[Vídeo] Review Samsung Galaxy Note 4

Um smartphone de ponta com hardware incrível de usabilidade espetacular que você precisa conferir em detalhes neste review.

Por | @marciobohrer Smartphones

Normalmente as grandes empresas de telefonia móvel trabalham com uma grade seleta de aparelhos, uma ordem hierárquica que diferencia o material utilizado na confecção dos produtos e varia, consequentemente, no preço aplicado. Mas a Samsung sempre pensou em dominar o posto de maior, sempre quis ocupar a primeira posição quando o assunto é vendas. Dois detalhes provam esta mentalidade. O primeiro é que a empresa possui uma vasta grade de modelos de smartphones que variam do mercado de entrada até os top de linha. O segundo detalhe é justamente que a empresa possui dois smartphones considerados top de linha: "O Galaxy S" e o Galaxy "Note".

A Famosa família começou a galgar seu espaço com o Galaxy S, em 2015 a sul-coreana já lançou a sexta geração do smartphone, o Galaxy S6. A Família Note chegou depois, mas fez sucesso tão grande que está em sua quarta geração. E é este aparelho que vamos explorar agora.

O Galaxy Note 4 é robusto e contém o melhor material que a marca possui à disposição. Foi com o Galaxy Note 4 que a Samsung rendeu-se ao corpo de metal para seus aparelhos e, parece, veio para ficar. Mas será que a força interior e exterior do Galaxy Note 4 valem o preço elevado que gira em torno dos R$ 2.600, hoje, disponível nas lojas de varejo na internet? É o que vamos descobrir a partir de agora.

Conhecendo o aparelho

A Samsung finalizou 2014 e entrou este ano inovando muito o design de seus aparelhos, a mudança certamente ocorreu para manter o nível elevado de seus produtos. Até as caixinhas estão renovadas.

Leia também os nossos outros REVIEWS

Na caixa que recebemos é possível ver que o material empregado nela é duradouro e pode, tranquilamente, ser guardado na estante como um suvenir. Nela estão informações do hardware, em sua parte traseira. Na frente uma etiqueta do Noteclub, o clube do Note – um site específico para quem possui um Galaxy Note.

[Vídeo] Review Samsung Galaxy Note 4

Dentro da caixa é possível encontrar os habituais companheiros de um novo smartphone: cabo de transferência de dados e carregamento de energia; fones de ouvido de ótima qualidade; o carregador equipado com o Fast Charging (capaz de recarregar a bateria do Note 4 em uma hora); chave de troca e cinco novas ponteiras para a S-pen; além do Guia rápido.

O Galaxy Note 4 não é só um dos mais potentes aparelhos da Samsung, ele também é muito bonito e absolutamente bem construído. A capa em couro falso dá um ar muito "empresarial" ao aparelho. O corpo dele é construído todo em alumínio e possui pequenos chanfros nas bordas para dar uma sensação de arredondamento do smartphone. Esta medida suaviza também o tamanho do aparelho – que possui um display de 5,7 polegadas.

Com a exceção da textura, a capa traseira do Note 4 é idêntica à do Galaxy S5, ac começar pela câmera, seguida pelo flash LED, o sensor de batimentos cardíacos e o disparador de selfies. Bem abaixo fica o alto-falante externo de ótima qualidade e a certificação 4G.

[Vídeo] Review Samsung Galaxy Note 4

A parte da frente revela o qualificadíssimo display de 5,7 polegadas de resolução QHD protegido pelo vidro Gorilla Glass 4. É possível ver os sensores de proximidade na parte superior, junto com a câmera frontal de 3,7 megapixels, a saída de som e o LED de notificações multicolor no canto superior esquerdo. Na parte de baixo da tela fica visível apenas o botão home e os botões de gerenciador e voltar – que são capacitivos – aparecem apenas quando necessário.

Nas bordas laterais vemos o acabamento impecável do alumínio com os detalhes chanfrados para suavizar a "retidão" do aparelho. Os botões são padrão, do lado direito o botão de ligar e no outro lado o controle de volumes. Em cima o conector para fone de ouvidos, do lado esquerdo, microfone para amenizar ruídos externos e um sensor infra-vermelho.

A S-Pen fica posicionada na parte inferior do aparelho, com uma aresta para fora, afim de facilitar a remoção da mesma. Dois microfones e a conexão microUSB ficam na posição padrão, ou seja, em baixo do smartphone.

[Vídeo] Review Samsung Galaxy Note 4

Com a tampa traseira aberta podemos ver o slot para inserir um cartão microSD, bem como o cartão microSIM. Um detalhe que posteriormente será esquecido pela Samsung é a possibilidade de remoção da bateria – que veio a ser extinto pela marca em seus aparelhos mais recentes.

Dimensões

[Vídeo] Review Samsung Galaxy Note 4

O Galaxy Note 4 é um Phoblet, ou phablet, portanto, possui medidas extravagantes como os 153,5 mm de altura e os 78,6 mm de largura. Mas a espessura do aparelho é menor que muitos smartphones por aí, apenas 8,5 mm. Mas o tamanho cobra seu peso preço, por isso, o Note 4 pesa 176 gramas.

O motor para fazer funcionar este "carrão" possui a combinação de nada menos do que dois processadores quad-core. O Samsung Exynos 5433 Octa-core de 64-bit carrega consigo um processador quad-core de 1,9 GHz e outro, também com quatro núcleos, de 1,3 GHz. Este tremendo aparado soma-se à GPU Mali T760 e 3GB de memória RAM para oferecer ao usuário a melhor experiência possível com Android no mercado atual.

[SPEC]14385,13704[/SPEC]

Desempenho

O Galaxy Note 4 não sofreu qualquer problema durante os testes, seja nos trabalhos "naturais" com redes sociais, ou em jogos como o Asphalt 8, em HD. Mesmo com dezenas de aplicativos abertos é possível alternar entre eles com tranquilidade e sem travamentos. Seguramente este é um aparelho que agrada até mesmo os mais exigentes.

Benchmarks

Nem é preciso falar que nos testes de desempenho o Note 4 "matou os concorrentes, pelo menos no Antutu. Neste app a nota de 50052 pontos foi superior a ele mesmo, segundo o feed do histórico. Confira a imagem.

[Vídeo] Review Samsung Galaxy Note 4

Já no aplicativo Vellamo, o Note 4 só não levou a primeiro lugar em um dos testes, aquele que força um dos núcleos do processador.

[Vídeo] Review Samsung Galaxy Note 4

Display

Eis outro ponto muito forte do Galaxy Note 4, aliás, forte da grande maioria dos aparelhos Samsung. A tela SuperAMOLED está mais do que consagrada e, no Note 4, não é diferente. A resolução QHD 1440 x 2560 gera uma densidade de pixels elevada (515 ppi), o que torna a prática de ver pontos na tela impossível.

O display é tão bom para usar como um phoblet normal quanto para ver filmes, séries, vídeos no youtube e tudo mais. A combinação da resolução e o tamanho da tela dão ao usuário um amigo fiel no quesito conforto e qualidade.

[Vídeo] Review Samsung Galaxy Note 4

Para proteger o display de arranhões e pequenas quedas, o Note 4 utiliza Gorilla Glass 4. Proteção idêntica ao do recente lançamento do Galaxy S6, que vem com Gorilla Glass 4.

O toque na tela é multi-touch, portanto, oferece ao usuário a possibilidade de escorar a mão sobre a tela para escrever algo com a S-Pen, por exemplo.

Armazenamento

Por se tratar de um phoblet Premium, o Note 4 vem de fábrica com 32 GB de armazenamento interno e ainda pode receber um upgrade via cartão microSD. Aparentemente você não vai precisar se preocupar com falta de armazenamento.

[Vídeo] Review Samsung Galaxy Note 4

Conectividade

O 4G puxa a frente das diversas conectividades disponíveis no Galaxy Note 4, seguido de HSPA+, A-GPS/GLONASS, Bluetooth 4.0 e WiFi 802.11 b/g/n/ac.

Som

Qualidade de som não é um problema com o Galaxy Note 4, já que tanto o som via alto-falantes quanto pelos fones de ouvido são excelentes. Mesmo com volume alto o som externo não distorce.

[Vídeo] Review Samsung Galaxy Note 4

Já o software de áudio é bastante simples, porém, efetivo. Além o Google Play Music como serviço de streaming de música.

[Vídeo] Review Samsung Galaxy Note 4

Bateria

Não adianta ter um carro potente e um tanque de combustível pequeno, não é mesmo? Os 3.220 mAh são suficientes para garantir pelo menos dois dias de utilização controlando a luminosidade da tela e sem economias de energia.

[Vídeo] Review Samsung Galaxy Note 4

O Note 4 também possui o sistema de Ultra economia, presente no Galaxy S5. Com ele ativado o smartphone altera suas propriedades gráficas e transforma totalmente a aparência da interface.

[Vídeo] Review Samsung Galaxy Note 4

Outro detalhe, talvez o melhor em relação à bateria, é o fato dele possuir um modo Fast Charging. Ele funciona somente com o carregador próprio.

[Vídeo] Review Samsung Galaxy Note 4

Câmera

Você sabe que estamos falando de um phablet Premium, com acabamento refinado, ótima construção e hardware de primeira. Por isso a câmera do Galaxy Note 4 não podia ser um ponto negativo. A câmera traseira capaz de registrar imagem com 16 megapixels, ou seja, 5312 x 1988 pixels. Fotos grandes e de muita qualidade, graças ao sensor Exnor RS IMX 240 de abertura F 1.8.

A câmera possui funcionalidades simples que também estão presentes nos outros dispositivos da marca. Mas a qualidade das imagens é um ponto diferencial que deve ser ressaltado. Veja um exemplo desta foto, uma formiga grande, com a imagem aproximada é possível ver os detalhes do "rosto" dela.

[Vídeo] Review Samsung Galaxy Note 4

Além da qualidade inegável das imagens, o sensor é capaz de adaptar bem as cores e o contraste em relação à luz ambiente, fornecendo ao usuário belas imagens até quando a iluminação está desfavorável.

[Vídeo] Review Samsung Galaxy Note 4

[Vídeo] Review Samsung Galaxy Note 4

[Vídeo] Review Samsung Galaxy Note 4

Em matéria de vídeo o Galaxy Note 4 está apto a utilizar a melhor qualidade de vídeo do mercado atual. Ele faz vídeos em 4K. Mas se você faz parte dos 98% de pessoas incapaz de adquirir um televisor com resolução 4K, dificilmente vai usufruir de tamanha qualidade, uma vez que o arquivo fica extremamente pesado e superaquece o smartphone.

O Galaxy Note 4 chegou ao Brasil na segunda metade de 2014, portanto, veio equipado com Android 4.4.4 KitKat. O aparelho utiliza ainda a interface TouchWiz, da Samsung. O sistema é excelente por si só, mas ao fim dos testes, nesta semana, o sistema foi automaticamente atualizado para o Android 5.0 Lollipop. Fato que eleva meu conceito perante a Samsung, uma vez que a empresa não costuma agraciar seus usuários com muitas atualizações de software. Ponto positivo.

Mas nem tudo são rosas. O TouchWiz, apesar de ser agradável e facilitar a experiência com o usuário, continua pesado. Você dificilmente vai perceber esse peso, afinal, os 3 GB de RAM são suficientes para trabalhar com folgas.

[Vídeo] Review Samsung Galaxy Note 4

[Vídeo] Review Samsung Galaxy Note 4

A interface do aparelho é bastante fluída e personalizável. Há um acesso rápido para o Flipboard puxando a tela da esquerda para a direita. Você também pode redimensionar os aplicativos em janelas, dividir a tela com 2 apps. Este recurso pode ser interessante na hora de acompanhar duas redes sociais ao mesmo tempo, por exemplo.

S-Pen

A caneta é o grande charme do Galaxy Note 4, mas ela não serve apenas de enfeite. Ler, escrever, anotar recados, registrar um ponto de encontro, tudo isto fica mais fácil com ela. A sensibilidade é o ponto forte, além a função inicial para recorte ou desenho na tela.

[Vídeo] Review Samsung Galaxy Note 4

O trabalho excepcional da tela multi-touch – que permite apoiar a mão sobre a tela enquanto escreve um recado, por exemplo – é um grande ponto positivo.

[Vídeo] Review Samsung Galaxy Note 4

S-Health

Bem como no Galaxy S5, o Note 4 possui sensor de batimentos cardíacos e inúmeras funcionalidades importantes com o aplicativo "saudável" da Samsung. O app capta cada passo seu quando o aparelho está com você. Corridas, caminhadas e ciclismo não necessitam de um aplicativo externo para ser produtivo. O S-Health é um ótimo companheiro se você gosta de praticar esportes como uma bela corrida.

Não há dúvidas de que o Galaxy Note 4 é um dos melhores smartphones do mercado atual, mas o preço cobrado por ele pode ser discutido na relação custo/benefício, já que temos diversos concorrentes qualificados e com preço inferior. No entanto o Note 4 carrega consigo a tradição da Samsung com inovação e tecnologia ligado ao potente processador octa-core e 3 GB de memória RAM. Com estas configurações robustas, não podemos deixar de indicar o Galaxy Note 4 para você que gosta de um phablet com tela grande (5,7 polegadas), a praticidade da S-Pen e hardware poderoso.

[relatorio]

Mais sobre: smartphones, mobile, samsung
Share Tweet
  • Quer receber novidades sobre Reviews de smartphones?

    Preencha o formulário abaixo para se cadastrar:

  • Preencha para confirmar

DESTAQUESRecomendadoMais compartilhadosObjeto Relacionado
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.