A taxa de atualização é a referência para os gamers escolherem um monitor há muitos anos. Se você não sabe o que é exatamente essa taxa de atualização, e como ela se relaciona com outros aspectos da tecnologia de monitores, como tipo de painel e tempo de resposta, aqui vamos tentar explicar isso da forma mais didática possível.

O que é taxa de atualização?

A taxa de atualização de um monitor é a velocidade na qual a imagem do monitor é atualizada. Quanto mais rápida a taxa de atualização, mais vezes a imagem pode ser atualizada a cada segundo, e mais suave será a imagem. Esse número de alterações por segundo é medido em hertz (Hz).

O nível geralmente aceito de taxa de atualização que leva a uma imagem satisfatória depende do aplicativo. Os cinemas rodam em apenas 24Hz, enquanto os antigos padrões de TV PAL e NTSC rodam em 50Hz e 60Hz, respectivamente. Um monitor de PC típico terá uma taxa de atualização de 60Hz, mas os monitores gamers mais recentes podem chegar até 240Hz.

A busca por taxas de atualização maiores é crucial para os jogos, pois permite que a tela acompanhe os movimentos rápidos de um jogador. Por exemplo, um mouse moderno pode relatar sua posição até 1000 vezes por segundo, enquanto PCs modernos podem executar jogos competitivos, como Counter-Strike: Global Offensive ou Overwatch a centenas de quadros por segundo. Ter um monitor que possa acompanhar essa velocidade pode potencialmente dar ao jogador uma vantagem crucial de segundos.

O que é a taxa de atualização de um monitor de TV ou monitor de computador?

No entanto, há retornos decrescentes. Por um longo tempo, 144Hz foi a taxa de atualização de fato do monitor gamer padrão (porque é de 6 x 24Hz), mas agora estamos vendo painéis de 240Hz. Além disso, quando você atinge altos níveis na taxa de atualização, outros fatores se tornam mais visíveis quando se trata de tentar obter a imagem mais clara, como tempo de resposta e desfoque de movimento.

Tempo de resposta

O tempo de resposta é o tempo que um pixel demora mudar de uma cor para outra. Geralmente medido em milissegundos (ms), está diretamente relacionado à taxa de atualização, pois um monitor pode realmente atualizar sua imagem rapidamente apenas se os pixels puderem responder com rapidez suficiente. Um tempo de resposta de 16ms se traduz em um máximo teórico de uma taxa de atualização de 60Hz 1s / 60 = 16,6ms.

O tempo de resposta é o motivo pelo qual os monitores gamers ainda usam painéis TN LCD com ângulos de visão ruins, enquanto a maioria dos outros monitores e telas de LCD de smartphones, tablets e notebooks adotaram tecnologias melhores, como o IPS e VA. O TN LCD pode responder tão rapidamente quanto 1ms, enquanto as telas IPS mais rápidas demoram cerca de 4ms, sendo que a maioria demora 8ms ou mais.

Enquanto isso, o tempo de resposta é a grande vantagem que os monitores OLED têm sobre o LCD, e é a razão pela qual muitos gamers se empolgam com a possibilidade da tecnologia OLED ficar barata o suficiente para substituir o LCD nos monitores de computador.

A tecnologia LCDs funciona movendo fisicamente pequenos cristais embutidos na superfície da tela e, portanto, é relativamente lenta para responder. Os monitores OLED, por outro lado, são puramente eletrônicos, tornando-os várias ordens de magnitude mais rápidos - um painel OLED típico tem um tempo de resposta de apenas 0,01ms.

É importante levar em conta que não há um padrão de medida aceito. Geralmente, é medido por uma figura chamada cinza-a-cinza, que se refere ao tempo que um pixel leva para passar do cinza para branco e vice-versa, em vez de preto para branco, que leva mais tempo. Mas não há um padrão que defina isso.

Como tal, às vezes você pode ter situações em que um monitor 4 ms possa parecer muito mais lento que isso. Infelizmente, não há como testar isso além de ler comentários de pessoas que usaram os monitores.

Desfoque de movimento

Um dos efeitos de uma taxa de atualização lenta é que uma imagem pode parecer borrada. Isso pode acontecer por algumas razões diferentes.

O primeiro motivo é devido ao tempo de resposta. Com um tempo de resposta lento, os pixels podem demorar um pouco para fazer a transição completa. Isso pode resultar em uma imagem à direita ou fantasma atrás da nova. Quanto mais lenta a resposta dos pixels, maior a trilha e menos nítida a imagem.

O outro tipo de desfoque de movimento é o de rastreamento ocular. É aqui que seu cérebro pode perceber uma imagem embaçada, não porque seus olhos acompanham naturalmente o movimento de uma imagem na tela, mas porque a imagem é realmente estática, mesmo que seja por uma fração de segundo. Seus olhos acabam desfocando a imagem enquanto eles se movimentam.

Isso pode ser reduzido com uma taxa de atualização mais rápida. No entanto, ainda mais benefício é uma técnica conhecida como inserção de moldura preta. É aqui que uma imagem completamente em branco é inserida entre cada quadro, reduzindo o tempo de exibição e ocultando o efeito de seus olhos rastreando o movimento. A taxa de atualização é dobrada, mas sem a necessidade de informações adicionais sobre a imagem, e é por isso que funciona ao assistir a vídeos com taxa de atualização fixa nas TVs também.

O que é a taxa de atualização de um monitor de TV ou monitor de computador?
Como isso é feito depende do tipo de tecnologia da tela. As telas
OLED podem simplesmente ligar e desligar, mas com o LCD, é a luz de fundo que é ligada e desligada.

O interessante desse efeito é que ele pode ser muito eficaz em monitores com tempos de resposta rápidos. Isso ocorre por quanto tempo a imagem é exibida, não pela rapidez com que ela pode ser alterada, e é por isso que ainda é eficaz, mesmo em displays OLED com tempos de resposta super rápidos.

Dito isto, a inserção de quadro preto tem uma vantagem dupla no que diz respeito ao LCD, uma vez que oculta o efeito fantasma do seu lento tempo de resposta.

Então, você precisa de uma taxa de atualização rápida?

Então, os monitores de jogos com taxa de atualização rápida valem a pena? Absolutamente. Se você joga jogos competitivos e rápidos, a sensação de resposta de um monitor de 100Hz + com um tempo de resposta inferior a 4ms é inegável, e pode lhe dar uma vantagem competitiva real.

Entretanto, se você não joga jogos competitivos multiplayer - principalmente FPS -, é melhor priorizar a qualidade da imagem sobre a taxa de atualização e o tempo de resposta.

De um modo geral, 60Hz é o mínimo para uma boa qualidade e sólida experiência em um monitor. Se você é um gamer, quanto maior a taxa de atualização, melhor. Para os jogadores, é importante ter uma taxa de atualização rápida para manter as coisas nítidas e os tempos de reação altos. As taxas de quadros mais rápidas nos jogos os tornam super suaves.

Mesmo para não jogadores, ficar abaixo de 60Hz começará a prejudicar sua experiência geral com o PC. Se você dissesse, 30Hz, são apenas 30 frames por segundo, o que não será ótimo. A boa notícia é que os 60Hz são uma opção viável atualmente.

Porém, à medida que você aumenta a resolução do seu monitor, diminui a taxa de atualização. Você não encontrará um monitor 4K com taxa de atualização de 240Hz no momento, por exemplo, mas encontrará um em 60Hz. Isso é algo para equilibrar, principalmente se você é gamer. Você tem que fazer um sacrifício em algum lugar.

Se você estava se perguntando sobre o que é o jargão, espero que essa história ajude. Se você é um jogador de PC, um monitor de 144Hz será um ótimo grito. Um jogador de console ou um usuário comum de PC vai se sair bem com 60Hz por enquanto. No entanto, se você está no limite e gosta de coisas mais rápido que rápido, 240Hz está chamando seu nome.

E no caso das TVs?

A maioria das HDTVs tem apenas 60 hz. As taxas de atualização "mais altas" são devidas à Interpolação de Quadros, que, em resumo, cria quadros falsos para dar a aparência de taxas de atualização mais rápidas.

Mas comparar uma HDTV com uma taxa de atualização de 240 com um monitor que suporta 144 FPS seria uma enorme diferença, pois os quadros do monitor seriam muito mais claros. Se você está pensando em usar uma HDTV para um monitor, basta optar pelo modelo mais barato (120 vs 240+), pois você estará utilizando apenas os 60 FPS.

O que é a taxa de atualização de um monitor de TV ou monitor de computador?

Você não pode comparar uma HDTV com uma taxa de atualização muito alta com um monitor de 144 hz. O monitor que usa 144 hz, na verdade, usa 144 FPS (observando que o PC é poderoso o suficiente), enquanto uma HDTV de 240 hz (+) utiliza apenas 60FPS (ou menos, dependendo do conteúdo), enquanto insere "quadros falsos" para fornecer aparência semelhante ao monitor. Portanto, uma TV com 60 hz é mais do que o suficiente.