Os dispositivos da linha Moto X, o Moto X Play, Moto X Style e Moto X Force, utiliza o Android praticamente puro. Diante disso, é natural que eles recebam a adição de alguns aplicativos.

Com apps nativos, se os usuários souberem aproveitar bem a experiência é possível fazer um excelente uso do seu telefone, com isto o usuário pode executar algumas ações com facilidade, como ouvir mensagens em voz alta enquanto dirige ou ainda encontrar o seu telefone celular no escuro.

Para os donos da linha Moto X, separamos algumas dicas que revelam alguns recursos especiais, vejam quais são.

Silenciar o aparelho

Reprodução/Paulo Alves

Reprodução/Paulo Alves

Alguns usuários não tem o costume de silenciar o seu telefone em certas ocasiões, como no cinema ou em uma reunião. Para resolver esta situação e não atrapalhar é possível programar o modo silencioso para uma hora específica, porém é preciso que o "evento" esteja marcado como compromisso no calendário com o horário preenchido.

Em seguida basta abrir o app Moto e acessar a função Assist e adicionar uma atividade no modo "Reunião" Depois selecione "Manter em silêncio". Não esqueça de deixar o calendário do celular atualizado sempre que for realizar uma tarefa que necessite do aparelho mudo.

Ouvir mensagem de voz enquanto dirige

Reprodução/Paulo Alves

Reprodução/Paulo Alves

Utilizar o celular enquanto dirige pode causar acidente, mas o Moto X permite ajudar e prevenir o usuário deste risco. Para ativar a função quando estiver dirigindo habilite a leitura de texto em voz alta do Assist, assim o telefone irá ler as SMS recebidas.

Para ativar esta função, abra o Assist e adicione o modo "Dirigindo", e certifique que a opção "Fale comigo" está ativada.

Ocultar notificações sigilosas

Reprodução/Paulo Alves

Reprodução/Paulo Alves

O modo tela é o recurso que permite visualizar as notificações sem que seja necessário ligar o display do aparelho, no entanto, existem momentos na qual o usuário não deseja que uma notificação seja visível. Para estes casos é possível utilizar o app Moto para que os outros aplicativos não mostrem os alertas.

Para esta função acesse "Tela" do app Moto e vá até "Selecionar aplicativos". Depois escolha na lista quais apps deseja ativar ou desativar e desmarque aquelas notificações que você deseja segredo.

Achar aparelho no escuro

Reprodução/Paulo Alves

Reprodução/Paulo Alves

O tela do Moto X não é ativada apenas quando mostradas as notificações, também quando o telefone é movimentado, ou ainda quando o dono passa a mão sobre o sensor de proximidade. Através do recurso é possível encontrar o aparelho no escuro sem precisar ligar para ele.

Para conseguir ativar esta função vá ao menu "Ações" do app Moto, na opção "Aproximar para Moto Tela". Por fim deixe a função ligada se deseja que o telefone acenda só ao aproximar as mãos do sensor.

Avisar quem está mandando mensagem ou ligando

Reprodução/Paulo Alves

Reprodução/Paulo Alves

Para quem deseja facilitar o dia a dia ou então está fazendo uma tarefa importante e não pode verificar o telefone a todo instante é possível configurar seu Moto X para ler SMS em voz alta e falar o nome de quem está ligando.

Para utilizar estão função vá ao app Moto e acesse função Assist e adicione um local. Depois marque sua localização no mapa quando estiver em casa e mande o Moto X ativar o modo "Fale comigo" sempre que você estiver no lugar determinado.

Peça ajuda em caso de perigo

Reprodução/Paulo Alves

Reprodução/Paulo Alves

O app Alerta, pré-instalado no Moto X, é extremamente útil, pois com apenas alguns toques na tela é possível enviar sua localização para um contato especificado anteriormente, ou ainda permitir que as pessoas acompanhem seus passos no mapa e possa lhe buscar ou tomar outras providências.

Para ativar essa função, abra o app e acesse "Siga-me", adicionando, em seguida, um contato para enviar o alerta.

Características dos dispositivos apresentados

Moto X Play

  • Sistema Operacional: Android 5.1.1 Lollipop;
  • Tela: 5.5 polegadas, 1080 x 1920 pixel, 401 ppi;
  • Câmera: 21 MP, 5 MP frontal;
  • Hardware: Chipset Qualcomm Snapdragon 615 MSM8939, Processador Quad-core 1.7 GHz Cortex-A53 + Quad-core 1.0 GHz Cortex-A53 com 2GB de RAM e 32 GB de memória (expansível até 128 GB);
  • Tamanho: 148 x 75 x 10.9 mm, 169 gramas;
  • Bateria: 3630 mAh.

Moto X Style

  • Sistema Operacional: Android 5.1.1 Lollipop;
  • Tela: 5.7 polegadas (1440 x 2560 pixel) 520 ppi;
  • Câmera: 21 MP, frontal 5 MP;
  • Hardware: Chipset Qualcomm Snapdragon 808, processador Dual-core 1.8 GHz Cortex-A57 + Quad-core 1.44 GHz Cortex-A53, 3 GB RAM E 32 GB de memória (expansível até 128 GB);
  • Tamanho: 153.9 x 76.2 x 11.06 mm, 179 gramas;
  • Bateria: 3000 mAh.

Moto X Force

  • Sistema Operacional: Android 5.1.1 Lollipop;
  • Tela: 5.4 polegadas, 1440 x 2560 pixel, 541 ppi;
  • Câmera: 21 MP, 5 MP frontal;
  • Hardware: Chipset Qualcomm Snapdragon 810 MSM8994, Processador Quad core 1.5 GHz Cortex-A53 + Quad core 2 GHz Cortex-A57 com 3GB de RAM e 64 GB memória ( expansível até 2 TB);
  • Tamanho: 149.8 x 78 x 7.6 mm, 169 gramas;
  • Bateria: 3760 mAh.

Confira o review dos smartphones Motorola que já passaram aqui pela redação do Oficina da Net.