Como escolher um bom fone True (Truly) Wireless (TWS)?

No intuito de direcionar melhor as dúvidas sobre como escolher um bom fone True (Truly) Wireless (TWS), foram dadas algumas dicas neste artigo para que você faça uma excelente compra. Confira!

Fonte: engadget
Fonte: engadget

Na semana passada foi publicado um artigo explicando o que é o fone de ouvido do tipo True Wireless e como ele funciona. Mas, apesar dos esclarecimentos, provavelmente ainda paira a dúvida: Como escolher um bom fone True (Truly) Wireless (TWS)? Pensando nisso, irei dar algumas dicas para tentar guiar você, leitor, a realizar uma compra mais acertada.

Neste artigo irei mostrar o que devemos analisar para que tenhamos um fone Truly Wireless de qualidade, passando pela geração da tecnologia Bluetooth suportada, pelos codecs de áudio, entre outras características relevantes a se considerar, para que se defina o vencedor. Antes de começarmos, é importante ter em mente que este tipo de fone de ouvido costuma ser consideravelmente mais caro devido as tecnologias implementadas a mais para torná-lo sem fio, capaz de transmitir um áudio de qualidade e possuir um bom nível de duração de bateria.

Ter Bluetooth 5.0 não basta para o fone True (Truly) Wireless (TWS)?

É interessante obter um fone de ouvido com suporte ao Bluetooth 5.0 devido ao alcance ser maior que a geração 4.0, podendo chegar à marca de 200m em uma área externa e até 40m em uma área interna. Entretanto, para se ter uma transmissão estável e com qualidade a uma grande distância, a transmissão de dados não pode ser tão grande. Ou seja, se você quer ter qualidade de áudio, é necessária uma grande taxa de transmissão de dados e consequentemente não poderá ir tão longe com os seus fones de ouvido comparado a um wearable como a smartband.

Imagem ilustrativa do Bluetooth 5.0. Fonte: AndroidPIT
Imagem ilustrativa do Bluetooth 5.0. Fonte: AndroidPIT

Outro ponto valido para os fones de ouvido TWS com Blueototh 5.0 é a economia de bateria em modo standby. Isso é possível graças a tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE) que foi introduzida no Bluetooth 4.0 e aprimorada no Bluetooth 5.0. Desta forma, é possível aumentar a duração de bateria do fone em momentos que ele não está sendo utilizado para reproduzir algum áudio.

A importância dos codecs de áudio Bluetooth no fone de ouvido True (Truly) Wireless (TWS)

Os codecs de áudio Bluetooth são um dos pontos mais importantes a serem analisados no momento de escolha de um novo fone. Eles irão ditar a capacidade de compressão e transmissão dos dados do sinal de áudio. Quanto maior a capacidade de transmissão de dados, melhor.

Imagem ilustrativa dos codecs de áudio Bluetooth. Fonte: majorhifi
Imagem ilustrativa dos codecs de áudio Bluetooth. Fonte: majorhifi

Há codecs como o UAT (Ultra Audio Transmission) que chegam a uma transmissão de 1200kbps, porém infelizmente é pouco difundido. Porém existem codecs mais populares e presentes na maioria dos dispositivos móveis que consegue proporcionar uma boa qualidade de transmissão como o LDAC, desenvolvido pela Sony, e o aptX (os melhores são o aptX HD, aptX Low Lattency, aptX adaptive), desenvolvido pela Qualcomm.

O DAC/amp interno dos fones de ouvido True (Truly) Wireless (TWS)

Há de se ter em mente que a fonte utilizada (smartphone, tablet ou notebook), não irá influenciar na qualidade de som do fone de ouvido TWS. Isso acontece devido ao fato de que todo o processamento de áudio só vai acontecer quando o sinal digital de áudio chegar ao fone. Pois dentro do True Wireless temos uma placa de som integrada com um DAC (para converter o sinal digital para analógico) e um amp (para amplificar o sinal).

Estrutura interna no fone TWS Sony WF-1000XM3. Fonte: Sony
Estrutura interna no fone TWS Sony WF-1000XM3. Fonte: Sony

Dependendo da qualidade do DAC e do amp, o som poderá possuir uma qualidade superior ou inferior. Isso também irá depender do driver utilizado no fone de ouvido, como você poderá conferir logo abaixo.

A tecnologia do driver do fone de ouvido True (Truly) Wireless (TWS)

A tecnologia do driver do fone de ouvido juntamente com a tunagem do mesmo e a interação dele com a house (corpo do fone) irá conferir uma qualidade de som maior ou menor. Atualmente os tipos de drivers mais utilizados são os DD (Dynamic Drivers ou Drivers Dinâmicos) e os BA (Balanced Armature ou Armadura Balanceada).

Os fones TWS Amazon Echo Buds utilizam um driver de armadura balanceada. Fonte: Amazon
Os fones TWS Amazon Echo Buds utilizam um driver de armadura balanceada. Fonte: Amazon

Geralmente os fones Truly Wireless que possuem BAs possuem um som com maior detalhamento comparado aos DD, mas isso pode variar dependendo de como foi feita a implementação no fone de ouvido.

A duração de bateria do fone de ouvido True (Truly) Wireless (TWS)

A duração de bateria dos fones TWS é um ponto que chama a atenção de muitos, afinal é desejável que eles tenham a capacidade de serem utilizados durante um dia inteiro, sem interrupções. Nesse caso é interessante notar, além da capacidade máxima de reprodução contínua do fone, os codecs que ele aceita, pois evidentemente que os codecs de áudio Bluetooth com menor transmissão de dados irão proporcionar uma duração de bateria maior.

Empresas como a Qualcomm, na tentativa de driblar a duração de bateria, desenvolveu então o codec aptX Adaptive, que altera o nível de transmissão de dados de forma inteligente. Outro exemplo de desenvolvimento de codecs que consomem menos bateria é o recém anunciado LC3, que virá na próxima atualização do Bluetooth, a 5.2, onde será utilizado a transmissão de áudio juntamente com a tecnologia BLE (Bluetooth Low Energy).

Resistência a suor e a água nos fones de ouvido True (Truly) Wireless (TWS)

Este é um aspecto que é de suma importância caso o usuário realize atividades físicas ou costume utilizar em diversas situações climáticas ao se deslocar pela rua. A certificação necessária para atestar que o fone TWS possuí resistência à água e a suor é o IPX4. Ou seja, se você costuma praticar os tipos de atividades mencionadas, procure nas especificações do True Wireless tal certificação.

Cancelamento de ruído ativo nos fones de ouvido True (Truly) Wireless (TWS)

Caso você faça questão de não ter interferências de ruídos externos durante a audição de músicas, áudios em aplicativos como Whatsapp e jogos mobile, é interessante procurar por fones que possuam a tecnologia ANC (Active Noise Cancelling ou Cancelamento de ruído ativo). Há inclusive apps desenvolvidos pelas fabricantes dos fones TWS para possibilitar controlar o nível de isolamento que o usuário deseja.

Saiba como funciona o ANC (Active Noise Cancelling ou Cancelamento de ruído ativo) neste artigo.

Encaixe (fit) nos fones de ouvido True (Truly) Wireless (TWS)

É importante se analisar se a empresa se preocupou em projetar a house (corpo) do fone de forma anatômica, para que se tenha um maior conforto ao encaixar o fone TWS no ouvido e também para obter um melhor selamento (para que o som não vaze e você perca qualidade nos graves do fone).

Indicação de artigo: Saiba como as eartips e pads influenciam no som do fone

Conclusão

É interessante sempre analisar não só se o fone TWS possui Bluetooth 5.0, mas se há suporte para codecs de áudio Bluetooth de qualidade, se possui ou não certificação IPX4 e se tem um bom driver para a reprodução dos sons. Tendo isso em mente e mais outros pontos citados neste artigo, é provável que você consiga realizar uma escolha mais acertada do seu novo fone True Wireless.

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End:

Especial: Série de artigos sobre Fones de Ouvido

Confira a série especial de artigos, em parceria com a Fones High End (Facebook, Instagram, Twitter), onde é mostrada uma nova perspectiva descomplicando tudo sobre fones de ouvido!

Como funciona?

O Som

Tecnologias

Como escolher?

Dicas

Tutoriais

Artigos

Reviews

A História

Entrevistas

Conteúdo relacionado

Os melhores fones sem fio TWS de 2021
Fones de Ouvido

Os melhores fones sem fio TWS de 2021

Atualmente há uma grande variedade de modelos de fones True Wireless. Para guiá-lo na escolha do melhor fone TWS, foi criada uma lista, dividida por categorias mais relevantes, de acordo com as atividades do usuário.

O que são os fones True (Truly) Wireless (TWS)?
Fones de Ouvido

O que são os fones True (Truly) Wireless (TWS)?

Com a expansão cada vez maior dos fones True (Truly) Wireless (TWS) no mercado, é necessário saber como estes dispositivos funcionam, para que o usuário faça a melhor escolha possível de acordo com a sua atividade. Confira!

Tudo sobre fones de ouvido sem fio Bluetooth [básico sobre fones]
Hardware

Tudo sobre fones de ouvido sem fio Bluetooth [básico sobre fones]

Hoje falaremos sobre uma característica que muitos hoje em dia querem por oferecer uma praticidade melhor no uso do dia a dia, a tecnologia de fones de ouvido sem fio Bluetooth.