Neste ano, o 5G começou a ser ativado em diversas capitais brasileiras. Em suma, trata-se da rede móvel de 5ª geração, que promete melhorias significativas frente ao 4G. Além de velocidades de transferência até 100 vezes maiores, a conexão comporta um número maior de dispositivos conectados, ao mesmo tempo.

Entretanto, durante o período de instalação, e até mesmo nas áreas muito remotas, os smartphones compatíveis podem ter dificuldades em conseguir o novo sinal de rede. E isso, gera maior gasto de bateria pela busca constante por uma conexão mais estável.

Diante disso, muitos usuários se perguntam se realmente vale a pena deixar o celular 5G nessa rede, ou no 4G para economizar energia. Sendo assim, confira abaixo, a resposta para essa pergunta.

O 5G usa mais bateria?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Em suma, as conexões 5G são conhecidas por consumir menos energia do que as redes móveis 4G. Ou seja, em alguns casos, a quinta geração de internet móvel pode auxiliar o usuário a economizar a bateria dos smartphones.

Isso acontece graças ao "tempo de descanso" que a tecnologia oferta para os aparelhos móveis. Os engenheiros empregam esse termo para se referir à eficiência dos componentes do smartphone. Tais como processadores, placas gráficas e modems de internet.

Para ser visto como um componente eficiente, ele precisa executar uma tarefa de forma rápida, e retornar a um estado de sono de baixa potência. Entretanto, caso a peça fique muito tempo executando uma atividade em capacidade máxima, isso exigirá um maior consumo de energia.

Ao empregar esse conceito nas redes móveis, os modens para as conexões 5G baixa muito mais rápido do que os modelos que só comportam o 4G. Em seguida, o componente pode recorrer a uma alta quantidade de energia momentânea, e retornar ao estado de repouso somente agindo em conexões mais fracas em segundo plano.

Apesar disso, o uso prolongado com grande consumo de gigabytes de dados requer um maior consumo de energia do smartphone. Logo, isso fará com que a bateria do celular seja drenada de forma mais rápida.

De toda forma, o 5G ainda é considerado mais econômico para executar as atividades até 10 vezes mais rápidas que o 4G, e usar "pequenas frações" de energia. Ao final do dia, isso pode ajudar a aumentar a vida da bateria do seu dispositivo.

Afinal, o que faz o 5G consumir muita bateria?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Neste momento, o sinal 5G começou a ser ativado no Brasil. Logo, a baixa cobertura pode influenciar o consumo de bateria do celular. É dito isso, pois ainda existe uma quantidade muito limitada de antenas operando a uma frequência de 3,5 GHz em comparação com a vasta rede 4G, que opera a uma frequência de 2,3 GHz.

Independente de os smartphones serem 4G ou 5G, eles estão sempre a procura do melhor sinal de conexão. Dessa forma, quando os celulares estão em uma zona de baixa cobertura ou completamente fora dela, eles tendem a gastar mais energia, ao buscar por uma rede.

Assim, nessas situações, o uso do 5G pode mesmo resultar em um maior consumo de energia do dispositivo. Do mesmo modo, algo parecido vai acontecer se o usuário estiver usando uma conexão 4G em uma área sem cobertura.

Outro motivo é que, com uma internet mais rápida, e um possível plano de dados ilimitados, as pessoas estão explorando ainda mais o uso de smartphones. Como por exemplo, assistindo a mais vídeos, filmes, séries, ou ouvindo músicas.

Como dito acima, o alto consumo de dados ainda fará, por muito tempo, que o modem funcione mais e consuma mais energia. Entretanto, se a pessoa volta a usar a rede "conscientemente", como usava o 4G, terá pouca diferença no consumo de energia.

Por conta disso, alguns usuários julgam a conexão 5G como sendo um "vilão" do consumo elevado de energia do smartphone. Entretanto, a verdade é que o grande problema é tudo o que a quinta geração de internet móvel possibilita efetuar com a maior velocidade.

Conclusão: Vale a pena mudar para 4G?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Antes de sair desesperado para mudar o telefone 5G para o 4G, é importante levar em conta quais são as prováveis causas para o consumo elevado de bateria: Afinal, o problema é estar em uma região com o 5G limitado, ou o consumo exacerbado da internet?

Se o seu problema é o primeiro caso (5G limitado), usar o 4G pode ser uma solução mais econômica para poupar a bateria do seu smartphone. Por outro lado, se o problema está no uso exagerado da internet e dados móveis, pode ser interessante repensar a forma como a pessoa usa o dispositivo e os aplicativos.

Uma dica importante é observar quantos aplicativos estão sendo executados, ainda mais aqueles que trabalham em segundo plano. Além disso, é importante ver quanto energia consome cada sessão conectada a uma rede móvel.

Sendo assim, vale ressaltar que o 5G nem sempre será o motivo principal para acabar com a sua bateria rapidamente. Em suma, os usuários também precisam atentos a diversos elementos que podem influenciar no consumo de energia. Somente assim, será possível descobrir o que de fato é o melhor para você e a bateria do seu smartphone.

Tudo sobre o 5G no Brasil