Review Xperia Z3 - Sony

O que falar de um smartphone top de linha? A Sony caprichou em diversos aspectos neste telefone. Dentre eles a câmera que é fantástica, fotos muito nítidas e bem expostas. Seu antecessor já possuía uma excelente câmera, e no Z3 ela é ainda melhor.

Por | @nmuller99 Smartphones

Um ponto que nos questionamos aqui é a frequência em que as fabricantes estão a lançar seus aparelhos. O Z3 foi lançado em 3 de setembro de 2014, em sete meses a Sony já lançou o Z4. Quer dizer que se você comprou o TOP de linha da fabricante, passou por sete meses com ele e a empresa diz para você: “olha, esse já não é melhor smartphone que você poderia ter”. Em nossa visão essa rapidez em trazer outros lançamentos torna o mercado muito nublado e carregado de novos telefones. Se você pensar nos preços que pagamos aqui, somente com salário de político para poder trocar de meio em meio ano de celular.

Lembrando que o Z2 também foi lançado menos de 1 ano do Z1.

Mas vamos ao review do Sony Xperia Z3, que está atualmente no preço à vista de R$ 1.789,99, em nossa parceria, a Cissa Magazine, que gentilmente nos cedeu o aparelho para testarmos. 

Review Xperia Z3 - Sony

O Z3 tem um design que considero muito atraente, todo revestido em vidro, com as faces planas, cantos arredondados. A parte traseira do smartphone sofreu com alguns arranhados leves só de utilizar o aparelho no bolso, por duas semanas. Usei um iPhone 4 por quatro anos e devo ter riscado ele menos que o Z3. Foi um ponto bem negativo na minha visão. 

O que mais gosto no design foi a opção de ter um botão exclusivo para a câmera, assim como nas versões anteriores. Fica muito prático para tirar as fotos, pois está exatamente abaixo do dedo indicador se agarrado da forma natural de fotografar. 

O Z3 acompanha uma Smartband que falarei mais no decorrer do review. 

Tampas, existem duas, uma em cada lado. Uma serve para proteger a conexão USB e a outra para proteger as entradas de cartões SIM. Para que tampas? O Z3 é a prova d’água, assim como seus antecessores, e sim, molhamos ele =). 

Review Xperia Z3 - Sony

Review Xperia Z3 - Sony
A tampa dos cartões SIM

O que falar do hardware? Lançado há 7 meses continua sendo top. O sistema operacional já foi atualizado para o Lollipop e roda como uma pluma. As dimensões do aparelho são de 146.5 x 72 x 7.3 mm, pesando 152 gramas.

Review Xperia Z3 - Sony

O chipset é um Qualcomm MSM8974-AC Snapdragon 801. A GPU é uma Adreno 330, tem 3GB de memória RAM e 16GB de armazenamento interno. Este pode ser expandido até 128GB com cartão Micro SD que é inserido na lateral do aparelho. 

[SPEC]14705,14608[/SPEC]

Display

A tela de 5.2 polegadas, com resolução FULL HD, densidade de pixels 424 ppi. A tela é uma IPS LCD. A proteção é Scratch-resistant glass, própria da Sony. A tela frontal não arranhou como o vidro traseiro. 

Review Xperia Z3 - Sony

A câmera, ah a câmera. Essa sim, 20.7 Mp, fotografa imagens na resolução de 5248 x 3936 px, tem foco automático e manual por toque. Possui flash por LED, HDR nas fotos, GEO tag, detecção facial. Faz vídeos em 4K com 30fps. Tem estabilizador de vídeo e autofoco. Conta também com slow motion. Dificilmente vi uma câmera tão boa quanto do Xperia Z3, é simplesmente sensacional, fotos muito nítidas mesmo com pouca luz. Os vídeos ficam ótimos também. Fizemos uma série de fotos para exemplificar, você pode ver abaixo: 

Review Xperia Z3 - Sony

Review Xperia Z3 - Sony

Review Xperia Z3 - Sony

Review Xperia Z3 - Sony

Review Xperia Z3 - Sony

Review Xperia Z3 - Sony

Review Xperia Z3 - Sony

Review Xperia Z3 - Sony

A câmera frontal tem 2.2 Mp, serve muito bem para tirar selfies. O vídeo da câmera frontal é FullHD e grava a 30 fps.

Review Xperia Z3 - Sony

Som

Os fones de ouvido são bons, com bom volume, qualidade de som relativamente maior que outros aparelhos e se encaixam bem dentro dos ouvidos. 

Review Xperia Z3 - Sony

Conectividade

As conexões do Z3 são: 

  • Bluetooth 4.0;
  • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac;
  • NFC;
  • A-GPS/GLONASS;
  • GPRS, EDGE, UMTS, HSDPA, HSUPA, HSPA+, LTE. Em termos práticos: 2, 3 e 4 G;
  • Os sensores do aparelho são acelerômetro, sensor de proximidade, giroscópio, bússola e microfone de redução de ruído.

Bateria

A bateria é outro ponto forte, de lítio, com 3100 mAh, dura 3 dias tranquilamente em uso moderado. Mais que a grande maioria dos smartphones que testamos aqui no Oficina da Net. De acordo com a Sony, a bateria do Xperia Z3 foi construída para durar até dois dias, não foi o que nossos testes mostraram. Talvez em uso constante pode ser. Deixamos o brilho em modo automático. Quando conectado com a smartband sim, a bateria dura menos. 

Testes

Fizemos testes do aparelho com o AnTuTu, Vellamo e 3D Mark. Em todos os benchmarks ele se saiu bem. No 3D Mark ele bateu de 26 a 30 fps no exemplo do vídeo, o que é bastante. Confere aí o resultado do

AnTuTu:

Review Xperia Z3 - Sony

O Sony Xperia Z3 chegou ao Brasil no ano passado e tinha versão KitKat instalada junto com a Xperia UI. Agora já tem Lollipop atualizado. O sistema é excelente por si só. A interface do aparelho é bastante fluída e personalizável. A Xperia UI traz os serviços exclusivos da Sony, tais como LifeLog, Walkman, What's New, Sony Select, rascunho e toda a miscelânea de entretenimento da Sony Corporate. 

A conectividade do software com aparelhos da Sony é fantástica, nos permite jogar Playstation 4 com o controle remoto do console conectado via bluetooth ao smarthpone. 

Review Xperia Z3 - Sony
Imagem: Internet

SMARTBAND: 

Um acessório que chega como brinde para usuários brasileiros é a Smartband, uma pulseira com dispositivo NFC e sensores biométricos que vai ser sua auxiliar para todas as horas. Ela é bonita e bem simples, não havendo display e apenas um botão. No entanto, ela possui uma função excelente que é, por exemplo, vibrar quando você recebe uma notificação no aparelho; este detalhe é bacana para ambientes em que você precisa manter o Z3 no modo silencioso, por exemplo. Ele também vibra com o despertador e nas ligações recebidas.

Ele é curvo para adaptar-se ao formato da mão, possui apenas uma entrada USB para recarregar sua bateria e três pequenos LEDs para lembrar você sobre qual modo ele está operando.

Review Xperia Z3 - Sony

Faltou à Smartband um visor, ainda que minimalista, com as horas. Já que a pulseira está ali, não custava nada ter um relógio, não é mesmo?

O app LifeLog fica responsável por captar tudo que você faz no seu dia (passos, calorias, caminhadas, corridas, pedaladas, etc) e organizar dentro do aplicativo em uma espécie de linha de tempo. Você pode arrastar para trás e ver o que fez ontem às 22h, por exemplo.

Review Xperia Z3 - Sony

É inegável que temos em mãos um dos melhores aparelhos do mercado, com design e arquitetura Premium, estrutura em alumínio e telas de vidro. O hardware do Xperia Z3 é invejável, um dos poucos aparelhos com 3GB de RAM, sua expansão SD também é excelente. Nem precisamos lembrar da câmera espetacular e todos os recursos que ela carrega consigo. Sem pensar que estamos falando de um aparelho que suporta ficar até 30 minutos debaixo da água.

Review Xperia Z3 - Sony

Se você procura um aparelho top com especificações e moral dos grandes smartphones que temos para venda no Brasil, o Xperia Z2 é uma excelente opção. 

O Sony Xperia Z3 foi cedido por empréstimo pela Cissa Magazine.

Review Xperia Z3 - Sony

[relatorio]

DEIXE SEU COMENTÁRIO2 comentários
Assine a nossa newsletter
Relacionado

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Comentários