Oficina da Net Logo

Saiba como limpar corretamente seu fone de ouvido intra-auricular

Sabe aquela cera acumulada nos seus fones de ouvido, que dão uma sensação nada agradável de olhar? Saiba como removê-la com segurança.

Por | @oficinadanet Periféricos Pular para comentários

Hoje em dia, muitas pessoas utilizam fones de ouvido intra-auriculares para escutar música e até mesmo para falar no telefone. Mas, após um período de uso, você vai perceber que o seu acessório está sujo, com acúmulo de cera de ouvido e outras sujeiras. E sinceramente, é nojento continuar usando o fone neste estado, não é mesmo? Mas a notícia boa é que é bem fácil fazer uma limpeza e se livrar dessa caca. Confira esse artigo e saiba como limpar corretamente seu fone de ouvido intra-auricular.

Fios emaranhados não são é a única forma de seu fone de ouvido causar pequenas complicações na sua vida. Manter a limpeza do seu fone de ouvido é essencial para sua higiene e para manter o equipamento funcionando corretamente por mais tempo. Porém, é necessário usar o material adequado para não comprometer o funcionamento do acessório. E é disso que vamos tratar neste artigo.

Se você tem algum acúmulo de cera de ouvido agressivo ou você está apenas consciente que há germes, aqui está nosso guia completo sobre como manter seus fones de ouvido em bom estado de uso.

Antes de limpar, desconecte os fones de ouvido

Normalmente, os fones de ouvido consomem energia do telefone ou dispositivo ao qual estão conectados. Antes de tentar limpá-los, verifique se eles estão desconectados. As chances de ser eletrocutado aqui são infinitesimais, mas é melhor prevenir do que remediar. Além disso, se você de alguma forma molhar sem querer os fones de ouvido, pelo menos o seu dispositivo estará a salvo. Leia em destaque: Review mouse Cougar Minos X5, um novo bom custo-benefício.

Antes de limpar, desconecte os fones de ouvidoAntes de limpar, desconecte os fones de ouvido

Avalie a sujeira

Seu método de limpeza pode variar dependendo de quão sujos esses fones de ouvido estão, e onde essa sujeira está localizada. Você provavelmente encontrará o acúmulo de cera de ouvido (e outras coisas nojentas) nas grades de onde o som é emitido. Na maioria dos fones de ouvido, você pode remover a pequena capa de silicone ou espuma que faz contato com o seu canal auditivo.

É preciso ter muito cuidado e delicadeza ao limpar a grade do seu fone de ouvido. Mas se essa parte estiver praticamente limpa, você pode passar apenas um cotonete com álcool, bem suavemente.

Como limpar corretamente seu fone de ouvido intra-auricular?

Abaixo estão alguns métodos diferentes para limpeza de fones de ouvido. Nenhuma dessas soluções será cara, mas você pode precisar gastar algum dinheiro se estiver preocupado em danificar um fone de ouvido mais caro.

Atenção: Nunca mergulhe seus fones de ouvido em qualquer líquido. Pode funcionar, mas mesmo que sejam à prova d'água, existem opções mais seguras e eficazes.

Limpeza com água e sabão

Seu primeiro instinto é provavelmente apenas para criar uma solução com sabão e água morna, e em seguida, usar um pano macio para limpar seus fones de ouvido. Adivinha? Essa é uma ótima ideia! Água e sabão farão maravilhas nos invólucros e fios dos fones de ouvido. Encha uma tigela com água morna e adicione algumas gotas de detergente líquido. Mergulhe um pano macio de algodão ou microfibra na solução, torça-o até não pingar e, em seguida, comece a limpeza.

Limpeza com água e sabãoLimpeza com água e sabão

Mas não use esse método para limpar a cera acumulada nas grades. Se a água entrar nos fones de ouvido, você pode estragar seu acessório. Se você limpar dessa maneira, evite o plug de entrada e tenha cuidado com o ponto em que o fio sai do próprio auricular (pois a água pode entrar sorrateiramente).

Depois que os fones de ouvido parecerem limpos o suficiente, coloque-os em algum lugar para secar por uma ou duas horas, certificando-se de que eles não estejam em uma posição onde a água possa pingar nas entranhas dos pequenos botões.

Cotonete embebido no álcool isopropílico

O álcool isopropílico é uma solução de limpeza comum para equipamentos eletrônicos. Tal como acontece com o sabão e a água, é uma boa escolha limpar os componentes menos frágeis dos seus fones intra-auriculares, como as caixas e os fios.

Como o álcool é um pouco mais potente do que a água com sabão, você só precisa mergulhar um cotonete de algodão na garrafa, enxugar o excesso até ficar quase seco e começar a limpar qualquer sujeira ou cera nos fones de ouvido.

Cotonete embebido no álcool isopropílicoCotonete embebido no álcool isopropílico

Como com sabão e água, você não deve usar este método para limpar as grade por duas razões. Primeiro, você não quer que o álcool pingue no seu ouvido quando for utilizar os fones. Segundo, os cotonetes são propensos a deixar pequenos pedaços de algodão em qualquer coisa que tocam. Os filtros metálicos podem reter fios de algodão, tornando-os muito mais difíceis de limpar a longo prazo e até mesmo abafando o áudio.

Após fazer a limpeza com álcool e cotonete, coloque os fones de ouvido em algum lugar para secar por algumas horas.

Escova de dentes

Primeiramente, adquira uma escova de dentes com cerdas de nylon, material que não se quebra e nem fica preso em seus botões, e é antiestático (não conduz eletricidade).

As escovas de dentes são boas escolhas para limpar as grades de malha, já que não há perigo de umidade indesejada entrar em seu fone, mas você precisa ser mais cuidadoso, escovando suavemente em movimentos circulares e não pressionando muito, senão a sujeira que você está tentando remover pode ser esmagada na grade, tornando o processo muito mais difícil. Quando terminar, jogue fora a escova de dentes ou lave-á em uma máquina de lavar louça para higienizá-la. Nós não recomendamos usar em seus dentes depois da limpeza.

Escova de dentes para limpar fones de ouvidoEscova de dentes para limpar fones de ouvido

Massa Adesiva Reutilizável

Embora as escovas de dentes possam ser muito poderosas, e as soluções líquidas trazem outras preocupações, o uso de uma massa adesiva seca como das marcas Blu Tack ou Pritt, é um método quase infalível para limpar até mesmo as partes mais sensíveis dos seus fones de ouvido.

Molde a massa e pressione contra a grade do fone de ouvido. Esta massa deve pegar qualquer sujeira ou cera e retirá-la, embora você possa precisar mexer um pouco para ter certeza de que foram capturados todos os resíduos de sujeira.

Massa Adesiva ReutilizávelMassa Adesiva Reutilizável

Combinação de métodos

Se você achar que nenhum dos métodos acima funciona bem o bastante, combine dois ou mais métodos em sua busca da limpeza perfeita dos seus fones de ouvido. Talvez você possa usar a massa adesiva para limpar a cera da grade, em seguida um pano com água e sabão para limpar os fios do seu fone de ouvido. Se você for cuidadoso, você pode até mesmo usar uma agulha ou alfinete para tirar a sujeira das áreas difíceis de alcançar. Mas ressaltamos que é necessário ter muita delicadeza.

Limpeza do silicone

A maioria dos fones de ouvido vem com capas de silicone, mas é possível encontrar alguns modelos com capas de espuma. Limpar a capa de silicone é fácil. Apenas remova a ponta de ouvido cuidadosamente, crie uma solução de água morna e sabão e enxugue-a com um pano. Essa parte da limpeza pode ser feita de forma mais tranqüila, pois o silicone é difícil de danificar. O mesmo vale para as asas auriculares de silicone ou quaisquer outras partes de silicone removíveis. Apenas não os perca!

Limpeza do siliconeLimpeza do silicone

As capas de espuma, por outro lado, são difíceis de limpar. Você pode tentar, mas a maioria dos fabricantes lhe dirá que os fones de ouvido de espuma são descartáveis ​​e não são destinados à limpeza. Cera de ouvido e gosma se alojarão na espuma, e tentar retirá-la pode rasgar a espuma, inutilizando-as. 

Limpeza dos fones de ouvido sem fio

Os fones de ouvido totalmente sem fio estão se tornando cada vez mais comuns. Além dos Airpods ultra populares da Apple, o Headphone da Bragi e o Elite 65t da Jabra são excelentes fones de ouvido, com qualidade de áudio comparável a fones com fio de qualidade.

Limpeza dos fones de ouvido sem fioLimpeza dos fones de ouvido sem fio

Não recomendamos o uso de líquidos para limpar fones de ouvido sem fio. Em vez disso, use uma escova de dentes ou massa adesiva para limpá-los.

MAIS SOBRE: #dicas  #perifericos  #smartphones  #manutenção
Comentários
Carregar comentários