Está ficando cada vez mais difícil escolher o melhor smartphone do mercado. As fabricantes lançam produtos muito semelhantes, com a ideia de se sobressair perante as concorrentes. A LG, por sua vez, apresentou o LG G4 em maio de 2015, com um setup de câmeras excelente, o inovador modo manual na câmera, poderoso processador com 6 núcleos e alguns pontos que lembram muito sua versão anterior, o G3. As comparações aliás, são inevitáveis. O tamanho da tela é o mesmo, milímetros de diferença entre as dimensões, bateria quase igual (2900mAh), além, claro, do design.

O aparelho chegou até o Oficina da Net através da loja Cissa Magazine.

[CATEGORIA]115[/CATEGORIA]

O LG G4 tem quesitos "old school", como sua carcaça em material plástico, inserção de microSIM e cartão de memória escondidos e a bateria removível. O aparelho possui uma pequena curvatura na tela, destaque dos produtos da marca (bem menos que o LG G Flex). A empresa sul-coreana lançou seis capas traseiras muito bonitas (Branco, Titânio e Dourado em plástico e em Couro Marrom, Preto e Vinho), mas os brasileiros dispõem apenas de quatro alternativas com a versão em couro marrom.

As capinhas em plástico não são totalmente lisas, elas possuem uma textura em losangos.


Se liga nas cores em plástico e couro disponíveis.

Os botões de volume permanecem nas costas do G4, junto com a câmera, o flash de LED, sensores, e alto-falantes no canto inferior esquerdo.

Na parte frontal está o espetacular display IPS Quantum de 5,5 polegadas. A resolução quadHD é 30% mais luminosa e equilibrada que o LG G3 em relação às cores. Ao mesmo tempo consome menos energia. Na parte superior estão os triviais sensores de proximidade, câmera frontal e os alto-falantes. O display é protegido pelo vidro Gorilla Glass 4, da Corning.


LG G3

Tanto nas laterais como na parte superior do G4 não há entradas ou saídas. Apenas o sensor de controle remoto fornecido pela LG e o microfone para redução de ruídos externos - que serve para melhorar a qualidade das chamadas. As entradas USB 2.0 e dos fones de ouvido estão posicionadas na parte inferior do G4.

Sacando a tampa traseira é possível encontrar a bateria de 2900 mAh removível e as entradas para o cartão nanoSIM e o cartão de memória.

Dimensões:

Se colocássemos lado a lado o G4 e o G3, dificilmente veríamos diferenças entre os tamanhos. A largura do aparelho é bem superior àquela de seus concorrentes mais diretos, como Galaxy S6 (70,1mm) e o Moto Maxx (73,3mm).

[CATEGORIA]116[/CATEGORIA]

Será que a LG trabalhou intensamente durante um ano para produzir um smartphone que apenas melhorasse em relação ao antecessor? Até que se prove o contrário, é isso mesmo. Porém foram excelentes melhorias, diga-se de passagem; passando pela câmera traseira, a câmera frontal, processador e o display. Mas será que estas mudanças são páreas para batalhar com Galaxy S6, por exemplo?

O G4 vem equipado com um processador de seis núcleos, um Qualcomm Snapdragon 808 Cortex-A57 de 1.8 GHz. Ele recebe a ajuda do motor gráfico Adreno 418 e 3 GB de memória RAM.

Ultimamente viciamos em um game de pensamento, o Brain Dots - em que você precisa encontrar uma forma de tocar um ponto no outro. Muito divertido e pensativo. Mesmo sendo um game relativamente leve, o LG G4 sofreu por diversas vezes, dando crash e fechando o jogo, inclusive. Senti uma elevação na temperatura também.

Acho que o game citado acima sofre com problemas de renderização, já que no - sempre presente - Asphalt 8 Airborn, o desempenho é fluído e agradável, sem travamentos, mesmo utilizando a melhor e mais pesada configuração de imagem. Em praticamente todos os aplicativos o desempenho do LG G4 foi formidável, digno da posição em que ele ocupa.

Agora vai parecer que "ergui a bola" do G4 para depois dar uma cacetada. Não é bem assim. Alguns recursos diferenciais de smartphones da LG - como os comandos com dois toques na tela para acionar o display quando a tela está desligada, ou os dois toques com a tela ligada para bloquear o dispositivo, em muitas tentativas esporádicas não foram reconhecidos. A troca de aplicativos também se mostrou lenta em dados momentos. Que triste.

[SPEC]15005,14808[/SPEC]

Benchmarks

Nos testes de benchmark o LG G4 representou bem a categoria, com desempenho muito agradável através dos aplicativos AnTuTu, Vellamo e 3D Mark. No primeiro deles chegou a marcar 49.710 pontos. Seus concorrentes mais diretos, Note 4, Moto Maxx e Galaxy S6 Edge, marcaram 50.052, 51.730 e 58.251 pontos, respectivamente.

AnTuTu

Vellamo

Armazenamento

Um dos pontos positivos de conter uma capa traseira removível é o poder de não deixar à mostra os slots de cartão nanoSIM e também um slot para acrescentar um cartão de memória. No LG G4 o armazenamento interno já conta com 32 GB. Além disso, se o usuário julgar necessário, poderá expandir a memória interna com a ajuda de cartão microSD de até 128 GB.

O sistema do G4 ocupa quase 10 GB da memória interna, restando "apenas" 22 GB para o usuário. Para alguns pode parecer pouco, mas a mim foi suficiente.

Conectividade

Por se tratar de um top de linha, não esperamos menos do que todas as possibilidades de conexão disponíveis no mercado, certo? Por isso o G4 possui conexão WiFi 802.11 a/b/g/n/ac com porta de 5 GHz, Bluetooth 4.0, US 2.0, NFC, A-GPS/GLONASS, HSPA+ 3G e LTE 4G e tudo mais.

Som

Acho que o LG G4 foi o primeiro smartphone com fones de ouvido impecáveis, pelo menos ao meu ver (os fones disponibilizados pelo LG G3 também eram ótimos). Qualidade excelente tanto do som como do material da qual ele foi produzido. O alto-falante externo fica na parte de trás do aparelho e fica seguidamente abafado pela posição das mãos em uma jogatina, por exemplo.

Bateria

Outro ponto em que a LG manteve do G3 para o G4 foi a potência de sua bateria. Removível (bacana do ponto de vista a longo prazo), a bateria de 2900 mAh conseguiu suportar um dia e meio e meio de uso moderado. Usando dessa forma, é bem provável que você tenha de espetar o carregador dele durante o segundo dia.

Como sou paranoico em relação a isso, por garantia, recarrego a bateria junto com as minhas (dormindo).

Podemos pegar como exemplo o Galaxy S6 Edge que também está recheado de recusos e, portanto, não consegue render tanto tempo de bateria. Ele traz consigo um carregador Fast Charging - que com 20 minutos é capaz de abastecer o smartphone com pelo menos 15% de carga. O G4 não possui um denominado carregador turbo, mas o tempo de carga médio não passa de uma hora e meia.

Câmera

Há alguns dias escrevi um artigo com 9 dicas para quem quer melhorar as técnicas de fotografia. Lá coloquei alguns itens como utilizar a regra dos terços, evitar o uso do flash, evitar o zoom e outras dicas (confira).

Como já estava com o LG G4 em mãos, tive a sorte de incluir a opção de modo manual que está presente no aparelho. Um diferencial que pode ser irrelevante para alguns, mas que é sensacional. O G4 não tem o melhor sensor no setup de câmeras, também não possui o maior número de pixels, mas o modo manual é superior e mais completo ao encontrado no Galaxy S6/Edge e até o Zenfone 2.

São 16 megapixels na câmera traseira (5312x2988 pixels) com resposta e qualidade formidável. Se você procura o smartphone considerando as opções de câmeras no mercado, o G4 precisa estar entre os possíveis escolhidos.

O conjunto de câmeras contém também modo HDR, Geo Tagging, detecção facial e de sorriso. A câmera frontal possui 8 megapixels e tem excelente qualidade.


Modo manual com temperaturas mais quentes e velocidade do obturador elevada.

Aqui a velocidade do obturador (digital, é claro), está baixa e portanto a luz fica estourada.

O G4 pode produzir vídeos em 4K na câmera traseira e FullHD na frontal. O resultado é excelente.

[CATEGORIA]117[/CATEGORIA]

Equipado com Android 5.1 otimizado pela interface LG Optimus UX 4.0 UI Lollipop, o LG G4 possui uma cara linda, design autêntico e muito agradável. Os dados do sistema utilizam 10GB de memória interna, acho que esse peso também interfere um pouco no desempenho do aparelho, lembrando que sofri com certa lentidão na troca de aplicativos e na resposta tátil.

A LG acertou em oferecer o LG Health para que o usuário cuide de sua saúde através do monitoramento dos passo e de atividades físicas. O app lembra muito o S Health da Samsung, é competente e faz um ótimo trabalho.

Destaque também para o Internet (browser nativo) que funciona muito bem, o Smart Tips, Quick Remote e Smart Settings.

[CATEGORIA]118[/CATEGORIA]

[BUY]15005,true[/BUY]Produzido para competir com os melhores smartphones disponíveis no mercado atual, o LG G4 faz jus ao seu propósito. Possui um ótimo hardware, tão potente quanto um Galaxy S6. Tem câmeras de resultado excelente e o melhor modo manual disponível até o momento. E esses são pontos fortíssimos.

A facilidade de uso que a LG fornece para seus usuários é um ponto alto e pesa na hora de decidir sua compra. Relembrando apenas que 1 problema de lentidão ocorreu durante os testes, acredito que o problema não seja no Hardware e, se for no software, pode perfeitamente ser corrigido com uma atualização.

Se você é devoto da LG e não abre mão da qualidade produzida pela fabricante sul-coreana, o G4 é um dos mais fortes candidatos para seu seu smartphone. Agora, se você é dono de um G3, acredito que o upgrade não seja necessário neste momento, já que o G4 é bem semelhante ao seu antecessor e portanto, não compensa o investimento impensado.

É possível encontrar o smartphone da LG na Cissa Magazine por R$ 2.124,15. Um valor abaixo do cobrado por seus principais concorrentes, como o S6 e o Moto Maxx.

[relatorio]