Nesta quarta-feira (6), o 5G "Puro", também chamado de 5G SA (Standalone), chegou ao Brasil. A primeira cidade do país a receber a novidade é Brasília e as cidades no entorno do Distrito Federal. As primeiras operadoras a oferecer a mais nova geração de internet móvel (mobile) são a Vivo, a Claro e a Tim. Confira se será necessário trocar de plano ou substituir seu celular!

Cada uma das operadoras adotou uma estratégia diferente para trazer o 5G AS (Standalone) para seus clientes e há algumas que não oferecem informações claras sobre isso. Veja a seguir a forma como cada uma está ofertando o 5G "Puro" e descubra também se será necessário trocar de celular para acessar a nova geração de internet móvel.

Quais os 5Gs oferecidos pelas operadoras atualmente no Brasil?

Embora exista diferenças entre as faixas em que o 5G opera, onde classificamos como mmWave, Mid-Band (Sub-6) e Low-Band, a ANATEL exigiu que o 5G SA (Standalone) opere na faixa de 3,5 Ghz, ou seja, o 5G Mid-Band (Sub-6). Entretanto, a infraestrutura do 5G é classificada de maneira diferente e as operadoras irão diferenciar seus planos com base neste quesito. Confira abaixo a característica de cada uma delas.

  • 5G DDS (Dynamic spectrum sharing ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro): Utiliza a estrutura já existente do 4G LTE que seja compatível com o 5G NR (New Radio). Possui capacidade de transferência de dados (velocidade) menor que o 5G SA (Standalone).
  • 5G NSA (Non-Standalone): As estruturas de controle da rede 4G são utilizadas, mas a transmissão de rádio frequência é a do 5G SA (Standalone).
  • 5G SA (Standalone): Utiliza frequência exclusiva permitida pelo órgão de telecomunicações do país (3,5 GHz no Brasil). A infraestrutura utilizada é completamente nova, tanto em termos de controle quanto de transmissão.

É necessário trocar o plano da operadora?

No caso da Claro, o cliente terá de trocar de pacote para ser possível usufruir do 5G "Puro" ou Standalone (SA). Além disso, o usuário precisará trocar o chip do seu celular e possuir um aparelho compatível com a tecnologia. Para saber se o seu smartphone é compatível, basta entrar no site do fabricante e procurar nas especificações por 5G SA.

Da mesma forma que a Claro, a Tim também irá oferecer novos planos para que seus clientes acessem o 5G SA e será necessário trocar de chip. Mas além disso, a empresa diz:

Qualquer cliente atual dos planos pós-pagos da TIM que quiserem migrar para o 5G irão ganhar 50GB a mais em seu pacote de dados e poderão acessar por três meses gratuitamente os games da Cloud Gaming (como Fortinet, Elden Ring ou demais jogos Triple A), da AwG. A partir da ativação, a oferta terá validade por 12 meses.

No caso da Vivo, a única exigência que pudemos ver é a troca de chip. A empresa também diz que não será cobrado nada a mais pelo acesso ao 5G SA (Standalone).

Quais celulares no Brasil são compatíveis com o 5G?

Confira em nossa matéria a lista com todos os celulares que são compatíveis com o 5G que são vendidos no Brasil.

Está ansioso para experimentar a nova tecnologia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!