Review Xperia Z1 - Sony

Um smartphone à prova d'água, com hardware e câmera potentes, TV digital e até rádio FM. Você vai gostar do Xperia Z1.

Por | @marciobohrer Smartphones

A Sony sempre priorizou a qualidade em todos os seus produtos, com seus smartphones não foi diferente. Depois do Xperia Z Ultra, a Sony apresentou o Z1 com diversos complementos e ainda melhor que seu antecessor. O Z1 tem uma tela de 5 polegadas que encaixa muito bem em sua mão, mesmo sendo um aparelho grande; tem corpo de alumínio e vidro. Você vai ver a seguir que ele é um excelente aparelho e chega para lhe proporcionar belíssimas fotos e recursos próprios. O aparelho chegou com preço inicial "salgado" de R$ 2.399,00, no entanto, hoje, é possível encontrá-lo nas lojas de varejo por aproximadamente R$ 1.900,00. Será que, perante este preço, o desempenho do Xperia Z1 é equivalente aos concorrentes? Vale a pena adquiri-lo? É o que você verá review a seguir.

Peguei o aparelho e tratei de atualizar tudo que era possível, incluindo o sistema operacional (4.2 para 4.3 Jelly Bean). Ao cadastrar a conta, o sistema tratou de fazer download de todos os apps que tinha no outro smartphone, a fim de não de deixar perder nada. Muito bacana.

Caixa

Discreta, apesar de larga, a caixa segue o padrão de qualidade e suavidade que a Sony imprime em todos os seus aparelhos. Na parte frontal, uma imagem ilustrativa do Z1 com alguns dos recursos específicos da Sony para seus aparelhos. Como a fabricante é patrocinadora da Copa do Mundo no Brasil, o logo do evento vem estampada na caixa.

Na parte traseira temos algumas variações de cor (não disponíveis para o Brasil) e algumas das tecnologias de que vamos falar mais tarde, como a capacidade da câmera, tamanho, etc. Dentro da caixa, acompanham os fones, cabo para transferência de dados e de energia, o carregador e os manuais.

Review Xperia Z1 - Sony

Design

O Xperia Z1 é produzido com um corpo de alumínio e duas "chapas" de vidro temperado, na frente e atrás. Tem cantos arredondados que dão suavidade ao aparelho. O estilo é característico dos smartphones produzidos pela Sony. É um smartphone muito bonito e estiloso. Como ele é à prova d'água, quase todas as "janelas" do Z1 têm um isolamento para quando você for brincar com o gadget submerso. Digo "quase" porque a entrada para os fones de ouvido é totalmente aberta, no entanto, fique tranquilo, está tudo funcionando depois do banho.

Review Xperia Z1 - Sony

Dimensões

Se você nunca teve um smartphone com mais de 5 polegadas, pode se sentir incomodado com a presença do Z1, mas é questão de tempo até você sentir que ele tem um tamanho bom para tudo. Com uma altura de 144,4 x 73,9 de largura e 8,5 de espessura, o Xperia tem um tamanho considerável, mas ao mesmo tempo útil. O display, infelizmente, não preenche todo o espaço que poderia preencher, o que dá para afirmar que o smartphone poderia ser um pouco menor. Mesmo assim, ele é fino e os 169 gramas não serão um "peso" extremo para carregar. O crédito para este peso é, justamente, o alumínio e o vidro.

Review Xperia Z1 - Sony

Display

Espera-se que a Sony utilize sempre tecnologia suficientemente semelhante à utilizada nos televisores famosos da linha Bravia e temos no Zperia Z1, um display com cores muito vivas e bonitas. O display usa tecnologia TRILIMINOS Full HD de 5 polegadas para celular. Além do mais, usa o X-Reality para a câmera. Este display tem resolução d 1920 x 1080 pixels e quase 17 milhões de cores, isto gera um total de 441 pixels por polegada. É muitíssima qualidade.

Review Xperia Z1 - Sony
Foto: Sony

A tela é extremamente boa, com intensidade de cores realmente impressionantes. Seria realmente interessante se o display acompanhasse as bordas do aparelho. Outro "pecado" é painel LCD utilizado pela empresa japonesa, responsável por não permitir que você tenha um ângulo de visão muito bom. Como costumo verificar as horas e  notificações durante a noite, era preciso pegar o aparelho e virá-lo totalmente de frente para mim a fim de ver as horas, por exemplo.

Sistema

Como você já leu anteriormente, o Xperia Z1 chega atualizado com o sistema Android 4.3 Jelly Bean, sofre algumas alterações - padrão da Sony em seus respectivos aparelhos, mas nada que torne inconveniente o uso do aparelho. É possível que durante o primeiro semestre deste ano, todos os smartphones high-end da Sony recebam a atualização para o Android 4.4 KitKat. Mais um ponto interessante e muito importante, uma vez que, além de um smartphone potente, você tem em mãos o mais recente sistema operacional móvel.

Desempenho

Em se tratando de um top de linha, é quase  óbvio dizer que o Xperia Z1 responde rapidamente a todos os seus comandos, o sistema flui naturalmente com o auxílio da memória RAM de 2GB e o processador Qualconn  Snapdragon 800 Quad-core de 2,2 GHz. Seja com todas as redes sociais em andamento, seja com jogos pesados ou vendo filmes, o Z1 comporta-se elegante. Passei alguns minutos jogando Flappy Bird e alternando entre as redes sociais, apesar de aquecer, o Z1 ficou sereno enquanto exercia todas estas funções.

Review Xperia Z1 - Sony

Além desta capacidade de processamento, os gráficos de vídeo utilizados no Xperia Z1 são de arrasar. O chip Adreno 330 GPU, totalmente atualizado, é capaz de turbinar o aparelho para suportar jogos bem pesados e ainda salvar um pouco de bateria. Em comparação com o modelo antecessor, o Adreno 320, esta GPU atropela em 50% de desempenho superior.

Com 16GB de memória interna (valor comum entre os aparelhos de ponta), é possível utilizar o Xperia com naturalidade e armazenar bastante coisa, porém, como vivemos num mundo Full HD, você pode inserir um cartão SD de até 64GB na lateral. Sendo assim, o Xperia Z1 lhe possibilita um grande espaço de memória.

Câmera

A Sony capricha em suas câmeras, grande parte deste capricho você pode ver na supercâmera de 20.7 megapixels e abertura 1/2.3. A abertura é responsável pela quantidade de luz que o sensor consegue captar, neste caso, bastante luz. O sensor utilizado pela companhia é o Exmor  RS e uma lente G, da Sony, que auxilia nesta captação de luz; na prática tudo isto se aplica para fotos diurnas, porém nas noturnas, infelizmente, o sistema deixa a desejar. Além disso, o sistema Bionz para mobile, que é um mecanismo inteligente de processamento de imagens, funciona para eliminar ruídos das imagens. As fotos feitas com o Z1 são boas, excelentes de dia, medianas à noite.

A Sony também mandou bem nos recursos adicionais para a câmera, como o reconhecimento de cena automático, Modo manual, Info-Eye, Social Live, Timeshift Burst, AR Effects, Efeito Foto, Carrer Panorama e a conectividade com o Evernote. Você pode ainda baixar e incluir novos aplicativos na câmera através do Sony Select..

Review Xperia Z1 - Sony
Foto: Sony

Entre este recursos, gostei muito do Info-Eye, em que você fotografa um determinado lugar e o aparelho pesquisa na internet todas as informações da imagem. Exemplo: fotografar o nome de um carro. Basta esperar e ver tudo sobre aquele nome.

Review Xperia Z1 - Sony

Além disto, o Social Live faz de você um verdadeiro vloger, podendo gravar vídeos e postar diretamente em seu Facebook. Já o Efeito AR coloca animações na tela do smartphone, com ele dá para criar imagens legais. Com o Timeshift Burst você capta 61 imagens em 2 segundos, podendo escolher a imagem perfeita para utilizar.

Review Xperia Z1 - Sony

Como de praxe, a câmera frontal não é das melhores, mas se sai bem. Você também pode tirar aquela "selfie" com a câmera traseira, graças ao botão físico de acionamento da câmera.

Bateria 3.000 mAh

Um dos pontos em que a Sony merece nota destaque é a capacidade de duração da bateria do Xperia Z1. Uma combinação quase perfeita entre processamento rápido e otimização de carga faz com que o Z1 seja um dos aparelhos topline mais duráveis do mercado. Com os 4 núcleos de processamento funcionando de forma independente, o consumo da bateria fica extremante elevado. Usando Wi-Fi  e todas as notificações ligadas todo o tempo, foi impossível ficar sem bateria, inclusive nos 20% finais - em que meu velho aparelho (Galaxy S) drena a bateria rapidamente - a bateria do Z1 foi surreal.

Review Xperia Z1 - Sony

Um recurso bacana do Xperia Z1 é a "Stamina" - recurso especializado para aumentar em até 4x a duração normal da bateria do Z1. Este modo funciona da seguinte forma: desliga temporariamente os recursos que consomem mais energia e os mantém em stand-by enquanto o display do Z1 está desligado. Quando você pressiona um botão, estes recursos voltam à ativa. Lembrando que as notificações continuam sendo recebidas.

Recursos exclusivos

Você já ouviu falar e vamos reafirmar, o Xperia Z1 é incrível quando você se lembra de que ele pode cair na água. A ideia da Sony é precaver os sustos e diversões da vida, como cair na piscina ou tomar um banho de chuva inesperado. Claro que esta regalia não é impermeável eternamente; o aparelho é capaz de suportar 30 minutos dentro d'água com profundidade de até 1,5 metro. Já dá para brincar bastante.

Review Xperia Z1 - Sony

Walkman, Album, Filmes e Sony Select

Estes recursos pré-instalados no Xperia Z1 vão ajudá-lo em muitas coisas, como ouvir música com o famoso Walkman. Ele é o tocador oficial deste aparelho, muito simples de usar. Ainda dentro do Walkman, é possível ouvir streaming com o Music Unlimited - que também é um recurso exclusivo da Sony para você.

Review Xperia Z1 - Sony

O álbum de fotos Sony é bem bacana, mas você vai ter de ficar escolhendo constantemente se quer usar o app da companhia japonesa ou o álbum nativo para Android, o que é bem chatinho. Já o app Filmes é um recurso interessante e não presente diretamente no Android - que roda vídeos diretamente no álbum padrão.

Review Xperia Z1 - Sony

O Sony Select nada mais é que uma loja interna da Sony, nela você pode baixar aplicativos e reforçar os recursos de câmera que apresentamos anteriormente.

O sistema de menus do Xperia Z1 é bastante didático e simples, basta realizar um efeito de pinça com os dedos e podemos alterar o menu "home", navegar pelas telas e alterar temas, papéis de parede, aplicativos e widgets.

Review Xperia Z1 - Sony

Outros recursos bacanas são as janelas flutuantes, como escrever um lembrete, cronômetro, calculadora, lembrete de voz ou um atalho de captura de tela.

Review Xperia Z1 - Sony

TV digital

Um detalhe pouco investido hoje em dia nos fabricantes de smartphone e incluído no Z1 pela Sony é um dispositivo para rodar a TV digital. A qualidade não é de uma TV realmente digital, mas quebra um bom galho para quem quer conferir a novela ou o jogo do seu time do coração. O Z1 ainda tem rádio FM.

Review Xperia Z1 - Sony

Vale a pena?

Somando as configurações de peso e o desempenho correspondente; qualidade de vídeo (tanto para visualizar quanto para captar imagens) impecável; autonomia da bateria excelente e recursos exclusivos da Sony, o Xperia Z1 está no patamar dos melhores smartphones do mercado brasileiro e mundial. O preço atual de R$ 1900,00 (em média) nas lojas de varejo também é aceitável. Se você procura um smartphone potente, veloz e com câmera muito boa, o Xperia Z1 foi feito pra você. Aos amantes de produtos Sony, não há melhor alternativa.

[relatorio]

MAIS SOBRE review Sony Xperiaz1
SHARE
+ ReviewsRelacionado
Comentários