Mesmo que a empresa Samsung já tenha anunciado smartphones mais recentes, como o Galaxy S6 edge+ e o Galaxy Note 5, o Galaxy S6 segue em alta e com a moral lá em cima. O smartphone chegou em março com o melhor chipset do mercado atual e um dos design mais lindos. Será que vale a pena comprar um Galaxy S6? O S6 é muito diferente do S6 Edge? É o que vamos conferir a partir de agora.

O Galaxy S6 chegou aqui na redação do Oficina da Net via empréstimo pela Cissa Magazine.

[CATEGORIA]124[/CATEGORIA]

Você pode até questionar a fonte de inspiração da Samsung, dizer que ela copia concorrentes e essas coisas. Mas é inegável que a sul-coreana lançou dois dos aparelhos mais lindos já feitos por ela mesma. Tanto é que os novos modelos seguem o design atual.

Ele é construído em metal e vidro (Gorilla Glass 4 nas duas superfícies). Praticamente igual ao Galaxy S6 Edge (confira o review no link), o S6 apenas não possui as bordas arredondadas da tela como seu irmão. Outra pequena diferença está na posição do cartão nanoSIM. No S6 ele está na lateral, logo abaixo do botão de power. Já no Edge ele fica na parte de cima, liberando espaço para as "edges".

As bordas deste aparelho são de metal, inclusive, os os botões de power e dos volumes. O alto-falante externo fica na parte de baixo junto com a entrada USB 2.0, o microfone e a entrada para os fones de ouvido.

A traseira é protegida com vidro Gorilla Glass 4 e acomoda a câmera traseira de 16 megapixels, o flash, sensor de batimentos cardíacos e tudo mais. A câmera, aliás, está colocada em uma leve protuberância.

A parte frontal é a mais parecida com os demais smartphones da Samsung. Equipado com um display SuperAMOLED de 5,1 polegadas protegido também pelo vidro Gorilla Glass 4 e resolução qHD.

Dimensões

O Galaxy S6 tem um tamanho perfeito, suficiente para conter um display espetacular com resolução quadHD e ao mesmo tempo ser leve e confortável na sua pegada. Ele tem 143,3 mm de altura, 70,5 mm de largura e 6,8 mm de espessura. Além de encaixar perfeitamente nas mãos, o S6 pesa apenas 138 gramas.

[CATEGORIA]125[/CATEGORIA]

A sexta versão do carro-chefe sul-coreano possui o motor mais potente disponível atualmente. Um Samsung Exynos 7420 de 64-bit Octa-core. Estes oito núcleos estão subdivididos em dois processadores quad-core, um deles com 1,5 GHz Cortex A53 e outro com 2,1 GHz Cortex A57.

Para fazer o trabalho gráfico com maestria, a GPU Mali T760 trabalha com tranquilidade, mesmo sob pressão. Com toda essa potência os 3 GB de memória RAM são suficientes? Digo que mais do que isso. Em uso constante e diário, o Galaxy S6 não sofre nenhum tropeço ou engasgo, seja com games pesados e/ou o uso destemperado de redes sociais ou ainda uma rodada alucinante de séries e filmes através do Netflix. Nada disso foi capaz de ameaçar a tranquilidade do S6.

No review do S6 Edge, contei que o aparelho sofreu com uma falsa falta de memória durante uma partida de poker. Fato que não ocorreu com o S6. Gosto de pensar que o problema na ocasião não era o aparelho e sim o app, já que em nenhum outro app o problema apareceu. Se você costuma ler nossos reviews, verá também que citei algo parecido com o top de linha da LG, o G4 (confira o review aqui).

Voltando ao S6, reforço que o aparelho, quando muito, esquentou sua estrutura por conta do processamento em trabalho, mas bem menos que os Xperia, da Sony. Fora isso, todo o desempenho foi realmente invejável, fazendo jus ao preço cobrado por ele.

Benchmarks

Testes de benchmarks são sempre muito importantes para quem está de olho nos mínimos detalhes de um smartphone, tanto que virou um dos nossos pontos de referência no termômetro lá no rodapé deste review. O Galaxy S6 Edge já havia deixado a melhor impressão possível e registrada pelos aparelhos que testamos aqui no site. No entanto, o S6 superou com folgas o desempenho de seu irmão, ao menos nos nossos testes. Abaixo coloco três pontuações do smartphone no app AnTuTu - note que e uma delas ele marcou incríveis 67.169 pontos - supera em quase 10 mil pontos o Galaxy S6 Edge.

AnTuTu

Vellamo

3D Mark

[SPEC]15134,15005[/SPEC]

Display

Você já leu sobre o incrível display que a Samsung aplica no Galaxy S6. Agora vamos falar específicamente dele. Se você está procurando por um aparelho deste porte, terá uma tela superAMOLED com super brilho e resolução quadHD (2560x1440 pixels). Os 5,1 polegadas de Display, sob esta resolução, geram incríveis 577 pixels por polegada. Ou seja, é impossível ver pixelização ou pontos de luz na sua tela.

A tela é ideal para momentos de trabalho ou lazer, conferir uma leitura no Pocket ou assistir a série Narcos, no Netflix, por exemplo. No games, igualmente, o display cumpre seu papel e entrega ao usuário a melhor experiência possível em termos de imagem.

Sob a forte interferência da luz solar, no entanto, é preciso utilizar o brilho no máximo para enxergar alguma coisa.

Tanto o display como a superfície traseira são protegidas pelo vidro Gorilla Glass 4, diminuindo muito as chances do display se quebrar em uma possível queda. Mas nada de exagerar, viu?

Som

Lendo este review você lerá poucos pontos negativos do Galaxy S6. O som é um deles. Começando pela posição do alto-falante que fica na parte de baixo e é facilmente coberto pela mão direita quando estamos jogando ou assistindo a alguns vídeos.

Já os fones de ouvido são de excelente qualidade, intra-auriculares, correspondem ao intuito de levar o som com boa distinção entre graves e agudos.

Armazenamento

A versão brasileira do Galaxy S6 vem equipado apenas com 32 GB de memória interna. Fora do Brasil o aparelho pode ser adquirido ainda com 64 e 128 GB. Este fato é ruim para nós, meros brasileiros, já que o smartphone não possui slot para cartão SD.

Para compensar este contratempo, a Samsung disponibiliza para o novo usuário 130 GB de armazenamento em nuvem através do Onedrive (na imagem diz 100GB, mas no Samsung Gifts diz 130).

Durante o período em que fiquei com o smartphone, em momento algum tive medo de ficar com pouco espaço na memória interna. ;)

Conectividade

Por se tratar de um smartphone top de linha, não esperamos menos que todas as opções de conectividades disponíveis como WiFi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.1. LTE 4G, HSPA+, 3G, A-GPS/GLONASS e muito mais.

Sensores

A Samsung apresentou desde o Galaxy S5 o sensor biométrico. Posicionado junto ao botão home, o usuário pode utilizar o recursos para destravar a tela e até fazer compras com segurança. Na primeira tentativa era preciso deslizar o dedo de cima para baixo sobre o sensor. Pois no Galaxy S6 esse recurso está muito melhorado. Agora você precisa apenas tocar sobre o botão para que ele reconheça sua impressão digital.

Outro sensor que destoa dos concorrentes é o leitor de batimentos cardíacos localizado junto ao flash, na parte traseira. Com ele você pode medir a frequência cardíaca, aferir os níveis de estresse entre outras funcionalidades, como clicar para uma selfie.

Bateria

Existe sim outro ponto negativo neste aparelho. A bateria de 2550 mAh drena sua carga com facilidade sob uso intenso. É bem provável que você chegue em casa "respirando por aparelhos", caso tenha um compromisso no turno da noite. O fato compensatório é que você pode espetar o carregador Fast Charging e garantir mais de 20 a 30% de carga com pouco mais de 20 minutos na tomada.


Um dia porreta e outro nem tanto.

Câmera

Um dos hardwares mais requisitados para um smartphone é, sem dúvidas, uma câmera boa. A Samsung sempre entregou aos seus usuários câmeras de muita qualidade, principalmente para os aparelhos top de linha. O Galaxy S6 tem 16 megapixels em sua câmera traseira e abertura f1.9. As imagens podem ficar com resolução 5312x2988 pixels.

A abertura f1.9 significa que aparelho pode deixar objetos atrás do ponto focal totalmente desfocados. Confira a imagem para compreender melhor!


f1.9 com imagem de segundo plano bem próxima.

f1.9 com segundo plano mais distante.

Para quem gosta de fotografia, esta abertura só não é menor que a do LG G4, que tem 1.8. Mas a verdade é que todo mundo gosta de dar uma "desfocada" no fundo. ;)

As imagens feitas pelo S6 são incrivelmente agradáveis e com muita qualidade, ainda mais utilizando o modo HDR. Já com o Modo Pro, você pode modificar alguns parâmetros da imagem a fim de deixar a foto como preferir. É bem legal.


Imagem de ótima qualidade durante a noite.

Vontade de pegar com a mão estes pães.

Outro exemplo noturno.

Já a câmera frontal, de 5 megapixels, faz boas imagens e é capaz de suprir bem as necessidades de selfie que o usuário possa ter. Confira um exemplo.

Ainda falando da câmera, a traseira pode fazer vídeos de resolução 4K ou também em FullHD com 60 frames por segundo. Já a câmera frontal faz vídeos em fullHD. PS: usamos o S6 para fazer algumas imagens do Review do LG G4, confere lá.

[CATEGORIA]126[/CATEGORIA]

Durante os testes com o S6 tive uma boa notícia, uma atualização para o Android 5.1 Lollipop. Ele é encontrado no mercado - novo - com o Android 5.0. Um ponto bem positivo e sinal de que os usuários podem esperar, em breve, receber também o update para o Android 6.0, o recém lançado Android Marshmallow.

A Samsung utiliza ainda a famosa TouchWiz para personalizar seus produtos. O resultado disso é uma interface mais pesada que as demais, no entanto, com o S6 não senti este "peso" no dia a dia. A troca de apps é fluída e sem travamentos ou superaquecimentos desnecessários.

Junto dos aplicativos do Google - presentes em todos os smartphones com Android - a Samsung traz bons, e úteis, apps, como o S Health. O aplicativo é excelente para registrar quantos passos você fez no dia, controlar também sua pedalada ou corrida. É possível também fazer treinos e receber orientações para atingir a meta estabelecida. Você também pode controlar a quantidade de água e café que ingeriu no dia, por exemplo.

Destaque também para o Gerenciador inteligente, que permite ao usuário limpar tanto dados da memória RAM como também do armazenamento interno.

O usuário pode utilizar duas formas de adquirir e baixar aplicativos, Google Play e o Samsung Apps. Este segundo, aliás, possui uma promoção excelente para quem adquirir um Galaxy S6. São diversos aplicativos premium com tempo de uso gratuito, como o Endomondo, Evernote, OneDrive, Shazam, NYTimes, Pocket e muitos outros.

[CATEGORIA]127[/CATEGORIA]

[BUY]15134,true[/BUY]Se você chegou até aqui, percebeu que o Galaxy S6 tem muito mais pontos positivos do que negativos. O maior dos negativos já nem é mais tanto assim, o preço. Na época do lançamento você via o S6 por mais de R$ 3.299,00 e o S6 Edge por R$ 4.299,00. Hoje você pode encontrá-los na Cissa Magazine por R$ 2.176,99 e R$ 2.975,99, respectivamente.

Você viu que o smartphone é lindo e sofisticado, potente e capaz de suportar o trabalho pesado com facilidade, porém, peca na duração da bateria e podemos incluir aqui a memória interna limitada. No restante, temos um dos aparelhos mais bacanas e efetivos disponíveis no mercado nacional. Se você estiver disposto a desenbolsar a quantia de R$ 2175,99 na Cissa Magazine, saiba que a decisão é mais do que acertada. Se em outras tentativas de produzir o melhor aparelho a Samsung falhou, desta vez atingiu em cheio o ponto que queria. O Galaxy S6 é um aparelho que você merece ter em seu bolso.

[relatorio]