Claro, TIM e Vivo já ativaram o 5G "puro" ou 5G SA (standalone) em algumas partes do Brasil. Tido como a tecnologia mais rápida até então, ela está presente em alguns bairros de cinco capitais brasileiras, podendo chegar às demais capitais até 29 de setembro. Depois de ser ativada em São Paulo na semana passada, o site Mobile Time fez um levantamento do números de clientes que possuem dispositivos que já suportam o 5G no Brasil.

De acordo com a pesquisa, a Vivo afirma ter 3 milhões de clientes, tornando-se a operadora que tem o maior número de clientes com celulares compatíveis com o 5G "puro" no país. A Claro é a segunda maior, com 2,6 milhões de usuários e a TIM vem logo atrás com uma base de 2,4 milhões de clientes.

Vivo, TIM e Claro somam 8 milhões de clientes que já usam o 5G no Brasil (Crédito: Mobile Time/Reprodução)
Vivo, TIM e Claro somam 8 milhões de clientes que já usam o 5G no Brasil (Crédito: Mobile Time/Reprodução)

Infelizmente não há como garantir de que todos esses 8 milhões de clientes já estejam utilizando a tecnologia 5G SA, que oferece a mais alta velocidade de conectividade. A Claro e a TIM chegaram a especificar que esses números correspondem apenas a aparelhos no padrão 5G Non-Standalone (NSA), mas a Vivo não especificou essa informação.

Maior procura por celulares 5G

Com a chegada do 5G SA no Brasil, a procura por aparelhos compatíveis tende a aumentar — veja a lista de todos os celulares 5G disponíveis no Brasil. Por conta disso, as operadoras afirmaram que o 5G é o foco do momento e aumentaram o estoque desses aparelhos em suas lojas.

A TIM, por exemplo, está oferecendo o recém-lançado Motorola Edge 30 com desconto no aparelho se o cliente optar pelos planos com fidelidade da operadora. A Claro tem oferecido o Moto G62 5G nos planos pós-pagos, assim como a Vivo que tem ofertado o Galaxy A52 5G com preços a partir de R$ 1.200.

Fonte: Mobile Time

Seu celular já é compatível com o 5G ou você pretende comprar outro?