A ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) do Distrito Federal firmaram uma parceria para capacitar jovens para auxiliar na instalação do novo kit de TV digital com antena parabólica. O motivo disso é a chegada do 5G "Puro" (standalone) em Brasília e cidades do entorno do Distrito Federal. De acordo com a ANATEL, haverá a perda de sinal da TV aberta com a chegada do 5G SA (standalone), sendo necessário a troca das antenas parabólicas (TVROs) nas casas/residências.

Ao todo serão 400 alunos voluntários que passarão por aulas para aprender a instalar antenas e conversores, auxiliando assim a migração da TV parabólica para a Banda Ku. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, é estimado que haverá a troca de 3.341 no Distrito Federal e cidades do entorno.

O que é a Banda Ku

A Banda Ku é uma faixa de frequência utilizada na comunicação de satélites que trabalham nas seguintes configurações:

  • Espectro de frequência segundo o IEEE: 15.35 GHz até 17.25 GHz.
  • Espectro de frequência comercial utilizado - 10.7 GHz até 18 GHz.
  • Sinal de frequência 14 GHz para comunicação no sentido Terra→ satélite e 12 GHz no sentido satélite→ Terra.

Uma das aplicações da Banda Ku é na transmissão de sistemas de TV por assinatura via satélite, além da conexão de dados IP-DVP, transmissão digital de televisão através de internet banda larga.

Como serão aplicadas as aulas

Os técnicos e engenheiros especializados, além dos representados de quatro fabricantes de parabólicas digitais e da Siga Antenado (Entidade Administradora de Faixa - EAF), irão realizar aulas nos dias 6 e 7 de julho de 2022 para os alunos voluntários que se inscreveram para ajudar na instalação das antenas parabólicas e conversores. Desta forma, o impacto na migração de tecnologias será menor e proporcionará o acesso à TV gratuita, no formato digital, com maior qualidade de imagem e som.