Como limpar corretamente a tela da sua TV ou monitor?

Limpar uma tela de TV parece fácil, certo? Errado. A maioria das HDTVs modernas tem revestimentos especiais em sua superfície que podem ser arruinados por produtos inadequados.

Por | @oficinadanet Tecnologia 2 comentários
Assim como outros itens eletrônicos, sua TV pode atrair poeira e ficar marcada por impressões digitais e outras sujeiras. Felizmente, limpar sua TV de tela plana é um processo simples que não requer produtos químicos caros e especiais. Mas é preciso ter muito cuidado, pois usar um produto errado pode comprometer o funcionamento do produto. Nesta artigo você confere como limpar corretamente a tela da sua TV ou monitor, pois os monitores de computador possuem tecnologias semelhantes às TVs.

Embora o atual mercado de TV seja dominado por TVs LCD (LED) e OLED, muitas pessoas ainda têm aparelhos mais antigos, incluindo TVs de plasma, que pararam de ser fabricadas em 2014, e até CRTVs - também chamados de TVs de tubo. - que começou a desaparecer na década passada.

Se você está limpando uma TV de tubo mais antiga, então você terá um pouco mais de flexibilidade, porque suas telas são feitas de vidro e podem ser limpas como os outros itens de vidro em sua casa. Nessa instância, e somente nessa, não há problema em usar um limpa vidros.

As TVs de LCD, no entanto, são muito mais sensíveis e precisam ser limpas com cuidado, para que as telas não fiquem riscadas ou danificadas. E, embora as TVs de plasma também tenham telas de vidro, os fabricantes costumam aplicar um revestimento anti-reflexo sensível, de modo que devem ser tratados como uma TV LCD em vez de um aparelho de tubo.

Para TVs OLED, o conselho é semelhante ao dos aparelhos de LCD: Limpe com um pano macio e seco para evitar riscar a tela.

v

Veja como limpar uma TV de tela plana

  1. Desligue o monitor. Se a tela estiver escura, será mais fácil ver as áreas sujas e oleosas.
  2. Use um pano seco e macio - do tipo que você usaria para limpar seus óculos - e limpe a tela com muita delicadeza. Se isso não remover o óleo ou a sujeira, não pressione com mais força e tente remover a sujeira. Pressionar a tela fará com que os pixels se esgotem. Em vez disso, prossiga para o próximo passo.
  3. Faça uma solução de partes iguais de água e vinagre (ou água com uma pequena quantidade de detergente). Umedeça um pano na solução e limpe suavemente a tela. Novamente, friccionar e esfregar danificará a tela.

Dicas do manual de instrução

A seguir, você pode conferir um resumo das advertências nos vários manuais das TVs mais modernas. Leia sempre o manual, pois cada TV tem suas particularidades e pode exigir métodos diferentes.

LG: Limpe apenas com um pano seco. Ao limpar, desconecte o cabo de alimentação e limpe suavemente com um pano macio, para evitar arranhões. Não borrife água ou outros líquidos diretamente na TV, pois pode ocorrer choque elétrico. Não limpe com produtos químicos como álcool, diluentes ou benzina.
Panasonic: A parte frontal do painel de exibição foi especialmente tratada. Limpe a superfície do painel com cuidado, usando apenas um pano de micro fibra. Se a superfície estiver muito suja, depois de limpar a poeira, molhe o pano com sabonete líquido suave e diluído em  água e, em seguida, torça o pano para remover o excesso de líquido. Use o pano para limpar a superfície do painel da tela e limpe-o uniformemente com um pano seco também de microfibra, até que a superfície esteja seca. Não risque nem bata na superfície do painel de exibição com as unhas ou outros objetos. Além disso, evite o contato com substâncias voláteis, como sprays de insetos, solventes e diluentes; caso contrário, a qualidade da superfície pode ser afetada adversamente.
Samsung: O exterior e a tela do produto podem ser arranhados durante a limpeza. Certifique-se de limpar cuidadosamente o exterior e a tela usando o pano fornecido ou um pano de microfibra para evitar arranhões. Nunca borrife água diretamente na tela. Qualquer líquido que entre no produto pode causar uma falha, incêndio ou choque elétrico. Limpe o produto com um pano umedecido com uma pequena quantidade de água. Não use um líquido inflamável (por exemplo, benzina, diluentes) ou um agente de limpeza.
Sony: Limpe a tela LCD gentilmente com um pano macio. As manchas mais difíceis podem ser removidas com um pano levemente umedecido com uma solução de sabão neutro e água morna. Se estiver usando um pano quimicamente pré-tratado, siga as instruções fornecidas na embalagem. Nunca pulverize a água ou detergente diretamente no televisor. Ele pode pingar na parte inferior da tela ou nas partes externas e entrar no aparelho de TV, causando danos severos.
Toshiba: Limpe apenas com um pano seco. Limpe com cuidado a superfície da tela da TV usando um pano seco e macio (algodão, flanela, etc.). Um pano duro pode danificar a superfície do painel. Evite o contato com solventes alcoolicos, diluentes, benzeno, solventes ácidos ou alcalinos, produtos de limpeza abrasivos ou panos químicos, que podem danificar a superfície.

É consenso entre os principais fabricantes de TV a utilização de um pano macio de microfibra para limpar a tela. Se você não recebeu ou perdeu este pano, é semelhante ao que vem com óculos e óculos de sol.

v

Aqui estão algumas dicas importantes que você deve saber:

  • Evite usar toalhas de papel, papel higiênico ou um pano velho qualquer para limpar a tela, pois podem arranhar ou danificar a tela.
  • Não use produtos que contenham amônia, álcool etílico, acetona ou cloreto de etila. Esses produtos químicos, que são freqüentemente encontrados em limpa vidros, podem fazer com que a tela fique amarelada.
  • Nunca borrife líquido diretamente na tela, pois pode atingir o monitor e causar danos

Não esqueça o controle remoto

Controles remotos não só podem ficar empoeirados, mas também abrigar um bom número de germes. (Pense em quantos dedos pressionaram os botões do controle remoto recentemente, e se todos eles estão completamente limpos. Não vamos nem entrar na questão de tosses e espirros.)

 

Por segurança, é melhor remover as baterias do controle remoto antes de começar a limpeza. Em seguida, vire o controle remoto de cabeça para baixo, de modo que os botões fiquem voltados para o chão, e bata no controle remoto contra a palma da sua mão para desalojar os detritos que possam ter caído entre as teclas ou botões. Em seguida, limpe o controle remoto inteiro com um pano macio, que tenha sido borrifado com um pouquinho de álcool diluído em água. Novamente, o pano deve estar úmido, não molhado.

Para limpar em volta dos botões, você pode usar um cotonete embebido com a mistura álcool e água. Resíduos mais teimosos, alojados mais profundamente entre os botões, podem ser desalojados com uma escova de dentes seca, ou um palito de dente.

Por último, limpe novamente o controle remoto inteiro com um pano seco e macio, e reinstale as baterias. 

Mais sobre: tecnologia, tv, televisor

Siga nossas redes sociais