Os 17 erros mais comuns na Play Store e como resolvê-los

Sem dúvidas o Android é um sistema que oferece diversas maneiras de entretenimento e funcionalidades, e tratando-se de um smartphone com tantas opções é bem comum haver erros, pensando nisso separamos alguns dos erros mais comuns e como resolvê-los de forma simples.

Por | @Marllonvsouza Smartphones

É sempre muito bom baixar jogos e aplicativos para smartphones, principalmente quando são lançamentos não é? porém muitas vezes somos impedidos por alguns problemas que ocorrem durante o download ou atualização.

Veja também: os principais erros da Play Store e como resolvê-los.

Esses famosos "erros" muitas vezes não estão relacionados a problemas sérios de hardware ou seja, são simples ou pelo menos possíveis de serem resolvidos e o assunto da vez é a Google Play Store do Android. São mais de 1 Milhão de aplicativos disponíveis na Play Store sendo mais de 50 bilhões de downloads. E tratando-se de um smartphone com tantas opções é bem comum haver erros, que nos impedem de baixar jogos e aplicativos e até mesmo atualizá-los.

Confira os erros mais comuns da PlayStore e como resolvê-los neste post

Leia também:

E pensando nisso um usuário no Fórum do site XDA Developers, listou alguns dos erros mais comuns e como resolve-los sem precisar ir a uma assistência técnica, confira abaixo:

1º - Erro 101

Problema: Não é possível baixar apps ou atualizações, pois há muitos aplicativos instalados.

Solução: Apague apps e programas antigos e que não são mais usados;

2º - Erro 403

Problema: O download é impossível. Costuma ocorrer quando duas contas Google são usadas no mesmo aparelho para comprar aplicativos.

Solução: Entre na Google Play Store com a conta do Google correta;

  • Desinstale o aplicativo em questão;
  • Volte a buscar o aplicativo na Google Play e clique no botão de comprar (Também conhecido como botão de abrir).

Erro 403 - Solução nº 2
Erro 403 - Solução nº 2

3º - Erro 413

Problema: O download de aplicativos ou atualizações é impossível. Se você usa um proxy, lembre-se de que pode causar problemas com o aplicativo da Google Play Store. Veja como configurar o DNS no Android.

Solução: Em "Configurações > Aplicativos > Todos > Serviços Google" clique em "Apagar dados" e depois em "Forçar parada";

  • Faça o mesmo com o aplicativo da Google Play Store;
  • Limpe o cache do seu navegador.

4º - Erro 481

Problema: Erro na conta do Google.

Solução: Remover a conta e inseri-la novamente. Se não funcionar, tente fazer o login com outra Conta Google. 

Veja também como adicionar um novo usuário no Android.

5º - Erro 491

Problema: Impossível realizar downloads ou atualizações.

Solução: Remova sua Conta Google em "Configurações > Contas > Google";

  • Reinicie o dispositivo e adicione a conta novamente;
  • Nas Configurações, acesse os Aplicativos, em seguida a aba "Todos" e role a lista até encontrar "Google Play Services". Apague os dados e force a parada do serviço.

6º - Erro 492

Problema: É impossível instalar um aplicativo devido à memória cache Dalvik.

Solução: Em "Configurações > Aplicativos > Todos > Serviços Google, clique em "Apagar dados" e depois em "Forçar Parada".

  • Faça o mesmo no aplicativo da Google Play Store.
  • Obs. Se o problema não for solucionado, tente apagar o cache Dalvik. Para isso, entre no modo custom recovery (só se tiver root). Outra solução é fazer um wipe data/factory reset. Esta opção vale para todos os usuários e pode ser feita no modo recovery.

7º - Erro 495

Problema: Erro ao baixar aplicativos e jogos.

Solução: Remover os dados temporários e o cache da Google Play Store. Se não funcionar, remova a sua conta Google, reinicie o smartphone e adicione-a novamente.

8º - Erro 498

Problema: Interrupção de downloads da Google Play Store.

Solução: A memória cache do seu dispositivo está cheia. Apague alguns aplicativos desnecessários e elimine alguns arquivos que não fazem falta.

  • Em seguida, reinicie o smartphone em Recovery Mode (botão de aumentar volume, botão de ligar/desligar e de início (home). Feito isto selecione wipe cache partition movendo-se entre as opções com os botões de volume. Para confirmar use o botão de ligar/desligar.

9º - Erro 504

Problema: Aplicativo não pode ser transferido por erro.

Solução: Limpe o cache da Google Play Store. Se não funcionar, remova a sua conta Google, reinicie o smartphone e adicione-a novamente (mesma solução do problema 495).

10º - Erro 911

Problema: Aplicativo não pode ser baixado.

Solução: Apagar os dados da Play Store em "Configurações > Aplicativos > Todos";

  • Se não funcionar, use outra rede Wi-Fi.

11º - Erro 919

Problema: O download do aplicativo funciona, mas ele não abre depois de baixado.

Solução: Simplesmente não há mais espaço no seu Android. Elimine todos os dados desnecessários: músicas, vídeos ou aplicativos grandes.

Leia também:

12º - Erro 920

Problema: Erro ao baixar o aplicativo

Solução: Ative e desative a Wi-Fi;

  • Se não funcionar, remova a Conta Google e adicione-a novamente em "Configurações > Contas > Google";
  • Apague os dados, o cache e updates da Google Play Store em "Configurações > Aplicativos > Todos > Google Play Store".

13º - Erro 921

Problema: Não se pode baixar um aplicativo.

Solução: Tente apagar a memória cache do aplicativo da Google Play Store. Se não funcionar, tente apagar todos os dados do aplicativo, mas atenção: assim você perderá todas as configurações já feitas.

  • Como último recurso, remova a sua conta Google, reinicie o dispositivo e volte e inseri-la.

14º - Erro 923

Problema: O download é impossível: erro durante a sincronização da sua conta Google ou memória cache insuficiente.

Solução: Remova a sua conta Google; Apague alguns aplicativos inúteis e ative o dispositivo em Recovery Mode. Selecione wipe cache partition e reinicie o dispositivo; não se preocupe, nenhum dado pessoal será excluído.

  • Volte a inserir os dados da sua conta Google.

15º - Erro 927

Problema: O download é impossível. Uma atualização da Play Store está em andamento.

Solução: Espere uns minutos até que a Google Play Store termine sua atualização. Se o problema persistir, vá até Configurações > Aplicativos > Todos > Serviços do Google e clique em "Apagar dados" e depois em "Forçar parada".

  • Faça o mesmo com o aplicativo da Google Play Store.

16º - Erro 941

Problema: Erro ao realizar atualizações.

Solução: Limpar o cache da Google Play Store;

  • Limpar a pasta de downloads.

17º - Erro 961

Problema: Após baixar um aplicativo pago, não se pode instalá-lo e aparece o "erro desconhecido 961".

Solução: Peça o reembolso do aplicativo (sempre possível até 15 minutos depois de baixá-lo como opção na loja de apps do Google);

  • Apague os dados do aplicativo da Google Play Store em "Configurações > Aplicativos > Play Store > Apagar dados". Mas atenção: assim você perderá todas as configurações já feitas.

Se seguirem os passos acima corretamente os problemas relacionados a erro podem ser resolvidos de maneiras simples. Há situações em que um problema é causado devido a contratempos durante a instalação ou atualização de um aplicativo/sistema, nestes casos a única saída é usar o Hard Reset. Atenção: O Hard Reset excluirá todos os aplicativos, jogos, arquivos e dados do dispositivo retornando a sua configuração inicial de fábrica, antes de executa-lo faça um backup de seus documentos, fotos, músicas, vídeos e outros arquivos importantes. Veja mais dicas de Android.

Se os problemas persistirem mesmo depois de restaurar o dispositivo, entre em contato com a assistência do aparelho para um atendimento especializado. Lembrando que estes são apenas alguns dos erros mais comuns, caso você se depare com algum do qual não está nos descritos acima, mande-o nos comentários para que possamos analisá-lo e encontrar uma solução.

Recomendado
Siga nas redes
Mais compartilhados
O QUE LER EM SEGUIDA
Comentários
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar