O QUE HÁ DE NOVO

Por que monitores 144hz são melhores que 60hz?

Augusto Schweickardt Müller por Augusto Schweickardt Müller Periféricos

Na hora de montar um computador para jogos uma das partes mais esquecidas é o monitor. A grande maioria dos gamers opta por um desempenho maior, normalmente medido em FPS (Quadros por segundo, em tradução livre), porém esquece que para podermos realmente ver o quão bonito e/ou fluído um jogo é, temos que ter equipamentos que nos possibilitem ter esta visão, e é aí que monitores 144hz entram em cena.

Bom, vamos começar tirando algumas dúvidas do caminho, e uma delas é o que exatamente estes “144hz” (Hz é a abreviação para Hertz) significam. Eles simplesmente dizem que seu monitor, caso tenha um, consegue mostrar 144 quadros (em inglês, Frames) em 1 segundo. Mas em que isso muda? Veja a ilustração abaixo:

Como podem ver acima, quanto mais rápido sua imagem se movimentar (quanto mais você movimentar o mouse em casos de jogos em primeira ou terceira pessoa), maior a diferença fica. Infelizmente em imagens só posso lhe mostrar as diferenças entre 30 FPS e 60 FPS.

Algo que é importante lembrar quando considerando comprar um monitor 144hz é que há 3 diferentes "interfaces" que contribuem para uma melhor – ou pior – experiência, e elas são:

  •   O seu Computador;
  •   O seu Monitor;
  •   O seu Olho.

O seu Computador vai definir a quantidade de FPS em que o jogo estará rodando. Essa quantidade será definida pelas peças que forem utilizadas nele (quanto mais potente, mais FPS, na teoria).

O seu Monitor vai definir a quantidade máxima de FPS que poderá ser exibida ao seu olho. O que define a quantidade máxima são os Hertz. Se o ele for de 60hz, verá no máximo 60 FPS, se for de 75hz, 75 FPS, e por aí vai. O monitor com a maior frequência real atualmente é o Asus Rog Swift PG258Q, no qual alcança os incríveis 240Hz. Vale a pena deixar claro que a diferença está mais ligada ao desempenho da tela do que a nossa capacidade de perceber FPS.

O terceiro fator são os seus Olhos. Eles são os que captam toda a informação que é reproduzida pelo seu monitor. O funcionamento dos olhos será mencionado mais abaixo neste mesmo artigo.

Ainda falando sobre FPS e desempenho, o Oficina da Net entrou em contato com o pessoal da Asus aqui do Brasil para fazer algumas perguntas a respeito do assunto, confira as respostas:

Qual o mínimo de FPS para conseguir um bom desempenho em jogos?

O mínimo varia de acordo com o jogador e o investimento que ele deseja fazer. O recomendado para fluidez é no mínimo 60FPS. Apesar disso, é possível ter “jogabilidade” acima de 30. Como dizem, 30 frames é para você assistir e 60 para jogar.

O que mais importa para conseguir uma boa "fluidez" em jogos?

O contexto é importante, pois o computador de uma maneira geral é fundamental para um bom funcionamento do jogo. Então uma boa placa-mãe, combinada com uma placa de vídeo com bom desempenho, aliada a processador e memórias em uma quantidade aceitável tornam a experiência melhor. Outro ponto para se observar é se placa de vídeo entrega uma média de quadros por segundo. Se o hardware, em vários momentos, demorar pouco mais para fazer alguns quadros em relação aos outros, isso tornará a experiência “travada”.

É importante ter FPS acima do que um monitor suporta? (Exemplo: acima de 144 FPS)

O ideal é que o monitor mostre a qualidade que a placa de vídeo consegue entregar, senão você estará desperdiçando desempenho da GPU. Logicamente é importante frisar que para que seja possível atingir 144Hz ou mais no monitor, o computador precisa ter uma configuração que consiga gerar esse desempenho.

Agradecemos ao Alessandro Campos por nos ajudar com as respostas.

Qual a diferença entre Hertz (Hz) e FPS (Quadros por segundo)?

Essa dúvida pode parecer algo super simples para alguns, mas para outros ela é um monstro de sete cabeças. Hz e FPS são a mesma coisa? Não.

Hz é a limitação de seu monitor em reproduzir até X FPS. Se o seu é de 60Hz, isso significa que o número máximo de FPS que ele consegue reproduzir é 60, se ele for 30Hz (há muitos casos de monitores 4K que são limitados a 30Hz) ele reproduzirá até no máximo 30 FPS, e por aí vai. Isso funciona de tal forma devido a limitação de seu monitor de atualizar e exibir as imagens enviadas pelo Computador.

FPS é a quantidades de Frames (quadros) por segundo que o seu jogo/filme/vídeo está atualmente funcionando. A quantidade máxima de FPS que você consegue ver é limitada pela frequência (hertz/Hz) máxima de seu monitor.

É possível ver mais de 60 FPS em um monitor funcionando a 60Hz? Não. Se o seu monitor for de 60Hz, o máximo que você verá será 60 FPS. O que é possível, porém, é o computador ultrapassar a barreira dos 60 FPS reproduzindo mais quadros por segundo (lembrando que ainda assim você continuará vendo somente 60 FPS). Um exemplo é neste vídeo aqui, observe:

O vídeo foi gravado em um monitor 60Hz, porém se você olhar para o canto superior direito da tela, verá que o FPS (em verde) está bem acima dos 60.

Como funcionam os FPS (Quadros por segundo)?

Como podemos ver acima, 60 FPS tem o dobro de imagens (quadros) sendo exibidas em 1 segundo. Agora, como isso funciona na prática? É bem simples:

Um quadro representa uma foto, literalmente. Se tivermos várias fotos em sequência em posições diferentes, vai dar a impressão de que os objetos nas fotos estão se movimentando, correto? É exatamente assim que os vídeos, jogos, filmes funcionam.

Agora imaginem poder ver 144 quadros em somente um segundo? Isso além do dobro da opção mais comum (60 quadros), torna a imagem muito mais nítida, bonita e fluída. Estas diferenças são melhores vistas em Slow Motion, como mostra o vídeo abaixo:

Aqui podemos ver o quão fluída a parte em que os 120FPS são em relação com a parte dos 60FPS. Se você tiver algum amigo que tenha um monitor que opere em 144hz e o computador dele consiga atingir os 144FPS, você notará que a diferença é GRITANTE. A fluídez é muito maior em comparação aos 60Hz, assim como a nitidez. Também é possível ver o efeito Ghosting nos 60FPS, que nada mais é que deixar a imagem borrada por causa da troca de frames muito rápida. Esse efeito de borrão é ainda mais perceptível quando o Slow motion é aplicado.

Para os que já estão mais acostumados com uma fluidez maior, a diferença já é bem visível no vídeo em sí. Porém, para quem não conseguir perceber a diferença,  deixarei aqui outros vídeos que também mostram as grandes diferenças entre um monitor 60Hz e um 144Hz.

No vídeo abaixo fica ainda mais visível.

Este é um vídeo que mostra a diferença na área de trabalho usando o cursor do mouse.

Este aqui compara a diferença no jogo Battlefield 3.

Lembrando que a diferença é no desempenho do monitor, que se comunica com o computador em uma frequência maior.

Mitos sobre Monitores e o Olho Humano

Aqui falaremos sobre mitos e invenções do olho humano. Há vários sobre o que podemos e o que não podemos ver, irei mencionar alguns dos mais falados pela galera, principalmente por “Gamers”.

Um dos mais famosos mitos é este:

“O olho humano só percebe até 60 FPS, acima disso não é possível perceber a diferença.”

Bom, depois de tudo que acabei de lhes mostrar, podemos dizer que isso não é completamente verdade, mas sim algo que não deve ser tratado de tal forma. A visão humana é algo muito mais complexo, afinal, ela não funciona por “FPS”. Só de assistir aos vídeos de exemplo já podemos ver que tal falácia nada mais é do que um mito. Claro que se a velocidade de movimentação dos objetos vistos nas imagens for lenta demais, a diferença será imperceptível, já que tanto 60hz a 60 FPS quanto 144hz a 144 FPS vão ter o próximo quadro muito parecido com o primeiro, criando a impressão de indiferença nas imagens.

Se você ao menos entende a língua inglesa, o vídeo abaixo explica muito bem o que tentamos deixar claro aqui:

Eu pessoalmente já ouvi coisas ainda mais absurdas, nas quais diziam que o máximo que conseguiamos ver era 40, 35, 30 e até 24 FPS, o que obviamente me fez gargalhar.

 “Meu monitor funciona a 144hz em 1ms de tempo de resposta”

Uma coisa tenho que deixar claro: Pessoal, não existe – atualmente - um monitor que opere a 144hz com 1ms.

Mas como assim, então eles mentem em suas propagandas? Técnicamente, não. A maioria dos monitores 144hz que são focados em gaming conseguem operar fácilmente a 1ms, porém em 60Hz. Há alguns que até conseguem a mesma façanha a 75Hz. No entando, não há monitor que opere a 1ms em 144hz, como mostra a tabela abaixo:

Infelizmente não achei o site que fez a imagem, porém este são testes reais.

Lembre-se, há monitores com menor tempo de resposta sim, porém não há um monitor que consiga fazer o serviço em 1ms enquanto opera a 144hz. Infelizmente as empresas põem 1ms na caixa, mas não falam que o mesmo só funciona em 60Hz.

Conclusão

Depois de ler o artigo, espero que fique mais claro aos leitores que um monitor 144Hz pode fazer toda a diferença em sua jogatina, não só por deixar a imagem mais bonita e fluída, mas também por garantir uma experiência melhor enquanto joga, tanto para jogadores competitivos quanto para jogadores casuais.

Lembre-se: a diferença está no desempenho do monitor, não nos seus olhos, eles não são piores ou melhores que os do seu amigo, o máximo que pode acontecer é você estar desacostumado com a diferença. Portanto, se você tem o dinheiro, vale muito a pena investir em um monitor de 144hz.

Recomendado
Assuntos monitores, perifericos, hardware, equipeoficinadanet e AugustoSchweickardt
Siga nas redes
Encontrou algum erro no texto?

Entre em contato com o autor e nos ajude a melhorar a qualidade dos posts cada vez mais!

AVISAR
O QUE LER EM SEGUIDA
Comentários
Últimas publicaçõesver tudo
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.