A cada ano, ou em menos tempo até, eles surgem mais completos, com estilos diferenciados e com preços que nem sempre cabem em nossos bolsos. Para muitos, eles, os smartphones top de linha, são sim irresistíveis. E esse pessoal faz questão de estar sempre com o último lançamento de sua marca preferida. Bom para as fabricantes que, também por pensar nesses clientes, tentam sempre oferecer o modelo com características tão refinadas e, ao mesmo tempo, funcionais para encantar logo no primeiro toque.

Veja nosso ranking de Reviews

Para entender todo o trajeto dessa corrida entre as marcas que buscam a perfeição a cada lançamento de modelo top de linha, o Oficina da Net conversou com o Gerente Geral de Marketing de Celulares da LG Electronics do Brasil, Fabio Faria e com o Gerente Senior de Produto da divisão de Dispositivos Móveis da Samsung Brasil, Renato Citrini. 

OFICINA DA NET: De quanto em quanto tempo vocês lançam um smartphone top de linha?

LG: Temos trabalhado com grandes lançamentos anuais, acompanhando uma tendência natural do mercado de smartphones. Em 2012 trouxemos ao País o primeiro modelo da linha G e viemos atualizando o portfólio em sequência, com o LG G2 apresentado em 2013, LG G3 e o G Flex em 2014 e o LG G4 e o G Glex 2 em 2015.

SAMSUNG: A Samsung anuncia duas vezes por ano dois grandes lançamentos premium - um da Linha Galaxy S e outro da Galaxy Note.

ON: Trata-se de uma necessidade da marca, de atualização constante do mercado ou da demanda do cliente?

LG: Uma união de todas as coisas, mas, sobretudo, sobre o que os consumidores estão buscando. A LG é uma empresa de tecnologia e apresentar ao mercado modelos cada vez mais tecnológicos faz parte dos princípios da companhia, assim como o mercado sempre pede novidades. Trata-se de uma via de mão dupla.

SAMSUNG: A Samsung tem como filosofia "Inovação para todos" e isso permeia todas as categorias fazendo com que ofereçamos produtos para todos os perfis de consumidores. Este é um dos nossos diferenciais e um dos motivos pelos quais permanecemos no topo do mercado de tecnologia. Nós ouvimos e entendemos os anseios de nossos consumidores e, como disse, ano a ano buscamos aprimorar ainda mais os nossos smartphones.

ON: O que as pessoas mais precisam e também mais procuram em um smartphone: preço, qualidade, design, entre outros? Por quê?

LG: O smartphone é um item de uso diário e constante dos consumidores, por isso, é natural que as pessoas busquem aparelhos que, sobretudo, facilitem o dia a dia. A qualidade e a praticidade são, de longe, os principais itens procurados, mas uma boa câmera e um preço justo caminham lado a lado. Podemos dizer que o custo x benefício diz muito sobre a escolha de compra, por isso a LG trabalha entregando smartphones com muita tecnologia agregada em todas as faixas de preço para atingir o máximo do mercado.

SAMSUNG: Eu diria que são todas essas características aliadas a uma marca de tradição. O consumidor brasileiro é um dos mais exigentes e está sempre ávido por novas tecnologias. Por isso, não podemos deixar de oferecer as melhores soluções em todos os nossos produtos, sejam eles premium, como os smartphones da linha S ou dos recém-lançados Novo Galaxy A, ou high-end, caso dos smartphones da série J. Outro grande diferencial dos nossos smartphones são as câmeras, que são reconhecidamente as melhores do mercado. Preço também é muito importante e não pode ser ignorado. O que eu quero dizer com isso? O consumidor está disposto a pagar um pouco a mais em um smartphone, desde que ele perceba os benefícios agregados, ou seja, qualidade, design, tecnologia e marca de confiança.

ON: Qual é o perfil desse consumidor que busca sempre o modelo mais atualizado de smartphone? Como cultivar esse cliente?

LG: Sem dúvidas são os mais apaixonados por tecnologia. É um caminho natural as pessoas optarem por trocar seus smartphones por outros de melhor qualidade, mais atuais, mas a troca mais constante é feita mais pelas pessoas que realmente usam o aparelho para o desenvolver suas atividades diárias, seja na vida pessoal e/ou na profissional e sentem a necessidade de tecnologias melhores. Para cultivar esse público a LG vem trazendo anualmente novidades.

SAMSUNG: Os consumidores que buscam sempre estar atualizados são aqueles que buscam uma experiência completa aliado a um modelo premium, tanto pelos recursos inéditos que podem levar a melhor produtividade quanto pelo design diferenciado. E a melhor forma de cativá-los é sempre oferecer a melhor solução em tecnologia, design e inovação.

ON: Qual é a característica mais importante de um smartphone? Por quê?

LG: Todo o conjunto hardware e software faz diferença na apresentação de um smartphone. Acreditamos que de nada vale ter um processador muito potente sem uma boa tela, câmera ou com um design que não traz uma experiência de uso benéfica. Não há como pensar uma coisa separada da outra. Uma boa oferta deve ser feita mediante um bom equipamento em todos os sentidos.

SAMSUNG: Temos que entregar um conjunto de soluções e não apenas uma funcionalidade como diferencial. Quando introduzimos a tela curva no Galaxy S6 edge e no Galaxy S6 edge+, quebramos barreiras em design, mas aumentamos as funções de produtividade, por exemplo, permitindo visualizar aplicativos na lateral do aparelho. Ao mesmo tempo, disponibilizamos para o consumidor o melhor hardware, a melhor câmera e a melhor construção, aliando vidro e metal ao corpo do produto. Agora, como o Novo Galaxy A também estamos aliando o design que combina metal e vidro, a uma câmera de melhor qualidade e um processador octacore, que melhora ainda mais o desempenho do smartphone.

ON: O que vocês levam em conta quando pensam no próximo lançamento de celular de alto padrão? O que não pode faltar no aparelho? Por quê?

LG: A LG conta com um time de experts que estudam o mercado e trazem o que realmente o consumidor precisa, isso em qualquer linha de negócios. Para celular, que é uma frente que tem muita atualização e demanda, não é diferente. Atualmente, por exemplo, uma grande tendência são as selfies, por isso entregamos uma linha de celulares equipada com câmeras de alto padrão. Mas não limitada apenas aos smartphones top de linha. Nos preocupamos em trazer o melhor para todas as categorias. Para desenvolver os novos modelos, levamos em consideração sempre aprimorar o que já deu muito certo nas versões anteriores e incluir novas tecnologias para facilitar ainda mais a vida do consumidor.

SAMSUNG: Hoje o smartphone é a principal tela do nosso dia a dia. Logo, oferecer um smartphone que proporcione a melhor experiência ao consumidor é fundamental para continuar inovando, como fazemos em todos os nossos lançamentos. Quando falo em melhor experiência me refiro também a mais completa, melhor imagem, melhor construção e melhor hardware.

ON: Com tantas opções desses produtos o que torna os aparelhos diferenciados? Por quê?

LG: Cada linha da LG possui diferenciais competitivos. No LG G4, por exemplo, o grande diferencial está em suas ferramentas de câmera que fazem com que o usuário tenha uma experiência profissional na câmera do smartphone. Entre as inovações estão a lente com abertura F1.8, com um sensor que capta 80% mais luz ao atingir o objeto a ser fotografado, câmera traseira de 16MP e uma frontal de 8MP. Além disso, nossos smartphones contam com o exclusivo Smart Button, que é um botão que fica na parte traseira do aparelho que permite controlar volume e ligar o gadget e garante maior ergonomia de uso, além de outros diferenciais, como design sofisticado, com revestimento em couro, tela Quad HD IPS Quantum, Quick Selfie, flash frontal, entre outros.

SAMSUNG: Somos uma empresa que possui inovação em seu DNA e conseguimos oferecer aos consumidores sempre os melhores produtos. Ditamos tendências e nos tornamos referência no segmento. Identificamos, em 2011, a necessidade de ter telas grandes em smartphones com o lançamento do primeiro Galaxy Note. Hoje, o segmento de smartphones com telas acima de 5 polegadas é o que mais cresce no Brasil. Da mesma forma, desenvolvemos a S Pen, uma caneta para ser usado junto com o celular e contribuir para o aumento da produtividade. Hoje, outras empresas estão aderindo a essa característica que vem sendo muito bem aceita pelo consumidor.

ON: Qual foi o último lançamento, nesse segmento, da marca?

LG: O último lançamento da categoria foi o LG G4 e sua família, com o G4 Stylus e o G4 Beat. Por política interna da empresa não podemos comentar números, mas garantimos que os resultados foram além do esperado, com a aceitação máxima do consumidor com a alta qualidade dos produtos.

SAMSUNG: Nosso mais recente lançamento entre os smartphones premium foi o Novo Galaxy A 2016. Além dele, temos a família S, com o Galaxy S6, Galaxy S6 edge e Galaxy S6 edge+, além da família Note, como o Galaxy Note 5.

ON: Vocês acreditam que essa tendência de lançamentos, quase que anuais, deve continuar nos próximos anos?

LG: O mundo da tecnologia não para. Certamente as indústrias de tecnologia terão de se adequar ainda mais a realidade de sempre apresentar novidades realmente funcionais em curto espaço de tempo. A LG é importante nesse mercado e conta com uma equipe altamente capacitada para atender a demanda.

SAMSUNG: Mundialmente investimos no desenvolvimento de produtos inteligentes e conectados. Nós ouvimos nossos consumidores e entendemos que eles desejam produtos pioneiros, que ofereçam design aliados a recursos exclusivos. Sempre existem os usuários que querem as novidades em primeira mão, conhecidos como early adopters, e eles podem trocar de celular nesse prazo. Existem também aqueles que preferem esperar para adquirir um modelo específico, e esse tempo pode aumentar. O importante é estar preparado para atender as diferentes demandas de mercado e, apenas uma empresa sólida e líder de mercado como a Samsung, pode oferecer isso ao consumidor.

ON: Há quem diga que, em um futuro não muito distante, as pessoas deverão diminuir essa necessidade pelo aparelho novo, último lançamento, top de linha. Qual é sua opinião sobre isso?

LG: O que estamos vivenciando nos últimos anos nos diz o contrário, mas não podemos pensar que os cenários não possam mudar. A LG é uma multinacional com forte presença em centenas de Países e conta com uma equipe capacitada para desenvolver produtos e estratégias de vendas que caminham de acordo com as demandas de mercado. Caso isso aconteça, certamente teremos condições de nos adequar sem deixar de entregar sempre o melhor ao consumidor.

SAMSUNG: Nos últimos anos, temos investido fortemente no conceito de IoT (Internet das Coisas) criando produtos inteligentes e conectados, que geram e compartilham informações, de forma a transformar nossas casas e nossos escritórios em ambientes inteligentes. Posso citar o nosso smartwatch Gear S2, já na sua quinta geração, e que "conversa" naturalmente com nossos smartphones. O que há poucos anos parecia ficção cientifica, hoje já é uma realidade para a Samsung. Tudo se conversa. E a tendência é que as pessoas busquem cada vez mais produtos atualizados para trazer ainda mais praticidade e comodidade nas suas atividades diárias. Isso não significa dizer que os produtos serão mais simples. Internamente eles estarão cada vez mais tecnológicos, mas a nossa maneira de interagir com eles será cada vez mais natural.

ON: Por fim, qual é o ingrediente especial que faz com que a receita da sua marca na fabricação de smartphones seja um sucesso?

LG: O segredo é não ter segredo. É trabalhar com transparência, buscando antes de tudo ouvir o consumidor e entregar a ele tecnologias que realmente facilitem a vida. É pelo conceito "Life is Good" que a LG trabalha.

SAMSUNG: Nós ouvimos e entendemos os anseios de nossos consumidores e sempre oferecemos a melhor solução para eles.


Você adquire smartphones sempre que um novo produto é lançado ou opta por esperar uma melhor condição de compra e preço mais baixo? Participe nos comentários.