto será possível ver vídeos com mais detalhes, pois assim várias mídias online estão disponíveis em Full HD. 

Full HD e Quad HD - Entenda a diferença entre os tipos de tela
Galaxy 5

A resolução Full HD é representada pelo tamanho da sua tela, pois os pixels são distribuídos no seu display. Isto é conhecido como uma medida de densidade chamada de PPI (Pixels per Inch, ou Pixel por Polegada, em português). Para entender, por exemplo, o Galaxy S5 tem um display Full HD de 5,1 polegadas, com 432 ppi. Caso o seu display fosse maior, a quantidade de pixels por polegadas do telefone ia diminuir.

Full HD e Quad HD - Entenda a diferença entre os tipos de tela
Xperia Z3

Já o Galaxy Note 3 vem equipado com  tela Full HD, porém, ela é mais ampla e possui 5,7 polegadas, portanto, ele oferece somente 386 ppi. Mesmo com a soma próxima não existe diferença, mas nas telas maiores como no Note 3, é notória a diferença na resolução. Diante disso, as empresas acabam inserindo uma tela maior, como a Quad HD nos aparelhos que possuem displays grandes, como os foblets.

Full HD e Quad HD - Entenda a diferença entre os tipos de tela
Moto X Play

Leia também:

Em todo caso, a maioria dos usuários se pergunta se a resolução Full HD é boa, e a resposta pode ser dada em relação ao tipo de uso, ou seja, com essa qualidade é difícil a tela ficar pixelada, portanto, as letras e as imagens não serão distorcidas e irão agradar os usuários intermediários e com esta qualidade é possível rodar games populares, ver fotos e até assistir alguns filmes.

Quad HD

A tela Quad HD, significa o Quad HD (1440p) ou 2K. Este tipo de resolução possui qualidade maior que a Full HD, chegando ao total de 2560 x 1440 pixels. Através desta resolução, os usuários poderão ter mais definição em jogos, vídeos e fotos, sendo indicado para quem utiliza muito estes recursos.

Full HD e Quad HD - Entenda a diferença entre os tipos de tela
Galaxy S6

Outra questão é que esta resolução também é afetada pelo tamanho da tela, assim, se ela for menor, os pixels ficam mais concentrados, mas se o display for maior eles conseguem ficar espalhados. A medição também equivale ao PPI. Exemplo, o Samsung Galaxy S6 apresenta tela Quad HD de 5,1 polegadas, com 577 ppi, enquanto o Galaxy Note 4 é maior com 5,7 polegadas, também Quad HD mas com 515 ppi.

Full HD e Quad HD - Entenda a diferença entre os tipos de tela
LG G4

De qualquer forma, acredita-se que com o tempo a resolução dos displays aumentem principalmente se tiver a necessidade de aparelhos com tela grande, como o Xperia Z5 Premium da Sony, que possui tela 4K, mas não é funcional, já que hoje são poucos conteúdos que estão disponíveis nesta resolução.

Full HD e Quad HD - Entenda a diferença entre os tipos de tela
Galaxy Note 5

Exemplo de modelos com Full HD ou Quad HD

Atualmente o mercado, dispõe de uma variedade de smartphones, por isto é possível encontrar facilmente as duas resoluções, mesmo que a preferência de alguns seja de telas com Quad HD.

Modelos Full HD

As opções em Full HD são: Moto X Play, Moto X 2º Geração, da Motorola, Galaxy S5, da Samsung, e Xperia Z3, da Sony. Estas versões podem ser encontradas no mercado a partir de R$ 1.200.

Modelos Quad HD

Já os modelos Quad HD (2K) são os smartphones top de linha, com isto, no mercado são eles: Galaxy S6, LG G4, Galaxy Note 5 e Moto X Style. O preço destes modelos são mais altos, já que foram lançados recentemente, além de ter configurações mais robustas.

Em meio a estas questões, vocês leitores acreditam que a tela faz muita diferença? Na hora da comprar este é um critério válido? Não deixe de nos contar nos comentários.

Este artigo foi produzido pelo blog Dicas para Smartphones.

Mais sobre: display, mobile, smartphones
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários