Neste ano, o 5G começou a ser implementado no Brasil. Em suma, trata-se da rede móvel de 5ª geração, que promete melhorias significativas frente ao 4G. Além de velocidades de transferência até 100 vezes maiores, a conexão comporta um número maior de dispositivos conectados, ao mesmo tempo.

Entretanto, durante o período de instalação, e até mesmo nas áreas muito remotas, os smartphones compatíveis podem ter dificuldades em conseguir o novo sinal de rede. E isso, gera maior gasto de bateria pela busca constante por uma conexão mais estável.

Para contornar o problema, os usuários podem desativar a procura pelo 5G nos smartphones, procedimento rápido que pode ser realizado do app de configurações. O 5G oferta uma conexão suave e rápida, não importa onde você está. É a rede móvel mais rápida até agora.

Entretanto, pode comprometer de forma significativa a sua bateria. E assim, sem um plano de dados bom, você pode ter uma boa dor de cabeça. Felizmente, é fácil desativar o 5G no seu dispositivo. Abaixo, veja como realizar o processo.

O que é o 5G?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva
Em suma, existem 3 tipos de 5G disponíveis atualmente:

  • 5G Puro/SA (standalone): Usa somente a tecnologia do 5G, essa opção ofertará o máximo de velocidade e latência aos usuários que usarem a rede.
  • 5G NSA (non-standalone): Usa o sinal do 5G, mas usa parte da rede central de 4G. Assim, resulta em altas taxas de velocidade mas deixa a desejar na latência.
  • 5G DDS: É uma tecnologia que usa a frequência 4G para ofertar internet que alcança a taxa de até 100 Mbps. Ou seja, não é o 5G real.

Como desativar o 5G no Android?

Os smartphones e os tablets Android armazenam informações da rede móvel no mesmo local. Isso significa que a forma de desativar o 5G em um tablet Android é a mesma de um smartphone Android.

Para desativar a rede:

  1. Acesse o app de Configurações;
  2. Em seguida, entre em Conexões ou Rede e internet;
  3. Feito isso, toque na opção Rede móvel;
  4. Se houver a opção no seu celular, escolha o chip e a operadora que quer desativar o 5G;
  5. Logo após, toque em Tipo de rede preferida, ou Modo de rede;
  6. Por fim, escolha a opção em que 4G ou LTE seja o destaque.

Se você quiser reativar a rede 5G, o procedimento é o mesmo. Porém, na última etapa, ative a opção em que o 5G é destacado.

Como desativar o 5G no iOS?

Como iPhones e iPads usam o sistema iOS, eles armazenam opções de rede móvel no mesmo lugar. Sendo assim, você pode usar os mesmos passos para desativar o 5G em um iPhone ou iPad.

Para desativar o 5G e voltar ao 4G, siga essas etapas:

  1. Acesse o app de Ajustes;
  2. Em seguida, entre em Celular;
  3. Logo após, toque em Opções de Dados Celulares;
  4. Feito isso, toque a opção Voz e Dados;
  5. Por fim, toque em 4G.

Assim como acontece no sistema Android, você pode reativar a conexão seguindo os mesmos passos.

Como desativar o 5G em roteadores móveis?

Mudar a rede móvel 5G é diferente de mudar a conexão de 5GHz no seu roteador. A diferença é que o 5GHz é uma medida de velocidade, enquanto o 5G é uma rede de dados móveis que alguns roteadores podem distribuir para dispositivos 5G.

Para desativar o 5G em um roteador móvel, você deve acessar as configurações de rede do roteador. O processo exato será diferente dependendo do seu roteador específico, mas este guia descreve o processo básico.

  1. Encontre as configurações de conexão do seu dispositivo;
  2. Em seguida, procure um botão na tela inicial com o nome Wi-Fi, Rede, Modo móvel ou Internet;
  3. Dentro desse menu, procure as opções Band ou Network.
  4. Por fim, selecione a rede móvel desejada (por exemplo, 4G, LTE).