Já não é preciso mais apresentar a Cooler Master, afinal, ela é uma das marcas de hardware e periféricos mais conhecidas no Brasil, principalmente na época em que a divisão CM Storm ainda estava ativa. Como já falamos no review do MasterPulse Pro, agora todos os produtos da Cooler Master estão levando o nome completo da marca, assim como a atual principal linha de trabalho dela, a Master Series.

Um dos teclados que mais fizeram sucesso no Brasil em 2014 e 2015 foi o "lendário" CM Storm Quickfire TK, um teclado muito bonito, bem feito, em ABNT2 e custando uma média de R$450, o que era excelente em uma época em que o mercado brasileiro de teclados mecânicos ainda era muito modesto.

CM Storm Quickfire TK

Com as mudanças da marca, é claro que a Cooler Master não deixaria de criar um novo modelo para o Quickfire TK, pois ela precisava atualizar os seus produtos e oferecer um novo teclado com um bom custo / benefício. Nascia, assim, o Cooler Master MasterKeys Pro M.

DESIGN

Olhando para o MasterKeys Pro M pela primeira vez, ele realmente parece um Quickfire TK, e se você achou que eu iria dizer que não, você está errado, porque eles realmente tem o mesmo design! (haha trollei xD) A única diferença visual de um teclado para outro é a remoção do logotipo da CM Storm e o desing das keycaps que, adivinhe só? Foi um dos pedidos que a comunidade entusiasta fez para melhorarem no teclado.

É incrível ver como a Cooler Master parece se preocupar cada vez mais com a opinião de entusiastas do ramo de periféricos, ela continua apostando em produtos com um design limpo e de qualidade, oferecendo no MasterKeys Pro M um tipo de produto que é muito raro vermos no mercado: um teclado 85%. Se você estranhou o termo "85%", calma, vou explicar melhor o que isto significa.

Existem acrônimos que denominam o tamanho de cada teclado: Teclados 100% (também conhecidos como full-size) são completos, pois possuem teclado numérico, teclas de função e navegação; Os 80% (os famosos TKL) não possuem teclado numérico; Teclados 70% não possuem numérico, possuem teclas de função e navegação, mas não deixam espaço vazio entre nenhuma delas; Os 60%, que não possuem teclado numérico e nem teclas de função ou navegação, mas elas podem ser acessadas por uma tecla de função; E para finalizar, temos os teclados 40%, que além de não terem todas as teclas anteriores, também não possui as teclas numéricas superiores.

De cima para baixo: Tamanhos 60%, 70%, 80% e 100% Créditos: lowlight, do Reddit

"Mas, Grasiel, onde o MasterKeys Pro M se encaixa nisso tudo?" Bom, a Cooler Master resolveu investir em um tamanho que é ainda mais difícil encontrarmos, o 85%, que mistura o teclado numérico e as teclas de navegação. Vamos concordar, é uma escolha de design que deixa o teclado bem bonitinho, não é mesmo? :3

Como se já não bastasse, uma das características que tornam este teclado uma escolha tão boa é o fato dele ser produzido em ABNT2, uma raridade do mercado de teclados mecânicos devido à dificuldade e aos altos custos para manter maquinas de produção específicas para o layout da língua portuguesa.

A iluminação do teclado pode parecer bem modesta, pois os seus leds são todos brancos, no entanto, vários efeitos de animação compensam esta simplicidade. O único problema deste aspecto é que a iluminação em teclados com switches Cherry é bastante desvalorizada em designs de teclas como este, pois as inscrições da keycap que ficam mais na parte de baixo dela acabam não recebendo tanta luz.

As keycaps do teclado são feitas em plástico ABS, um material mais simples e menos resistente, mas que ainda fica dentro do normal para o orçamento do Pro M. As inscrições das keycaps são impressas à laser, um método que costuma desgastar com certa facilidade, principalmente estas da fabricante da Cooler Master, a Solid Year, mas isto ainda não é um grande problema para um teclado deste nível. Vale lembrar que um removedor de keycaps de arame acompanha o teclado. Eu particularmente gosto muito mais deste modelo do que os comuns de plástico.

Outro aspecto que me agrada muito no Masterkeys Pro M é o seu cabo removível, algo extremamente raro em teclados mecânicos, mas que é um ponto positivo ímpar, principalmente pela garantia de uma durabilidade que muitas vezes é incerta nestes produtos. Claro que um cabo removível vai além disto, ele também torna o teclado muito prático e compacto, fazendo com que ele seja também uma boa opção para jogadores que precisarem transportá-lo com frequência.

ESPECIFICAÇÕES

Estas especificações são fornecidas pelo fabricante.

  • Switches Cherry MX
  • LEDs brancos
  • Taxa de atualização de 1000hz
  • Taxa de repetição configurável de 1x / 2x / 4x / 8x
  • Tempo de resposta de 1ms
  • MCU de 32bit ARM Cortex M0
  • Memória on board de 512kb
  • Configurações de Macro e Iluminação on board
  • Cabo de 1,5m Micro-USB / USB removível
  • Dimensões de 38.01 x 14.38 x 4.24 cm
  • Peso de 1025g

A Cooler Master não disponibiliza um software de configuração para o MasterKeys Pro M.

CONSTRUÇÃO INTERNA

Assim como boa parte dos teclados de elite do mercado, o MasterKeys Pro M utiliza um backplate branca para valorizar a sua iluminação. Ao contrário do que alguns usuários podem pensar, a utilização dela na construção do teclado não adiciona em sua durabilidade, pois ele não se torna mais resistente simplesmente por isto, no entanto, isto também não desvaloriza o bom material utilizado na construção deste teclado.

O conector é muito bem feito e, como ele possui cabo removível, este é um dos aspectos mais importantes de sua construção. A peça da PCB é muito bem soldada e o extensor interno que possui a entrada micro-usb também é muito bem feito.

Os LEDs dos switches são todos modelos comuns, o que não é necessariamente um problema devido a simplicidade de sua iluminação, que é apenas branca, mas isto pode ser um fator decisivo na durabilidade das luzes, que talvez poderiam ter uma resistência maior com LEDs SMD.

Os LEDs de indicação de configurações do teclado são uma espécie de SMD que eu ainda não havia visto antes, eles possuem uma espécie de proteção de vidro que de certa forma ajuda na difusão da luz para não deixa-la muito forte neste local especificamente.

A controladora do teclado é uma Holtek HT50F, a qual a Cooler Master diz ser de 32 bits. Tentei encontrar mais informações sobre essa MCU para poder dar mais detalhes, mas não consegui nada em qualquer lugar da internet, até mesmo no site da Holtek não existem informações sobre este componente.

Quanto aos cuidados na construção interna do teclado, é possível ver alguns resíduos de estanho e de limpeza. Eles não necessariamente interferem em algo na qualidade ou funcionamento do teclado, mas são um indício de uma pequena falta de capricho por parte da do fabricante.

As soldas do teclado são todas muito bem-feitas e os componentes são bem organizados, tudo certo por aqui. O interessante são as indicações do processo de produção mostrando que a PCB é de um padrão diferente do internacional, como o adesivo "BR" no canto inferior direito da PCB.

DESEMPENHO

Devo dizer que o MasterKeys Pro M é um dos teclados que mais gostei de testar até hoje, não apenas por ele ter me apresentado os switches Brown da Cherry ou um tamanho 85% muito interessante, mas sim por ele ter me proporcionado boas horas de gameplay e, por incrível que pareça, não ter me atrapalhado com a necessidade de ter que clicar sobre a tecla "Num Lock" sempre que quisesse alternar entre as funções do teclado numérico / teclas de navegação.

Dá gosto ter um MasterKeys Pro M sobre a mesa, você sabe que está utilizando um produto muito simples, bonito e prático, que pode ser levado para qualquer lugar sem muitos problemas, isto sem falar da qualidade indiscutível de seus componentes e as funcionalidades on-board facilmente acessadas pela tecla "FN".

Quando li que os switches Cherry MX Brown eram excelentes tanto para jogar quanto para escrever, fiquei com muita vontade de testá-los, pois estas são exatamente as duas coisas que mais faço durante o dia todo. Depois de mais de um mês de testes eu me pergunto: Por que diabos eu nunca corri atrás de um teclado com switches Brown? E mais: Por que diabos não são feitos mais teclados com switches Brown? Eles são incríveis!

Na verdade, teclados que utilizam Cherry MX geralmente oferecem a opção de um modelo com switches Brown, no entanto, eles acabam ficando bastante esquecidos pelo público, pois a maioria das fabricantes que copiam a Cherry só produzem switches Blue e/ou Red, o que esconde outros tipos atrás de um marketing que exalta as opções mais genéricas e menos interessantes do mercado, dizendo que elas são "melhores para jogos".

O feedback tátil do switch Brown é extremamente confortável, pois ele quebra o feeling "monótono" de um Red e não sofre com a agressividade dos ruídos de um Blue, talvez seja por isto que este é o switch favorito da maioria dos entusiastas iniciantes no ramo de teclados mecânicos.

Criar macros e administrá-las é um tanto mais difícil sem um software, no entanto, ainda é bastante simples o processo de criação no Pro M, basta selecionar um perfil, pedir pelo início da configuração de macros, selecionar uma tecla para configurá-la, adicionar a sequência de teclas ou comandos, selecionar o modo de reprodução e pronto, basta salvar depois de gravar todos os que quiser.

Vídeo incorporado do YouTube

Um dos aspectos mais interessantes do Pro M é o seu sistema de anti-ghosting inteligente. De acordo com a Cooler Master, um sistema 6KRO fica ativado nativamente, no entanto, quando 7 teclas ou mais são acionadas ao mesmo tempo ou em um espaço te tempo muito pequeno, um sistema NKRO é acionado automaticamente. Mas, por que não utilizar logo um sistema NKRO como padrão?

Como falamos no review do Ducky One, existem alguns sistemas operacionais que podem ter conflitos em suas bios para trabalhar com teclados que utilizam o sistema NKRO de anti-ghosting, como nos sistemas macOS. A decisão de utilizar uma tecnologia inteligente como esta é muito bem-vinda em um teclado que tem o objetivo de ser tão acessível como o Pro M, portanto, mais um ponto positivo para a Cooler Master.

6KRO (6 Keys Rollover) é o sistema anti-ghosting que permite ao jogador pressionar até 6 teclas simultaneamente ou em um curto espaço de tempo sem que o teclado pare de reconhecer mais teclas. O NKRO (N-Key Rollover) garante que todas possam ser pressionadas sem que o teclado pare de reconhecer alguma delas.

VEREDITO

O Cooler Master Masterkeys Pro M é muito bom! Ele é simples, compacto, muito bonito e tem um desempenho excelente. Além da falta de um software, eu simplesmente não consigo encontrar reclamações concretas sobre este teclado e, sinceramente, ele é um dos melhores que já testei, principalmente pelos switches Cherry MX Brown e até mesmo pelo próprio feeling de seu design mais elevado.

Além da falta de um software, eu simplesmente não consigo encontrar reclamações concretas sobre este teclado

Por ser ABNT 2, acredito que não existam muitos produtos que podem concorrer com o Pro M em sua faixa de preço, somente o Falcão-Peregrino da GFallen, mas ele ainda é bastante inferior em qualidade geral, ganhando somente em alguns aspectos fúteis, como a presença de uma iluminação RGB e apoio para pulso.

Quer comprar um MasterKeys Pro M? Clique aqui e confira os preços da Player ID!

Além de ser o melhor teclado ABNT2 por um preço acessível, uma média de R$470, posso dizer com toda certeza que este é um produto com a melhor relação custo / benefício do mercado brasileiro de teclados mecânicos, pois nenhum outro consegue oferecer tamanha qualidade por tão pouco.

Este é um produto com a melhor relação custo / benefício do mercado brasileiro

[OBJ_REL]124[/OBJ_REL]