O 5G ainda está disponível para um número limitado de brasileiros, se concentrando ainda nos usuários que moram na capital de cada estado. Na próxima segunda-feira, 19 de setembro, o sinal será liberado em mais 7 capitais, o que inclui Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina. No momento, apenas 15 das 26 capitais brasileiras já contam com o sinal do 5G Standalone (SA).

Desde o início de julho, o sinal que chamamos de 5G "puro" foi disponibilizado em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa, São Paulo, Curitiba, Salvador e Goiânia. Mais recentemente foi liberado também no Rio de Janeiro, Florianópolis, Palmas, Vitória, Fortaleza, Natal e Recife.

5G chega em todas as capitais até outubro

Apenas quatro das 26 capitais ainda não tem previsão de chegada do 5G
Apenas quatro das 26 capitais ainda não tem previsão de chegada do 5G

Com a chegada do sinal em mais 7 capitais na próxima semana, então vão restar apenas quatro capitais do norte do Brasil, como Rio Branco, Palmas, Belém e Manaus. É possível que essas capitais ainda sofram com atrasos para receberem o 5G, justamente por causa das estações e a logística sobre as antenas nessas cidades.

De qualquer forma, durante uma reunião do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções), o projeto Siga Antenado comunicou que os testes que precisavam ser feitos para ativação do 5G em Belém e Manaus — os locais mais preocupantes — já foram concluídos. Assim, é possível afirmar que até outubro todas as capitais do Brasil já terão o sinal do 5G ativado.

De acordo com a Anatel, depois que todas as 26 capitais brasileiras estiverem com o 5G em uso, o próximo passo é levar o sinal para as cidades com mais de 500 mil habitantes.

Tudo sobre o 5G no Brasil

Celulares 5G no Brasil 👇

Onde você mora já tem o 5G? Deixe seu comentário abaixo!