Muitos tem interesse em adquirir fones de ouvido que lhe atendam melhor, mas na grande maioria das vezes, as pessoas não sabem como expor suas dúvidas. O maior problema, neste momento, é quando se deixa de citar pontos que são essenciais para se realizar uma boa compra. Há também situações onde são atropelados critérios que necessitam de uma ordem de prioridade, resultando na compra do produto sem ter um estudo adequado.

Para ajudá-lo nesta difícil escolha, tentei elencar, em ordem de prioridade, os principais pontos que se deve ter em mente na hora de adquirir um bom fone de ouvido. Afinal, é um investimento que deve ser feito pensando em adquirir algo que dure, que traga conforto e bons momentos de prazer.

1º - Atividades em que o fone de ouvido será utilizado

O primeiro ponto a se pensar é para que tipos de atividades (exemplo: ouvir música em casa ou na rua, jogar games, assistir a filmes e séries, trabalhar como DJ, fazer exercícios, etc.) você irá utilizar o fone de ouvido, pois isso irá definir qual o tipo irá lhe atender melhor (exemplo: earbud, in-ear, supra-aural, cinrcunaural).

Artigos recomendados para leitura:

2º - Características importantes para o usuário

Depois de se escolher o tipo de fone de ouvido mais adequado para as atividades que você irá realizar, é importante definir quais formatos (exemplo: formas da estrutura, material utilizado, etc.), funções (exemplo: Bluetooth, ANC, microfone, assistente de voz virtual, controle para músicas, etc.) e capacidades (exemplo: duração de bateria, isolamento passivo, codecs de áudio Bluetooth, etc.) são mais importantes para o seu uso ou gosto pessoal.

Artigos recomendados para leitura:

3º - Quando o fone de ouvido necessita de amplificação

Antes de se prosseguir com os próximos pontos, é importante saber as opções que você já tem em mãos, após afunilar um pouco nas categorias, necessitam ou não de uma amplificação dedicada. Afinal, caso haja a necessidade de um amplificador a parte (supondo que o usuário não tenha um ainda), é preciso considerar este fator, pois uma parte do dinheiro investido irá para este equipamento de áudio.

Artigos recomendados para leitura:

4º - Importar ou comprar no Brasil

Aqui temos um divisor de águas, pois no Brasil ainda não se tem tanta variedade de modelos de fones de ouvido quanto no exterior. Claro que há algumas pessoas que importam alguns produtos e os vendem em território nacional, mas é algo que por vezes tem uma quantidade limitada ou é sob encomenda. Dependendo da sua decisão, haverá um aumento ou diminuição de possibilidades aqui, então recomenda-se que, de preferência, se importe o fone de ouvido ou compre com alguém que já possui experiência com importações, pois dessa forma haverá mais flexibilidade e até uma chance maior para se conseguir um bom produto.

Artigos recomendados para leitura:

5º - Quanto pretende gastar no máximo

Este é o ponto onde a maioria das pessoas geralmente começam: "o valor que se pretende gastar". O que é um grande erro, pois há diversos fatores mais importantes que devem ser perguntados antes para que assim, ocorra o afunilamento das opções e se faça uma escolha mais acertada. O motivo para diminuir o número de opções é simples, quanto menos modelos você tiver para escolher, mais fácil fica de se pesquisar mais afundo sobre as características de cada um deles.

6º - O custo-benefício

Depois de definir um teto máximo para se gastar, o melhor a se fazer é analisar em quais faixas de preços os fones de ouvido que lhe interessou estão. Pois ao separar por faixas de preço, ficará mais fácil saber qual deles terá o melhor custo-benefício dos modelos disponíveis naquele valor em específico.

7º - Gosto musical

É importante se definir um gosto musical (quais os gêneros musicais que se escuta com mais frequência), pois assim ficará mais fácil para indicar fones que se possuem uma "assinatura sonora" que atende melhor determinados gêneros.

Artigos recomendados para leitura:

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: