Amanhã (6) chegará o 5G "Puro" (standalone) à Brasília, capital do Brasil. De acordo com a ANATEL, nesta quarta-feira (6) haverá a liberação do uso da faixa de radiofrequências de 3.300 MHz a 3.700 MHz, faixa do 5G considerada Mid-Band ou Sub-6, e classificada como o "hotspot" da tecnologia de internet móvel, onde temos bons níveis de velocidade e cobertura.

Hoje tivemos o anúncio de mais um celular 5G no Brasil, o ROG Phone 6. Mas não é somente ele que possui compatibilidade com o 5G, confira em nossa matéria todos os smartphones que contam com a tecnologia no Brasil.

O que muda com a chegada do 5G "Puro" (standalone) em Brasília?

Além de obter um desempenho melhor em termos de velocidade e cobertura por conta da liberação da faixa de 3,5GHz, classificada como 5G Mid-Band (Sub-6), teremos a perda de sinal da TV aberta com a chegada do 5G, sendo necessário que se troque a antena parabólicas (TVROs) nas casas/residências, de acordo com a ANATEL. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, é estimado que haverá a troca de 3.341 no Distrito Federal.

Atualmente, o Distrito Federal possui mais de 300 estações rádio base (ERBs) instaladas e, de acordo com a ANATEL, teremos uma cobertura 5G de 80% na região. Segundo o GAISPI (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência), as próximas cidades onde terão a liberação da faixa de 3,5Ghz, o 5G "puro" (standalone), são Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).

O que é necessário para acessar o 5G "Puro" (standalone)

Para saber se um celular é compatível com o 5G "Puro" (standalone), basta procurar na ficha técnica do aparelho no site do fabricante por "5G SA" (SA = standalone) e "Sub-6". Além disso, sua cidade precisa ter recebido a autorização para utilizar a faixa de 3,5 Ghz para a transmissão do sinal de internet móvel 5. Não deixe de conferir a nossa lista de celulares vendidos no Brasil que possuem suporte ao 5G.

O que é o 5G Mid-Band (Sub-6), faixa onde está o 5G "Puro"

O 5G Mid-band, conhecido também como "Sub-6", é o espectro mais interessante para a transmissão de dados sem fio. Aqui as ondas eletromagnéticas são transmitidas em bandas que vão de 1 a 6 Ghz (1.1-1.8 GHz e 2.1-3.5 GHz). Ao utilizar estas frequências, é possível obter uma cobertura relativamente boa, com velocidades decentes, nem muito altas e nem muito baixas. Ou seja, aqui temos um poder de penetração maior de barreiras e ao mesmo tempo uma boa capacidade de transferência de dados.

Como você deve ter percebido, há uma grande variação na utilização de bandas. A que irá entregar maior velocidade será a de 3,5 Ghz, enquanto teremos mais cobertura com a de 1,1 Ghz. No Brasil, segundo a ANATEL, a faixa mais utilizada é a de 1,8 Ghz, com 65971 estações, seguida pelo espectro de 2,5 Ghz, com 55215 estações. Já a faixa de 2100 GHz está presente em 53180 estações.

E você? Está ansioso pela chegada do 5G onde você mora? Você já possui um celular com suporte a esta tecnologia?