A Sony sempre priorizou a qualidade em todos os seus produtos, com seus smartphones não foi diferente. Depois do Xperia Z Ultra, a Sony apresentou o Z1 com diversos complementos e ainda melhor que seu antecessor. O Z1 tem uma tela de 5 polegadas que encaixa muito bem em sua mão, mesmo sendo um aparelho grande; tem corpo de alumínio e vidro. Você vai ver a seguir que ele é um excelente aparelho e chega para lhe proporcionar belíssimas fotos e recursos próprios. O aparelho chegou com preço inicial "salgado" de R$ 2.399,00, no entanto, hoje, é possível encontrá-lo nas lojas de varejo por aproximadamente R$ 1.900,00. Será que, perante este preço, o desempenho do Xperia Z1 é equivalente aos concorrentes? Vale a pena adquiri-lo? É o que você verá review a seguir.

Peguei o aparelho e tratei de atualizar tudo que era possível, incluindo o sistema operacional (4.2 para 4.3 Jelly Bean). Ao cadastrar a conta, o sistema tratou de fazer download de todos os apps que tinha no outro smartphone, a fim de não de deixar perder nada. Muito bacana.

Caixa

Discreta, apesar de larga, a caixa segue o padrão de qualidade e suavidade que a Sony imprime em todos os seus aparelhos. Na parte frontal, uma imagem ilustrativa do Z1 com alguns dos recursos específicos da Sony para seus aparelhos. Como a fabricante é patrocinadora da Copa do Mundo no Brasil, o logo do evento vem estampada na caixa.

Na parte traseira temos algumas variações de cor (não disponíveis para o Brasil) e algumas das tecnologias de que vamos falar mais tarde, como a capacidade da câmera, tamanho, etc. Dentro da caixa, acompanham os fones, cabo para transferência de dados e de energia, o carregador e os manuais.

Design

O Xperia Z1 é produzido com um corpo de alumínio e duas "chapas" de vidro temperado, na frente e atrás. Tem cantos arredondados que dão suavidade ao aparelho. O estilo é característico dos smartphones produzidos pela Sony. É um smartphone muito bonito e estiloso. Como ele é à prova d'água, quase todas as "janelas" do Z1 têm um isolamento para quando você for brincar com o gadget submerso. Digo "quase" porque a entrada para os fones de ouvido é totalmente aberta, no entanto, fique tranquilo, está tudo funcionando depois do banho.

Dimensões

Se você nunca teve um smartphone com mais de 5 polegadas, pode se sentir incomodado com a presença do Z1, mas é questão de tempo até você sentir que ele tem um tamanho bom para tudo. Com uma altura de 144,4 x 73,9 de largura e 8,5 de espessura, o Xperia tem um tamanho considerável, mas ao mesmo tempo útil. O display, infelizmente, não preenche todo o espaço que poderia preencher, o que dá para afirmar que o smartphone poderia ser um pouco menor. Mesmo assim, ele é fino e os 169 gramas não serão um "peso" extremo para carregar. O crédito para este peso é, justamente, o alumínio e o vidro.

Display

Espera-se que a Sony utilize sempre tecnologia suficientemente semelhante à utilizada nos televisores famosos da linha Bravia e temos no Zperia Z1, um display com cores muito vivas e bonitas. O display usa tecnologia TRILIMINOS Full HD de 5 polegadas para celular. Além do mais, usa o X-Reality para a câmera. Este display tem resolução d 1920 x 1080 pixels e quase 17 milhões de cores, isto gera um total de 441 pixels por polegada. É muitíssima qualidade.


Foto: Sony

A tela é extremamente boa, com intensidade de cores realmente impressionantes. Seria realmente interessante se o display acompanhasse as bordas do aparelho. Outro "pecado" é painel LCD utilizado pela empresa japonesa, responsável por não permitir que você tenha um ângulo de visão muito bom. Como costumo verificar as horas e  notificações durante a noite, era preciso pegar o aparelho e virá-lo totalmente de frente para mim a fim de ver as horas, por exemplo.

Sistema

Como você já leu anteriormente, o Xperia Z1 chega atualizado com o sistema Android 4.3 Jelly Bean, sofre algumas alterações - padrão da Sony em seus respectivos aparelhos, mas nada que torne inconveniente o uso do aparelho. É possível que durante o primeiro semestre deste ano, todos os smartphones high-end da Sony recebam a atualização para o Android 4.4 KitKat. Mais um ponto interessante e muito importante, uma vez que, além de um smartphone potente, você tem em mãos o mais recente sistema operacional móvel.

Desempenho

Em se tratando de um top de linha, é quase  óbvio dizer que o Xperia Z1 responde rapidamente a todos os seus comandos, o sistema flui naturalmente com o auxílio da memória RAM de 2GB e o processador Qualconn  Snapdragon 800 Quad-core de 2,2 GHz. Seja com todas as redes sociais em andamento, seja com jogos pesados ou vendo filmes, o Z1 comporta-se elegante. Passei alguns minutos jogando Flappy Bird e alternando entre as redes sociais, apesar de aquecer, o Z1 ficou sereno enquanto exercia todas estas funções.

Além desta capacidade de processamento, os gráficos de vídeo utilizados no Xperia Z1 são de arrasar. O chip Adreno 330 GPU, totalmente atualizado, é capaz de turbinar o aparelho para suportar jogos bem pesados e ainda salvar um pouco de bateria. Em comparação com o modelo antecessor, o Adreno 320, esta GPU atropela em 50% de desempenho superior.

Com 16GB de memória interna (valor comum entre os aparelhos de ponta), é possível utilizar o Xperia com naturalidade e armazenar bastante coisa, porém, como vivemos num mundo Full HD, você pode inserir um cartão SD de até 64GB na lateral. Sendo assim, o Xperia Z1 lhe possibilita um grande espaço de memória.

Câmera

A Sony capricha em suas câmeras, grande parte deste capricho você pode ver na supercâmera de 20.7 megapixels e abertura 1/2.3. A abertura é responsável pela quantidade de luz que o sensor consegue captar, neste caso, bastante luz. O sensor utilizado pela companhia é o Exmor  RS e uma lente G, da Sony, que auxilia nesta captação de luz; na prática tudo isto se aplica para fotos diurnas, porém nas noturnas, infelizmente, o sistema deixa a desejar. Além disso, o sistema Bionz para mobile, que é um mecanismo inteligente de processamento de imagens, funciona para eliminar ruídos das imagens. As fotos feitas com o Z1 são boas, excelentes de dia, medianas à noite.

A Sony também mandou bem nos recursos adicionais para a câmera, como o reconhecimento de cena automático, Modo manual, Info-Eye, Social Live, Timeshift Burst, AR Effects, Efeito Foto, Carrer Panorama e a conectividade com o Evernote. Você pode ainda baixar e incluir novos aplicativos na câmera através do Sony Select..


Foto: Sony

Entre este recursos, gostei muito do Info-Eye, em que você fotografa um determinado lugar e o aparelho pesquisa na internet todas as informações da imagem. Exemplo: fotografar o nome de um carro. Basta esperar e ver tudo sobre aquele nome.

Além disto, o Social Live faz de você um verdadeiro vloger, podendo gravar vídeos e postar diretamente em seu Facebook. Já o Efeito AR coloca animações na tela do smartphone, com ele dá para criar imagens legais. Com o Timeshift Burst você capta 61 imagens em 2 segundos, podendo escolher a imagem perfeita para utilizar.

Como de praxe, a câmera frontal não é das melhores, mas se sai bem. Você também pode tirar aquela "selfie" com a câmera traseira, graças ao botão físico de acionamento da câmera.

Bateria 3.000 mAh

Um dos pontos em que a Sony merece nota destaque é a capacidade de duração da bateria do Xperia Z1. Uma combinação quase perfeita entre processamento rápido e otimização de carga faz com que o Z1 seja um dos aparelhos topline mais duráveis do mercado. Com os 4 núcleos de processamento funcionando de forma independente, o consumo da bateria fica extremante elevado. Usando Wi-Fi  e todas as notificações ligadas todo o tempo, foi impossível ficar sem bateria, inclusive nos 20% finais - em que meu velho aparelho (Galaxy S) drena a bateria rapidamente - a bateria do Z1 foi surreal.

Um recurso bacana do Xperia Z1 é a "Stamina" - recurso especializado para aumentar em até 4x a duração normal da bateria do Z1. Este modo funciona da seguinte forma: desliga temporariamente os recursos que consomem mais energia e os mantém em stand-by enquanto o display do Z1 está desligado. Quando você pressiona um botão, estes recursos voltam à ativa. Lembrando que as notificações continuam sendo recebidas.

Recursos exclusivos

Você já ouviu falar e vamos reafirmar, o Xperia Z1 é incrível quando você se lembra de que ele pode cair na água. A ideia da Sony é precaver os sustos e diversões da vida, como cair na piscina ou tomar um banho de chuva inesperado. Claro que esta regalia não é impermeável eternamente; o aparelho é capaz de suportar 30 minutos dentro d'água com profundidade de até 1,5 metro. Já dá para brincar bastante.

Walkman, Album, Filmes e Sony Select

Estes recursos pré-instalados no Xperia Z1 vão ajudá-lo em muitas coisas, como ouvir música com o famoso Walkman. Ele é o tocador oficial deste aparelho, muito simples de usar. Ainda dentro do Walkman, é possível ouvir streaming com o Music Unlimited - que também é um recurso exclusivo da Sony para você.

O álbum de fotos Sony é bem bacana, mas você vai ter de ficar escolhendo constantemente se quer usar o app da companhia japonesa ou o álbum nativo para Android, o que é bem chatinho. Já o app Filmes é um recurso interessante e não presente diretamente no Android - que roda vídeos diretamente no álbum padrão.

O Sony Select nada mais é que uma loja interna da Sony, nela você pode baixar aplicativos e reforçar os recursos de câmera que apresentamos anteriormente.

O sistema de menus do Xperia Z1 é bastante didático e simples, basta realizar um efeito de pinça com os dedos e podemos alterar o menu "home", navegar pelas telas e alterar temas, papéis de parede, aplicativos e widgets.

Outros recursos bacanas são as janelas flutuantes, como escrever um lembrete, cronômetro, calculadora, lembrete de voz ou um atalho de captura de tela.

TV digital

Um detalhe pouco investido hoje em dia nos fabricantes de smartphone e incluído no Z1 pela Sony é um dispositivo para rodar a TV digital. A qualidade não é de uma TV realmente digital, mas quebra um bom galho para quem quer conferir a novela ou o jogo do seu time do coração. O Z1 ainda tem rádio FM.

Vale a pena?

[BUY]12408,true[/BUY]Somando as configurações de peso e o desempenho correspondente; qualidade de vídeo (tanto para visualizar quanto para captar imagens) impecável; autonomia da bateria excelente e recursos exclusivos da Sony, o Xperia Z1 está no patamar dos melhores smartphones do mercado brasileiro e mundial. O preço atual de R$ 1900,00 (em média) nas lojas de varejo também é aceitável. Se você procura um smartphone potente, veloz e com câmera muito boa, o Xperia Z1 foi feito pra você. Aos amantes de produtos Sony, não há melhor alternativa.

[relatorio]