Um ponto que nos questionamos aqui é a frequência em que as fabricantes estão a lançar seus aparelhos. O Z3 foi lançado em 3 de setembro de 2014, em sete meses a Sony já lançou o Z4. Quer dizer que se você comprou o TOP de linha da fabricante, passou por sete meses com ele e a empresa diz para você: "olha, esse já não é melhor smartphone que você poderia ter". Em nossa visão essa rapidez em trazer outros lançamentos torna o mercado muito nublado e carregado de novos telefones. Se você pensar nos preços que pagamos aqui, somente com salário de político para poder trocar de meio em meio ano de celular.

Lembrando que o Z2 também foi lançado menos de 1 ano do Z1.

Mas vamos ao review do Sony Xperia Z3, que está atualmente no preço à vista de R$ 1.789,99, em nossa parceria, a Cissa Magazine, que gentilmente nos cedeu o aparelho para testarmos. 

[CATEGORIA]91[/CATEGORIA]

O Z3 tem um design que considero muito atraente, todo revestido em vidro, com as faces planas, cantos arredondados. A parte traseira do smartphone sofreu com alguns arranhados leves só de utilizar o aparelho no bolso, por duas semanas. Usei um iPhone 4 por quatro anos e devo ter riscado ele menos que o Z3. Foi um ponto bem negativo na minha visão. 

O que mais gosto no design foi a opção de ter um botão exclusivo para a câmera, assim como nas versões anteriores. Fica muito prático para tirar as fotos, pois está exatamente abaixo do dedo indicador se agarrado da forma natural de fotografar. 

O Z3 acompanha uma Smartband que falarei mais no decorrer do review. 

Tampas, existem duas, uma em cada lado. Uma serve para proteger a conexão USB e a outra para proteger as entradas de cartões SIM. Para que tampas? O Z3 é a prova d’água, assim como seus antecessores, e sim, molhamos ele =). 


A tampa dos cartões SIM

[CATEGORIA]92[/CATEGORIA]

O que falar do hardware? Lançado há 7 meses continua sendo top. O sistema operacional já foi atualizado para o Lollipop e roda como uma pluma. As dimensões do aparelho são de 146.5 x 72 x 7.3 mm, pesando 152 gramas.

O chipset é um Qualcomm MSM8974-AC Snapdragon 801. A GPU é uma Adreno 330, tem 3GB de memória RAM e 16GB de armazenamento interno. Este pode ser expandido até 128GB com cartão Micro SD que é inserido na lateral do aparelho. 

[SPEC]14705,14608[/SPEC]

Display

A tela de 5.2 polegadas, com resolução FULL HD, densidade de pixels 424 ppi. A tela é uma IPS LCD. A proteção é Scratch-resistant glass, própria da Sony. A tela frontal não arranhou como o vidro traseiro. 

A câmera, ah a câmera. Essa sim, 20.7 Mp, fotografa imagens na resolução de 5248 x 3936 px, tem foco automático e manual por toque. Possui flash por LED, HDR nas fotos, GEO tag, detecção facial. Faz vídeos em 4K com 30fps. Tem estabilizador de vídeo e autofoco. Conta também com slow motion. Dificilmente vi uma câmera tão boa quanto do Xperia Z3, é simplesmente sensacional, fotos muito nítidas mesmo com pouca luz. Os vídeos ficam ótimos também. Fizemos uma série de fotos para exemplificar, você pode ver abaixo: 

A câmera frontal tem 2.2 Mp, serve muito bem para tirar selfies. O vídeo da câmera frontal é FullHD e grava a 30 fps.

Som

Os fones de ouvido são bons, com bom volume, qualidade de som relativamente maior que outros aparelhos e se encaixam bem dentro dos ouvidos. 

Conectividade

As conexões do Z3 são: 

  • Bluetooth 4.0;
  • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac;
  • NFC;
  • A-GPS/GLONASS;
  • GPRS, EDGE, UMTS, HSDPA, HSUPA, HSPA+, LTE. Em termos práticos: 2, 3 e 4 G;
  • Os sensores do aparelho são acelerômetro, sensor de proximidade, giroscópio, bússola e microfone de redução de ruído.

Bateria

A bateria é outro ponto forte, de lítio, com 3100 mAh, dura 3 dias tranquilamente em uso moderado. Mais que a grande maioria dos smartphones que testamos aqui no Oficina da Net. De acordo com a Sony, a bateria do Xperia Z3 foi construída para durar até dois dias, não foi o que nossos testes mostraram. Talvez em uso constante pode ser. Deixamos o brilho em modo automático. Quando conectado com a smartband sim, a bateria dura menos. 

Testes

Fizemos testes do aparelho com o AnTuTu, Vellamo e 3D Mark. Em todos os benchmarks ele se saiu bem. No 3D Mark ele bateu de 26 a 30 fps no exemplo do vídeo, o que é bastante. Confere aí o resultado do

AnTuTu:

[CATEGORIA]93[/CATEGORIA]

O Sony Xperia Z3 chegou ao Brasil no ano passado e tinha versão KitKat instalada junto com a Xperia UI. Agora já tem Lollipop atualizado. O sistema é excelente por si só. A interface do aparelho é bastante fluída e personalizável. A Xperia UI traz os serviços exclusivos da Sony, tais como LifeLog, Walkman, What's New, Sony Select, rascunho e toda a miscelânea de entretenimento da Sony Corporate. 

A conectividade do software com aparelhos da Sony é fantástica, nos permite jogar Playstation 4 com o controle remoto do console conectado via bluetooth ao smarthpone. 


Imagem: Internet

SMARTBAND: 

Um acessório que chega como brinde para usuários brasileiros é a Smartband, uma pulseira com dispositivo NFC e sensores biométricos que vai ser sua auxiliar para todas as horas. Ela é bonita e bem simples, não havendo display e apenas um botão. No entanto, ela possui uma função excelente que é, por exemplo, vibrar quando você recebe uma notificação no aparelho; este detalhe é bacana para ambientes em que você precisa manter o Z3 no modo silencioso, por exemplo. Ele também vibra com o despertador e nas ligações recebidas.

Ele é curvo para adaptar-se ao formato da mão, possui apenas uma entrada USB para recarregar sua bateria e três pequenos LEDs para lembrar você sobre qual modo ele está operando.

Faltou à Smartband um visor, ainda que minimalista, com as horas. Já que a pulseira está ali, não custava nada ter um relógio, não é mesmo?

O app LifeLog fica responsável por captar tudo que você faz no seu dia (passos, calorias, caminhadas, corridas, pedaladas, etc) e organizar dentro do aplicativo em uma espécie de linha de tempo. Você pode arrastar para trás e ver o que fez ontem às 22h, por exemplo.

[CATEGORIA]94[/CATEGORIA]

[BUY]14705,true[/BUY]É inegável que temos em mãos um dos melhores aparelhos do mercado, com design e arquitetura Premium, estrutura em alumínio e telas de vidro. O hardware do Xperia Z3 é invejável, um dos poucos aparelhos com 3GB de RAM, sua expansão SD também é excelente. Nem precisamos lembrar da câmera espetacular e todos os recursos que ela carrega consigo. Sem pensar que estamos falando de um aparelho que suporta ficar até 30 minutos debaixo da água.

Se você procura um aparelho top com especificações e moral dos grandes smartphones que temos para venda no Brasil, o Xperia Z2 é uma excelente opção. 

O Sony Xperia Z3 foi cedido por empréstimo pela Cissa Magazine.

[relatorio]