É comum teclados apresentarem problemas de configurações no Windows, especialmente se você utiliza mais de uma linguagem no computador no dia-a-dia. Felizmente estes problemas de configurações de linguagem são fáceis de corrigir.
Quando se está digitando é comum pressionar algumas teclas sem querer, em uma dessas vezes você pode acabar pressionando uma sequência que desconfigure o seu teclado. Também há o caso onde um vírus infecta sua máquina e acabe por excluir ou ocultar a linguagem padrão instalada em seu computador, vamos analisar cada situação e procurar resolver seu problema.
Antes de tentar fazer qualquer modificação recomendamos que você reinicie o seu computador pois em alguns casos ele pode recuperar sua configuração original automaticamente.
Configurando o seu teclado
Trocando letras por números
Se você pressionar teclas como P O I U e aparecerem números, é porque o Teclado Alfanumérico está configurado nestas respectivas letras. Para que seja desfeita essa configuração, segure a tecla Função (Fn) - no notebook - e então aperte Num Lock (ou NumLK), provavelmente seu problema será resolvido. Se você usa um computador de mesa, seu teclado certamente possui a tecla Num Lock. Caso o seu teclado por algum motivo não possua a tecla, basta ativar o teclado virtual seguindo os próximos passos:
Abra o teclado virtual
Para abrir o teclado virtual é bem fácil, basta ir na pesquisa do Windows e digitar "Teclado", caso seu Windows esteja em inglês, digite "Keyboard" - sem aspas.

Habilite o teclado numérico
Assim que você digitar qualquer uma das duas palavras, o mesmo já deve aparecer em sua lista de aplicativos. Basta clicar nele para abrí-lo. Caso a tecla NumLock não apareça em seu teclado, clique em "opções" e marque a opção "Ativar teclado numérico".

Agora que o teclado virtual já exibe as teclas necessárias, é só clicar em Fn e então em NumLock.

Trocando letras por símbolos, ou letras não correspondentes
Outra situação que pode acontecer é o seu teclado trocar letras por símbolos ou outras letras, o que torna quase impossível digitar alguma coisa, pois a maioria das teclas está trocada. Este, muito provavelmente, é um problema causado por um vírus em seu computador, em casos mais raros um conflito do Sistema Operacional poderia causar perda de informações a ponto de eliminar o layout do seu teclado de seu computador.
Verificar Layout do teclado
A primeira coisa que iremos fazer é verificar se o Layout do teclado selecionado no Windows está correto. Para verificar isso basta ir no canto inferior direito do seu PC e selecionar a opção marcada na imagem abaixo. Se o seu teclado for com layout ABNT2 (enter grande, e tecla dedicada ao Ç), basta selecionar a opção "PTB2". Caso o seu teclado não tenha a tecla Ç dedicada e um enter mais fino, selecione a opção "INTL".

Abra as configurações de Linguagem
Caso você não tenha a opção acima na barra de tarefas do Windows ou a opção não esteja disponível para você, não se preocupe, vamos solucionar isso. Para acessar as configurações do seu teclado, basta digitar na barra de pesquisa "Linguagem" e entrar nas configurações.

Após entrar nas opções de linguagem, selecione o idioma que o seu computador está utilizando - no meu caso é o Inglês - e clique em "Opções". Ao fazer isso, uma nova página irá se abrir na mesma janela de configurações.

Adicione o Layout correspondente ao seu teclado
Se você já veio até aqui, quer dizer que o único Layout disponível em seu computador não está correto. Para adicionar um novo Layout para o seu teclado, basta clicar na opção "Adicionar um Teclado".

Ao clicar ali uma pequena lista irá ser exibida na tela, você deve encontrar a opção que seja compatível com o seu teclado. Na grande maioria das vezes a opção correta será ou "Estados Unidos - Internacional" caso o seu teclado tenha o enter pequeno e não tenha a tecla Ç dedicada, ou "Português - Brasil ABNT2" caso o seu teclado seja no padrão brasileiro (com Ç dedicado e Enter grande).

E é isso, após adicionar o Layout o Windows deve baixá-lo caso ainda não esteja disponível e aí você já poderá selecioná-lo no canto inferior da tela, como mostrei antes.
Sobrou alguma dúvida? Comente abaixo, estamos sempre de olho nos comentários para poder ajudar vocês!