Nesta quarta-feira (6), operadoras como Claro, TIM e Vivo ativaram o sinal "puro" do 5G em Brasília, a capital do Brasil. A novidade promete oferecer conexão mais rápida com a internet, podendo chegar até 1 Gb por segundo, o que é pelo menos 50 vezes mais veloz do que a internet que estamos acostumados pode oferecer. Mas se você se pergunta se é só isso, continue lendo para descobrir como o 5G vai afetar sua vida no dia-a-dia.

Conexão muito rápida

O 5G oferece velocidades 100 vezes mais rápidas que as fornecidas no 4G (Crédito: Oficina da Net)
O 5G oferece velocidades 100 vezes mais rápidas que as fornecidas no 4G (Crédito: Oficina da Net)

Sim, o principal benefício do 5G fica por conta da sua conexão de alta velocidade. De acordo com os primeiros testes realizados em laboratório, a conexão via 5G é capaz de permitir velocidade móvel de até 1 giga por segundo, o que já é 100 vezes mais rápido em comparação com o 4G.

Entretanto, no momento ainda é muito difícil obter todo o potencial do 5G, já que a tecnologia precisa amadurecer, bem como ampliar a infraestrutura para cobertura da tecnologia. Nos Estados Unidos e parte da Europa, por exemplo, a maior velocidade alcançada fica ainda entre 30 e 50 vezes maior do que a do sistema atual. No Brasil, o sinal "puro" ainda é muito limitado, por isso não é possível medir a eficiência dessa velocidade.

Baixa latência em jogos online

Graças a alta velocidade de internet, os jogos serão beneficiados por oferecer movimentos quase que simultâneos entre dois jogadores
Graças a alta velocidade de internet, os jogos serão beneficiados por oferecer movimentos quase que simultâneos entre dois jogadores (Crédito: Oficina da Net)

Se você costuma jogar online, sabe que a baixa latência é muito importante, já que aumenta a competitividade e performance contra seus adversários. Com o 5G, a baixa latência permitirá movimentos simultâneos entre duas pessoas interagindo na rede, tornando a conexão muito estável em games ou em outros campos, como no uso de um aplicativo de ginástica, por exemplo.

A alta velocidade, aliada da baixa latência, será possível baixar fotos, jogos e vídeos, ou assistir a filmes quase que de forma instantânea. Na prática, teremos uma transmissão de dados mais fluida e sem demora para carregar.

Uma porta para o metaverso

Outro benefício ligado diretamente com a velocidade da conexão está relacionado com o metaverso. Se você não sabe o que é o metaverso, em poucas palavras, trata-se de uma espécie de mundo paralelo digital que poderia permitir a interação entre usuários com avatares em situações de lazer, estudo ou trabalho. Nos últimos anos, esse tema se tornou bastante popular, sendo abordado em filmes de ficção científica, como Jogador Nº 1, dirigido pelo grande Steven Spielberg.

Jogador Nº (2018) é um do filmes que aborda o tema metaverso (Crédito: Warner Bros./Reprodução)
Jogador Nº (2018) é um do filmes que aborda o tema metaverso (Crédito: Warner Bros./Reprodução)

No mundo real, esse mercado já é campo de pesquisa e desenvolvimento de grandes empresas como a Meta e Microsoft, que pretendem concretizar o universo digital para interagir com outras pessoas do mundo e para diferentes aplicações, como para jogar ou assistir filmes. Para promover esta experiência, essas empresas estão desenvolvendo produtos e equipamentos inteligentes, como óculos de realidade virtual.

Nesse campo, a velocidade da conexão oferecida pela tecnologia 5G será decisiva para combinar imagens e possibilidades de interação em tempo real.

Avanços em outros campos autônomos

Além do metaverso, os dispositivos para a internet das coisas (IoT) é outro campo em que o 5G pode acelerar o desenvolvimento, mudando diretamente a relação das pessoas com bens de consumo. Serviços externos, como o de carros autônomos e da telemedicina, que permitirão cirurgias remotas com maior precisão, estão entre os principais beneficiados.

Os dispositivos de automação residencial continuarão sendo conectados pelo Wi-Fi
Os dispositivos de automação residencial continuarão sendo conectados pelo Wi-Fi (Crédito: Oficina da Net)

Dentre os acessórios e produtos que a gente usa dentro de casa, como televisores, geladeiras, cafeteiras e até escovas de dente, poderão também funcionar de forma autônoma. Hoje em dia, diversos modelos já contam com chips e sensores para exercer funções inteligentes, e com a ampliação da cobertura 5G, seu uso será ainda mais automatizado.

O 5G vai custar mais caro?

Por enquanto os preços dos planos do .5G devem continuar iguais aos com rede 4G
Por enquanto os preços dos planos do .5G devem continuar iguais aos com rede 4G (Crédito: Oficina da Net)

A resposta desta pergunta ainda não está definida. Durante a apresentação do 5G+ da Claro (que nada mais é que o 5G "puro"), a operadora afirmou que seus serviços serão oferecidos sem nenhum custo adicional para seus clientes. Talvez isso se aplique apenas durante esse período de popularização da tecnologia, mas à medida que o 5G seja oferecido nas grandes capitais e amplie a sua cobertura com todo o seu potencial, é inevitável que haverão novos planos,e obviamente com novos valores.

Não precisa trocar de celular ainda

Você não vai precisar mexer no seu bolso ainda. Seu celular com suporte a 4G, 3G e até 2G vai continuar funcionando normalmente, pelo menos até a próxima década. O 5G deve estar completamente desenvolvido em 2029, até lá todos os celulares e equipamentos continuarão usando as conexões existentes.

A internet fixa também não será substituída. É bem verdade que o 5G vai oferecer uma velocidade altíssima e apropriada para utilizar em diversos campos de trabalho e consumo de entretenimento, mas por enquanto, o 5G vai servir apenas como um complemento. Para quem possui sistemas de automação residencial com lâmpadas inteligentes, aspiradores de pó, geladeiras, e assistentes pessoais, o Wi-Fi ainda será a ponte de comunicação.

Para qual recurso do 5G você está mais ansioso?

Celulares 5G baratos para comprar