Novamente estamos aqui para falar e analisar um smartphone da Sony. Pouco tempo atrás o Xperia Z3 era o smartphone carro-chefe da empresa Japonesa - que adota a estranha postura de soltar um novo aparelho a cada semestre. Em abril de 2015 o Xperia Z4 foi anunciado para o mercado asiático. O consumidor do mercado ocidental recebeu a partir de junho o renomeado Xperia Z3+ com melhorias sutis e pontuais.

Será que as modificações são suficientes? Vale a pena adquirir um desses? Acompanhe conosco e vamos descobrir. O preço sugerido de R$ 2.999,00 pelo Z3+ já pode ser encontrado por valores na média de R$ 2.599,00.

[CATEGORIA]137[/CATEGORIA]

Se há um quesito em que a Sony coloca a mão no fogo é o design de seus produtos. A linda combinação do alumínio com o vidro temperado dão ao Z3+, bem como a seus antecessores, um ar bem empresarial e sofisticado.

Os Xperia são diferente dos demais concorrentes, onde prevalecem linhas curvas para acomodar a pegada com a mão, a Sony insiste nas superfícies planas e lisas. O Z3+ ainda enxugou para 6,9 mm de espessura - o Z3 possui 7,3mm.

Ele possui duas placas de vidro temperado, uma na superfície frontal e outra na traseira. Esta proteção promete evitar que você tenha o display danificado em possíveis quedas. A estrutura em si é composta de alumínio, assim como seus antecessores. Nos quatro cantos - mais visados pelo chão - estão uma espécie de amortecedores para dissipar as vibrações excessivas que uma batida pode gerar.

Na antiga entrada USB e para os cartões nanoSIM e SD, a Sony realizou boas modificações. A primeira ideia foi reposicionar a entrada USB para a parte de baixo do smartphone, como já estamos acostumados a ver nos concorrentes. No Z3 era necessário abrir uma tampa lateral para recarregar a bateria. Em contrapartida, agora a entrada USB está mais exposta; certifique-se SEMPRE de que a entrada está completamente seca antes de colocar o smartphone para carregar.

As entradas do cartão microSD e para acomodar os dois nanoSIMs estão na lateral esquerda do Z3+, escondidas sob uma tampa para impedir que água e poeira ingressem nas entradas do smartphone. Ele possui as certificações IP65 e IP68 contra água e poeira.

[CATEGORIA]138[/CATEGORIA]

Para se dar bem no mundo dos smartphones topline, cada aparelho precisa mais que um processador poderoso, é preciso que a combinação de todos os componentes do hardware funcionem em harmonia. Com o Xperia Z3+ não é diferente.

O smartphone possui um dos chipsets mais capacitados do mercado atual, um processador polêmico por conta de seu superaquecimento, última tecnologia na GPU e 3 GB de memória RAM para fazer com que nenhum app ou game pesado, disponível na Play Store, seja suficiente para fazê-lo sobrecarregar.

O chipset é composto pelo Qualcomm Snapdragon 810 - poderoso processador que veio para substituir os anteriores 800, 801 e 805. Sua confirguração bate de frente com o Exynos 7 - produzido pela Samsung e integrado aos smartphones da familia Galaxy S6 (S6, S6 Edge, etc.) - no papel. Na prática o desempenho do segundo é melhor que o do primeiro.

Composto de oito núcleos (1 Cortex A57 quad-core de 2.0 GHz + 1 Cortex A53 quad-core de 1,5 GHz), o Chipset possui ainda o auxílio gráfico da GPU Adreno 430, que também é uma das mais recentes e avançadas placas gráficas existentes. Resultado disso? Desempenho invejável nas taferas do dia a dia, com games, emails, redes sociais, fotos e vídeos.

Nos testes de benchmark o aparelho se mostrou bastante proativo e teve excelentes resultados, não suficientes para incomodar o Galaxy S6, mas brigou de igual para igual com o LG G4, por exemplo. Confira as imagens:

AnTuTu

3D Mark

Vellamo

Se o desempenho é bom, por que este processador é polêmico? Queria que você pudesse sentir isso com as próprias mãos. A verdade é que todos os Xperia que passaram aqui pela redação do Oficina da Net (Z1, Z2, Z3) apresentaram um quadro de superaquecimento. Sempre pensei que o problema se dava devido ao alumínio da carcaça e o vidro temperado esquentarem com mais facilidade. Porém, o Galaxy S6 também, hoje, possui os mesmos materiais e ainda assim não esquenta a ponto de incomodar o usuário.


Imagem meramente ilustrativa. ;)

Display

A qualidade dos displays apresentados pela Sony são sempre dignos de destaque, a tecnologia TRILUMINOS fornece uma tela incrívelmente iluminada e agradável. Outra tecnologia disponível é a X-Reality, que melhora a qualidade de visualização de fotos e vídeos, aumentando a clareza e as deixando mais nítidas.

O display FullHD (1920x1080) possui tecnologia LCD IPS de 5,2 polegadas. Nos concorrentes mais diretos, normalmente, temos telas com resolução qHD (2560x1440). A resolução do Z3+ somada com o tamanho do display geram 423 pixels por polegada na imagem, portanto, nitidez de sobra para não avistar pixels na tela. Você terá em suas mãos um excelente companheiro para curtir uns filmes e desestressar com games, graças as incríveis imagens que o smartphone produz.

Som

Em muitos smartphones testados aqui, uma das grandes reclamações fica no quesito som, mesmo quando possuem ótima qualidade, dependendo da pegada, o som acaba abafado pela má posição dos alto-falantes. Com o Z3+ esse não é um problema, já que as duas saídas de áudio (estéreo) ficam praticamente escondidas nas arestas superior e inferior.

Os fones que acompanham o kit do Xperia Z3+ também são de boa qualidade. Confesso que não os acho ergonomicamente confortáveis, mas a qualidade do som é excelente.

Armazenamento

32 GB de armazenamento interno é suficiente para você? Não? O sistema ainda ocupa uma boa quantia deste espaço, então você pode utilizar um cartão microSD de até 128 GB. Além de tudo isso, se você já está familiarizado com armazenamento em nuvem, dificilmente sofrerá com a falta de memória no celular.

Conectividade

Evidente que as mais completas formas de conectividade também estão disponíveis no Xperia X3+, como: Bluetooth 4.1 / DLNA / AGPS/GLONASS / USB 2.0 / Suporte ANT / GSM GPRS / UMTS HSPA+ (3G) / LTE (4G) / MIRACAST.

Bateria

Eis agora um ponto que regrediu em relação ao Xperia Z3. Antes o smartphone vinha com 3100 mAh e agora com 2930 mAh. Talvez isso explique também a redução da espessura do Z3+. Mas e como fica o desempenho? Nos testes de uso diário moderado, ou seja, com redes sociais, fotos, games e uns minutos de música, a bateria do Z3+ durou praticamente 33 horas.

Sob uso mais intenso o desempenho cai pra um dia chegando por volta da meia-noite com pouco menos de 20% de bateria. A Sony possui também bons modos para poupar bateria, como o modo Stamina, Ultra Stamina e o Modo Bateria Fraca. Com eles você dá um jeito - mesmo que na marra - de chegar em casa com o telefone ainda ligado.

O ponto negativo é que você praticamente depende da boa vontade da bateria para não ficar na mão. Acontece que o carregador do Z3+ não possui função Fast Charging (existente nos produtos da Samsung e Motorola) e, digo para você, depois de utilizar um carregador fast charging, você ficará mal acostumado. A bateria do Z3+ demora quase quatro horas para efetuar uma carga completa.

Câmera

Dono de uma das câmeras mais potentes e semelhantes a uma câmera fotográfica digital de verdade, o Xperia Z3+ carrega a mesma quantidade de pixels da câmera do Z3, 20.7 megapixels com o sensor Exmor RS de 1/2.3" de tamanho. A câmera traseira consegue fotografar em modo automático até com ISO 12800 - significa que o sensor é capaz de captar mais luz em locais desfavorecidos, gerando boas imagens em ambientes de pouca luz.


Boa luz.

Pouca luz.

O botão específico para capturar imagens possui dois estágios, o primeiro para ajustar o foco do objeto principal, o segundo estágio é o realmente captura a imagem. Este recurso só existe nos aparelhos desenvolvidos pela Sony.

Na câmera frontal um upgrade, os anteriores 2.2 megapixels deram lugar a 5MP com uma lente de 25mm para que todos caibam na selfie.

De qualquer forma não senti firmeza nesta câmera, mesmo em ambientes bem iluminados - como em nossa redação - a câmera parece ter sofrido com falta de luz. O resultado: fotos pixelizadas. Outra coisa que não curti é o modo que deixa sua pele como a de uma boneca vir ativado de forma nativa. Para desativar você precisa entrar nas configurações da câmera. Se eu quiser utilizar este recurso, eu o ativaria, não é mesmo, Sony?

Durante os testes e um passeio pelos modos de câmera, constantemente o smartphone avisa que a temperatura está subindo e o app pode ser fechado por segurança. Que chato. =(

Falando nos modos de câmera, a família Xperia é boa nisso, tem diversos modos nativos e ainda a possibilidade de fazer download de outros modos. Vale a pena conhecer. Deixa até eu mostrar pra vocês os modos de câmera. ¬¬ Bom, o modo automático inteligente é excelente, talvez o melhor das câmeras que já testamos por aqui. Você também pode utilizar o modo Máscara para brincar com os amigos; pode tirar fotos com som, colocar seu rosto (câmera frontal) na foto que está tirando com a câmera traseira e muito mais.

Deixo este artigo ao lado para que você veja algumas dicas para melhorar suas fotografias com o smartphone. O artigo contém régras básicas e dicas valiosas, pode acreditar.

Com o modo manual podemos alterar a intensidade da luz e o balanço de branco. Nada mais. É pouco perto do que outros aparelhos como LG G4 e o Zenfone 2 podem fazer com este modo. Confira os respectivos reviews para conferir.

[CATEGORIA]139[/CATEGORIA]

Já de fábrica com Android Lollipop 5.0, o Xperia Z3+ promete ser atualizado em breve para a nova versão do Android, o Marshmallow. Dentro do smartphone, não há dezenas de apps que você é obrigado a conviver, como ocorre com muitas marcas. Aqui você possui apenas uma loja própria da da Sony, o What’s New, de onde pode baixar aplicativos, músicas, games (inclusive para o Playstation).

Você também pode controlar as atividades diárias através do Lifelog, que detecta e registra tudo que você fez com o smartphone e organiza esses dados em uma linha de tempo.

Na prática o desempenho é extremamente fluído e operante, sem travamentos, apenas o já famigerado aquecimento.

[CATEGORIA]140[/CATEGORIA]

Temos aqui um excelente smartphone, capaz de rodar todos os aplicativos da Play Store sem problemas de desempenho, porém, sob uso intenso ele vai ferver em suas mãos, fato que pode mudar sua opinião positiva sobre este smartphone.

Ele pode ser encontrado em promoções por valores abaixo dos R$ 2.599,00, embora o preço anunciado pela fabricando beirava os 3 mil (R$ 2.999,00). Não há dúvidas que a experiência com este smartphone fica prejudicada graças ao superaquecimento, se você não liga para isso e confia nos produtos da Sony, este é uma das melhores opções.

A soma de Chipset, conjunto de câmeras e display de brilho magnífico deixam o Xperia Z3+ entre os 5 melhores smartphones que já passaram aqui pela redação do Oficina da Net.

Se você possui um, ou deseja adquirir um Z3+, deixe seu comentário. Da mesma forma, se você encontrou um erro ou informação equivocada, deixe-nos saber e corrigir. Até a próxima.

[relatorio]