O 5G "puro", conhecido também como 5G SA (Standalone) está chegando a São Paulo nesta quinta-feira (4), mas já está presente também em outras capitais brasileiras, como João Pessoa, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília. Para aproveitar a tecnologia, basta ter um celular compatível — veja a lista de celulares 5G no Brasil. Mas se você tem um iPhone, infelizmente ainda não é possível aproveitar todo o potencial do 5G.

Isso acontece porque a Apple ainda está fazendo a validação e testes para obter um melhor desempenho. Com isso, mesmo que você tenha qualquer um dos recentes lançamentos de iPhones, como o iPhone 12, iPhone 13 ou o SE (2022), ainda assim não poderá utilizar o 5G SA. Nestes casos, será possível usar apenas o 5G NSA (non-standalone).

De uma maneira simples, a diferença entre as duas tecnologias fica apenas pela qualidade do sinal e cobertura, já o SA precisa de muitas antenas para manter a conexão estável. Na prática, estando próximo a uma estação 5G, qualquer iPhone compatível vai conseguir ter praticamente a mesma velocidade, mesmo usando o 5G NSA. Eles só não terão a mesma latência de outros concorrentes, como os aparelhos da Samsung, ASUS, Motorola, Xiaomi e Realme.

Quando vai resolver?

A Apple deve lançar uma atualização para o iOS que vai permitir utilizar o 5G "puro" com todo o seu potencial, mas ainda não há uma previsão para isso. Pensando em agilizar esse processo, Fábio Faria, ministro das comunicações no Brasil, disse que vai até a sede da Apple na Califórnia na próxima semana.

Os aparelhos iPhone precisam baixar uma atualização da própria Apple. Eu e o presidente [da Anatel, Carlos] Baigorri vamos, na terça-feira, na própria Apple, lá em Palo Alto [na Califórnia, EUA], pedir para que eles agilizem essa atualização e já possamos ter o 5G standalone (SA) funcionando"

5 celulares 5G para comprar no Brasil

Fonte: Exame