A tão esperada conexão 5G está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Aos poucos as operadoras Claro, TIM e Vivo estão liberando o sinal aos seus usuários. Em suma, trata-se do início de uma nova etapa na comunicação móvel!

A primeira a receber o 5G, foi Brasília, no dia 06 de julho. Posterior a isso, outras capitais também começaram a receber o sinal, dentre elas, Porto Alegre e São Paulo. Com isso, muitas pessoas desejam saber se a sua cidade já conta com o 5G, ou quando ele deve chegar de forma definitiva.

E se você é uma dessas pessoas, saiba que está no lugar certo. Abaixo, você irá descobrir em quais locais a nova conexão.

O que é a Rede 5G?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Em geral, a rede 5G pura, também chamada de standalone, deve permitir velocidades a partir de 1 gigabit por segundo (Gbps). E 1 gigabit equivale a 1000 megabits (Mbps). Para se ter ideia, a velocidade 4G tem média de 13 Mbps e pode chegar a 80 Mbps. Ou seja, a rede 5G deve revolucionar a internet no país.

Sendo assim, a rede promete trazer mais velocidade para baixar e enviar arquivos. Além disso, deve reduzir o tempo de resposta entre os diferentes dispositivos, bem como vai tornar as conexões mais estáveis.

A evolução da rede deve permitir conectar muitos objetos à internet em simultâneo: celular, carro, semáforo, relógio. Atualmente, tudo isso já pode ser ligado ao 4G, entretanto, o desempenho e a conexão não são tão eficientes quanto no 5G.

Como descobrir qual a cobertura do sinal 5G na sua cidade?

Abaixo, confira como consultar a cobertura do sinal 5G, a partir da Claro, Vivo e Tim.

Claro

  1. Acesse o Mapa de cobertura da Claro;
  2. Feito isso, selecione 5G entre as opções, e digite o CEP que você quer consultar;
  3. Com o auxílio da legenda, no canto direito inferior, você irá encontrar para o quê a conexão 5G está boa em seu local.

Vivo

  1. Acesse a Área de Cobertura da Vivo;
  2. Em seguida, no canto direito inferior, escolha a rede 5G;
  3. Por fim, digite o endereço que você quer verificar e veja onde a área de cobertura 5G está disponível.

TIM

  1. Acesse o Mapa de Cobertura da TIM;
  2. Em seguida, digite o seu endereço para abrir o mapa;
  3. Feito isso, escolha a conexão 5G no menu superior;
  4. Por fim, navegue pelo mapa para ver se o seu bairro tem a conexão.

Planos 5G devem ser mais caros que os planos 4G

De acordo com Alejandro Adamowicz, diretor da GSMA, a associação internacional de empresas de telecomunicações, os novos planos 5G podem ser mais caros. Ele cita o caso de países como Suíça e Coreia do Sul, onde o 5G puro já atinge 100% da cobertura geográfica.

Para se ter ideia, nos EUA, por exemplo, algumas companhias lançaram planos com preços maiores caso o cliente deseje pagar por uma transmissão de vídeo somente em 4k. Em outros países, existe a cobrança de uma taxa adicional para acessar o 5G, disponível apenas aos clientes pós-pagos.

"Mas essa não é a realidade ainda da América Latina. Antes de tudo, as operadoras vão ter que oferecer transparência e deixar claro que esse 5G não vai estar disponível em todo lugar", finaliza Adamowicz.