É comum teclados apresentarem problemas de configurações no Windows, especialmente se você utiliza mais de uma linguagem no computador no dia-a-dia. Felizmente estes problemas de configurações de linguagem são fáceis de corrigir.

Quando se está digitando é comum pressionar algumas teclas sem querer, em uma dessas vezes você pode acabar pressionando uma sequência que desconfigure o seu teclado. Também há o caso onde um vírus infecta sua máquina e acabe por excluir ou ocultar a linguagem padrão instalada em seu computador, vamos analisar cada situação e procurar resolver seu problema.

Antes de tentar fazer qualquer modificação recomendamos que você reinicie o seu computador pois em alguns casos ele pode recuperar sua configuração original automaticamente.

Configurando o seu teclado

Trocando letras por números

Se você pressionar teclas como P O I U e aparecerem números, é porque o Teclado Alfanumérico está configurado nestas respectivas letras. Para que seja desfeita essa configuração, segure a tecla Função (Fn) - no notebook - e então aperte Num Lock (ou NumLK), provavelmente seu problema será resolvido. Se você usa um computador de mesa, seu teclado certamente possui a tecla Num Lock. Caso o seu teclado por algum motivo não possua a tecla, basta ativar o teclado virtual seguindo os próximos passos:

Abra o teclado virtual

Para abrir o teclado virtual é bem fácil, basta ir na pesquisa do Windows e digitar "Teclado", caso seu Windows esteja em inglês, digite "Keyboard" - sem aspas.

Procure pelo teclado virtual no seu computador
Procure pelo teclado virtual no seu computador

Habilite o teclado numérico

Assim que você digitar qualquer uma das duas palavras, o mesmo já deve aparecer em sua lista de aplicativos. Basta clicar nele para abrí-lo. Caso a tecla NumLock não apareça em seu teclado, clique em "opções" e marque a opção "Ativar teclado numérico".

Caso o NumLock não apareça, selecione as seguntes opções
Caso o NumLock não apareça, selecione as seguntes opções

Agora que o teclado virtual já exibe as teclas necessárias, é só clicar em Fn e então em NumLock.

Agora você já pode usar o NumLock
Agora você já pode usar o NumLock

Trocando letras por símbolos, ou letras não correspondentes

Outra situação que pode acontecer é o seu teclado trocar letras por símbolos ou outras letras, o que torna quase impossível digitar alguma coisa, pois a maioria das teclas está trocada. Este, muito provavelmente, é um problema causado por um vírus em seu computador, em casos mais raros um conflito do Sistema Operacional poderia causar perda de informações a ponto de eliminar o layout do seu teclado de seu computador.

Verificar Layout do teclado

A primeira coisa que iremos fazer é verificar se o Layout do teclado selecionado no Windows está correto. Para verificar isso basta ir no canto inferior direito do seu PC e selecionar a opção marcada na imagem abaixo. Se o seu teclado for com layout ABNT2 (enter grande, e tecla dedicada ao Ç), basta selecionar a opção "PTB2". Caso o seu teclado não tenha a tecla Ç dedicada e um enter mais fino, selecione a opção "INTL".

Clique na opção circulada em vermelho para selecionar o Layout
Clique na opção circulada em vermelho para selecionar o Layout

Abra as configurações de Linguagem

Caso você não tenha a opção acima na barra de tarefas do Windows ou a opção não esteja disponível para você, não se preocupe, vamos solucionar isso. Para acessar as configurações do seu teclado, basta digitar na barra de pesquisa "Linguagem" e entrar nas configurações.

Use a barra de pesquisa para entrar nas configurações de Linguagem
Use a barra de pesquisa para entrar nas configurações de Linguagem

Após entrar nas opções de linguagem, selecione o idioma que o seu computador está utilizando - no meu caso é o Inglês - e clique em "Opções". Ao fazer isso, uma nova página irá se abrir na mesma janela de configurações.

Clique no Idioma e aí entre em Opções
Clique no Idioma e aí entre em "Opções"

Adicione o Layout correspondente ao seu teclado

Se você já veio até aqui, quer dizer que o único Layout disponível em seu computador não está correto. Para adicionar um novo Layout para o seu teclado, basta clicar na opção "Adicionar um Teclado".

Selecione a opção Adicionar um novo teclado
Selecione a opção "Adicionar um novo teclado"

Ao clicar ali uma pequena lista irá ser exibida na tela, você deve encontrar a opção que seja compatível com o seu teclado. Na grande maioria das vezes a opção correta será ou "Estados Unidos - Internacional" caso o seu teclado tenha o enter pequeno e não tenha a tecla Ç dedicada, ou "Português - Brasil ABNT2" caso o seu teclado seja no padrão brasileiro (com Ç dedicado e Enter grande).

Selecione o idioma correspondente ao seu teclado
Selecione o idioma correspondente ao seu teclado

E é isso, após adicionar o Layout o Windows deve baixá-lo caso ainda não esteja disponível e aí você já poderá selecioná-lo no canto inferior da tela, como mostrei antes.

Sobrou alguma dúvida? Comente abaixo, estamos sempre de olho nos comentários para poder ajudar vocês!