O 5G puro já está disponível em diversas capitais do Brasil. Entretanto, muitas pessoas ainda estão com dúvidas sobre o novo sinal, e a principal dúvida é: "eu preciso ou não, trocar o chip do meu celular para usar a rede 5G?".

Pensando nisso, separamos para você, uma explicação sobre o uso ou não de um novo chip, bem como as diferenças entre os 3 sinais diferentes do 5G. Dessa forma, se a tecnologia não chegou na sua região, ou já está disponível, você já tem a informação de compatibilidade com o 5G ou não.

Sendo assim, confira a seguir, todos os detalhes.

Quais são os 3 tipos de 5G?

Abaixo, confira a diferença entre os 3 tipos de 5G:

  • 5G Puro/SA (standalone): Usa somente a tecnologia do 5G, essa opção ofertará o máximo de velocidade e latência aos usuários que usarem a rede.
  • 5G NSA (non-standalone): Usa o sinal do 5G, mas usa parte da rede central de 4G. Assim, resulta em altas taxas de velocidade mas deixa a desejar na latência.
  • 5G DDS: É uma tecnologia que usa a frequência 4G para ofertar internet que alcança a taxa de até 100 Mbps. Ou seja, não é o 5G real.

Como saber se seu chip é compatível com 5G?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

De forma simples, a menos que o seu chip seja muito antigo, ele já é compatível com alguma das 3 formas da rede 5G. Ao contrário do que pode ter ocorrido com algumas pessoas durante a transição do 3G para o 4G, a compatibilidade entre a redes 4G e 5G é maior que antigamente - em relação aos chips de operadora, pelo menos.

Assim, se você estiver em uma área de cobertura da rede, e não esteja conseguindo se conectar, é provável que o seu aparelho seja o problema, não o chip da operadora. Para ver se o seu aparelho de celular é compatível com a rede 5G, confira esse nosso artigo.

Caso o seu smartphone seja compatível e mesmo assim você não esteja conseguindo se conectar, observe nas configurações do dispositivo, se a conexão com a rede está ativa.

Para isso, veja as categorias a seguir, conforme o seu aparelho.

Android

  1. Com seu dispositivo em mãos, abra o menu de Configurações;
  2. Feito isso, toque em Conexões;
  3. Logo após, na nova tela, toque em Redes Móveis;
  4. Em seguida, cheque se a Seleção de banda está marcada para 5G/LTE/3G/2G (conexão automática).

iPhone

  1. Com seu dispositivo em mãos, abra os Ajustes;
  2. Em seguida, toque em Celular;
  3. Feito isso, na nova tela, toque em Opções de Dados Celulares;
  4. Por fim, certifique-se de que a opção de Voz e Dados está ajustada para 5G Automático ou 5G Ativado.

Em suma, a opção de 5G Automático ativa o 5G - se disponível, sempre que o iPhone ver que a experiência na rede será melhor em relação ao LTE.

Por outro lado, a 5G Ativado sempre usa a rede 5G quando ela estiver disponível. E isso, pode comprometer a duração da bateria.

Afinal, quando eu preciso trocar de chip?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Abaixo, confira o que cada operadora diz sobre o uso de um chip novo e o sinal 5G fornecido:

1. TIM

Não é preciso fazer a troca do chip para usar o 5G da operadora. Entretanto, o acesso ao 5G SA será inicialmente somente para os assinantes dos planos TIM Black e TIM Black Família.

2. VIVO

Os usuários que usam a rede 5G NSA não precisão fazer a troca do chip. Entretanto, os usuários que quiserem usar o 5G Puro/SA, vão precisar fazer a troca do chip.

3. CLARO

Os usuários que usam a rede 5G NSA chamada pela Claro de 5G+ não precisão fazer a troca do chip. Entretanto, os usuários que quiserem usar o 5G Puro/SA, vão precisar fazer a troca do chip.