Quem imaginou que, quando a Samsung lançou um meio smartphone/meio tablet com tela gigante, ele chegaria em uma quinta edição? Na época (outubro de 2011), os smartphones ainda estavam com telas inferiores a 5" e não se imaginava muita coisa além disso, afinal, os tablets estava ali para atender os usuários que curtiam uma tela maior.

Porém, a desconfiança foi acabando quando vimos que estes phablets - como foram chamados tinham configurações tão robustas quanto os smartphones topline da época, ou seja, visavam um nicho específico de consumidores: aqueles que não abrem mão de desempenho e não se importam com um tela avantajada.

Bom, o fato é que o tamanho do display ficou tão familiarizado que hoje a diferença entre os tamanhos de tela não variam mais de meia polegada. Até concorrentes de peso entraram na onda e lançaram produtos semelhantes, com plus no nome.

[CATEGORIA]153[/CATEGORIA]

2015 foi um ano acertado pela Samsung. Em matéria de design os smartphones top de linha (S6, S6 Edge, S6 Edge+ e Note 5) tiveram o mesmo norte, ou seja, estrutura toda em metal com vidros Gorilla Glass 4 em ambas as superfícies. Os resultados são smartphones lindos e com a proteção adequada.

O Note 5 segue a linha dos outros smartphones que passaram aqui pela redação do Oficina da Net - confira os reviews do Galaxy S6 e do S6 Edge - e tem direfenças em relação ao seu antecessor, o Galaxy Note 4. Os sensores de proximidade foram parar do outro lado do alto-falante e a câmera ficou mais centralizada, por exemplo. Mas a grande mudança está na parte traseira, de onde não existe mais a possibilidade de sacar a tampa, nem de trocar a bateria.

O phablet tem característica inversa ao Galaxy S6 Edge. Ele possui cantos arredondados na superfície traseira e planas na frontal. O detalhe dá uma pegada extremamente agradável para o Note 5 que possui display de 5,7 polegadas.

A cor que recebemos é a Gold Platinum, lindíssima. Mas você pode escolher também pelo Black Sapphire e também a Silver Titanium.

Apesar de manter o mesmo tamanho de tela do Note 4, o Note 5 é menor em todas as medidas. O seu antecessor possui 153,5mm de altura, 78,6mm de largura e 8,5mm de espessura. Confira abaixo as medidas atuais do Note 5.

Na parte superior você encontra o slot para inserir o cartão nanoSIM de sua operadora. Junto dele está apenas o microfone que auxilia a identificar ruídos externos e melhora a qualidade das chamadas. As laterais são idênticas aos outros produtos da empresa sul-coreana, ou seja, de um lado está o botão power e do outro os controles de volume. Na parte de baixo estão a entrada USB, o conector para os fones de ouvido, os alto-falantes, o microfone principal e a caneta S-Pen. A caneta, inclusive, pode ser facilmente retirada do smartphone pressionando com o dedo sobre a mesma. Posteriormente falaremos em específico das funcionalidades práticas da caneta.

Na parte frontal a Família Note também recebeu o leitor de impressões digitais com muita precisão e eficácia. Outro ponto de destaque é que o display praticamente tangencia as bordas laterais, deixando um mínimo de espaço para segurança da tela.

Dentro da caixa você recebe ainda o cabo USB para transferência de dados e carregamento da bateria, o carregador com função Fast Charging, a chave para o slot de cartão nanoSIM e novas ponteiras para trocar em sua caneta S-Pen.

[CATEGORIA]154[/CATEGORIA]

Quer uma prova de que a Samsung acertou na construção do Chipset Exynos 7420 Octa-core? Ele está agregando força e desempenho para simplesmente TODOS os smartphones top de linha lançados pela sul-coreana, em 2015. Trata-se de um chiset com dois processadores quad-core, um Cortex A53 trabalhando com 1,5 GHz e um Cortex A57 que trabalha com 2.1 GHz. A placa que dá desempenho gráfico ao Note 5 é uma Mali-T760.

O Note 5 tem ainda 4 GB de memória RAM para oferecer máximo desempenho na alternância entre aplicativos e no multi-tarefa. Devo confessar que talvez o Note 5 tem aqui o seu único ponto fraco, já que em algumas oportunidades - com dezenas de apps abertos - o phablet se perdeu para ligar a tela.

Se você optar pela compra de um Galaxy Note 5, terá em suas mãos um smartphone capaz de rodar qualquer aplicativo da Play Store com absoluta tranquilidade. Os games que testamos para este review, como o Asphalt 8 Airborn, Modern Combat 5, Dengeous Hunter 5, Real Racing 3, Horizon Chace e outros, não tiveram nenhum momento de engasgo ou dificuldade de ação.

Aproveitando a deixa, você possui 32 GB de armazenamento interno e nada mais. O Note 5 não possui slot para inserção de cartão de memória. A solução é fazer uso de serviços em nuvem para administrar seus dados.

Acho que para os smartphones de hoje, o grande desafio é fazer tudo o que fazem sem esquentar a estrutura do aparelho em demasia, como ocorre com alguns concorrentes. O Note 5 aqueceu em dois momentos durante o tempo em que esteve aqui na redação: O primeiro - totalmente justificável - foi logo na primeira conexão e carregamento da bateria. Ao mesmo tempo em que recebia carga, ele fazia todo o backup de minhas informações e aplicativos. Acho que foi a primeira vez que senti um smartphone quente por inteiro. Saquei da tomada e a temperatura baixou.

O segundo caso é justamente quando você espeta o smartphone para carregar através do Fast Charging e sua potente saída com 9 volts. Mas vamos deixar para falar mais disso quando abordarmos especificamente a bateria.

O desempenho nos benchmarks também mostrou a excelente capacidade do conjunto de chipset do Note 5. No app AnTuTu, por exemplo, o Note 5 chegou a marcar 68.784 pontos, mais que o Galaxy S6 - que era nosso campeão neste quesito - com 67.169 pontos.

AnTuTu

3D Mark

Vellamo

Conectividade e Sensores

WiFi 802.11 a/b/g/n/ac (2.4/5GHz), MIMO, Bluetooth v 4.2 LE, ANT+, USB 2.0, NFC, A-GPS/GLONASS/BeiDou.

No Galaxy Note 5 possui os seguintes sensores: Acelerômetro, Proximidade, Luz RGB, Geomagnético, Giroscópio, Impressão digital, Barômetro, Hall, HRM.

Bateria

Em relação ao Galaxy Note 4, houve uma redução significativa da capacidade da bateria do Note 5. São 3000 mAh e não mais os 3220 mAh da versão anterior. No entanto a falta de mais potência está compensada pelo carregador Fast Charging - com saída de 9 volts e que rendem facilmente 40% de carga com pouco menos de 30 minutos.

A experiência prática é a mesma do Galaxy S6 e do S6 Edge, ou seja, você tem pelo menos 22 horas de uso moderado/intenso e brilho em 50%. Sob uso bem moderado dá para aguentar por um dia e meio. Se você suga seu smartphone e mantém a tela ligada por muito tempo, é bem provável que terá de usar o carregamento antes de chegar casa. 

Também dá para utilizar os sistemas de economia de energia para quebrar o galho em caso de você não ter o carregador por perto. Outra possibilidade para você estar com a bateria sempre em dia, é utilizar um carregador sem fio, por indução. Só que este carregador é acessório, portanto você deve adquirí-lo separadamente por aproximadamente R$ 250,00 (segundo site da Samsung).

Câmera

Um dos pontos fortes deste smartphone é certamente sua excelente câmera. A tecnologia é a mesma presente no Galaxy S6, um sensor de 16 megapixels com abertura f1.9 e o resultado é excelente. A qualidade da definição se tornou corriqueira para os topline da Samsung.

Na câmera frontal o sensor possui 5 megapixels com abertura f1.9 também. As selfies ficam excelentes. Dá para adicionar melhorias de pele, rosto fino e olhos grandes.


Com melhoramentos ativos - não vi melhoras.


Sem melhoramentos - ...

Como filmar em 4K ainda não está a nosso alcance, que tal filmar em 2K com taxa de 60 frames por segundo? Demais, não é mesmo? É claro que caso você tenha interesse, dá para fazer filmagens em 4K para usar na sua TV milionária. Você também pode filmar em 2K 30fps com a câmera frontal.

[SPEC]15611,16108,14808[/SPEC]

[CATEGORIA]155[/CATEGORIA]

Se há uma categoria que não precisamos gastar tanto tempo falando é da interface TouchWiz do Android 5.1.1 Lollipop. Ela está mais leve, isso é preciso dizer, mas ainda consome boa parcela da memória do Note 5 e ainda sofre em alguns momentos para alternar entre os aplicativos. Sem falar nos momentos em que, ao pressionar o botão de home, o aparelho simplesmente não respondeu imediatamente.

A atualização para o Android Marshmallow está garantida para este smartphone e para toda a família.

Os recursos embarcados com o Note 5 também estão presentes no Galaxy S6 e no S6 Edge. Destaque para o S-Pen que é exclusiva para a família Note, o S Health para controlar sua movimentação durante o dia e registrar atividades físicas. O S Voice também é um recurso que está melhor em relação as versões anteriores, mas ainda não ameaça a inteligência da Siri (Apple) e mesmo do Google Now.

A Samsung também oferece alguns aplicativos nativos para quem adquirir um Galaxy Note 5 como Word, Excel, Power Point, OneNote, OneDrive e o próprio Skype.

S-Pen

A canetinha está melhor que a vesão anterior, mais precisa e capaz de oferecer uma boa definição na escrita. É claro que eu, que nunca fui bom nos desenhos, não poderia fazer muita coisa produtiva neste quesito. O usuário que não está acostumado a utilizar uma S-Pen, acaba esquecendo de utilizá-la. Ocorreu comigo. O uso mais frequênte que tive foi através de alguns games.


NÃO INSIRA A S-PEN DESTA FORMA!

[CATEGORIA]156[/CATEGORIA]

[BUY]15611,true[/BUY]Não há dúvidas de que o Galaxy Note 5 é um dos grandes lançamentos de 2015. O design lindíssimo, o display incrível e o poder de fogo deste smartphone - somado às vantagens da S-Pen - tornam o Galaxy Note 5 uma das melhores opções de compra para este final de ano e certamente para 2016. O valor, no entanto, não é dos mais agradáveis, R$ 2.699,00 na Cissa Magazine. 

Com o display de 5,7 polegadas com tecnologia superAMOLED você tem um parceiro ideal para curtir filmes, séries e outros vídeos, além, é claro, de desfrutar dos melhores games. A excelente câmera rende ao usuário uma experiência em alta definição tanto para fotos como para vídeos. A única ressalva se dá em relação ao multi-tasking que sofreu em alguns momentos para alternar entre os aplicativos.

Participe da discussão e deixe o seu comentário. O Samsung Galaxy Note 5 foi cedido por empréstimo pela Cissa Magazine.

[relatorio]