Edifier W806BT

Edifier W806BT Review: Um headphone bluetooth decente e barato

Um headphone bluetooth com bom acabamento e custo benefício. Esse é o Edifier W806BT.

Por | @nmuller99 Periféricos Nota: 7.9/10

Sabe, eu estava em busca de um headphone bluetooth para usar diariamente, em viagens, caminhadas e corridas. Não queria algo extravagante, colorido, tipo jogadores de futebol. Algo discreto, que cobrisse as orelhas, nada daqueles fones bluetooth que penduram no pescoço. Eis que chega para analisar o W806BT da Edifier.

A marca é chinesa. Para quem não conhece, a Edifier foi fundada em 1996, é responsável por diversos sistemas de som, é considerada uma renomada marca em caixas de som. Tem algum tempo que vem produzindo headphones, atualmente a empresa conta com 3000 funcionários, e foi por estes motivos que procurei um modelo de entrada, baratinho mesmo, para testar, e oferecer como um bom exemplo de custo/benefício a vocês, nossos leitores/espectadores.

 

Design e construção

O headphone é todo construído em plástico, com hastes internas de metal para fortalecer um pouco a estrutura. Achei esse o ponto mais fraco do produto. Bem verdade que tenho testado alguns headsets gamers e a maioria deles é construída em metal, justamente pelo preço alto. Mas enfim, tome cuidado para não abrir demais e evitar que ele quebre.

Edifier W806BTEdifier W806BT

As earpads são de material sintético, similar a couro, bastante confortáveis. Além deste, na haste existe uma base de espuma revestida nesse material para melhorar o conforto. Eu confesso que gostei demais em usá-lo. Ele é tão confortável quanto o Cloud Alpha da HyperX, meu xodó.

A aparência do fone é muito bonita, ele vem em cor preta, branca ou vermelha. Como já mencionado, não quero algo extravagante, por este motivo a cor preta foi a melhor opção.

Bateria

Como é bluetooth, ele obrigatoriamente precisa de uma bateria. Ela precisa de 3 horas de carga para completar os 100%. A duração é de 75 horas tocando música, com volume na capacidade de 80%. Em nossos testes, nunca chegou a desligar o fone, mas o led lateral acusou pouca bateria. Usando cerca de 1 hora por dia, fiquei mais de 1 mês sem carregar.

Funcionamento

Para configurar no seu dispositivo, seja um smartphone, notebook ou qualquer outro aparelho capaz de conectar, ele é simples de configurar. Basta pressionar o botão de ligar por alguns segundos, que o fone emite um bipe, assim estará disponível para parear. Então, no smartphone, é só apertar em parear e pronto, na próxima vez que ligar o fone ele automaticamente já conecta com o smartphone, se o bluetooth do telefone estiver ligado.

Uma dica: Se for trocar de smartphone ou conectar no notebook também, desligue o bluetooth do aparelho que você não quer tocar música.

Tecnologia aptX

A tecnologia aptX foi criada pela Qualcomm, ela funciona para garantir uma taxa de bits eficiente, garantindo a melhor qualidade de som, evitando que o sinal sem fio perca qualidade. Mas, isso é o que o fabricante diz, na realidade isso funciona mesmo?

Qualidade de som

Configuração sonoraConfiguração sonoraA Edifier aplica a tecnologia aptX da Qualcomm, que na teoria ajusta a codificação do áudio para minimizar problemas de latência e sincronização do áudio. A qualidade sonora é boa, as frequências são bem distinguidas, poderia ter mais graves.

Algumas vezes travou o som, principalmente ao iniciar uma música. São raras as vezes, mas acontece. Nada que me deixe insatisfeito, mas a tecnologia aptX deveria resolver.

Nos testes que fiz, usando 2 smartphones e 2 notebooks, não mudou a qualidade sonora usando o cabo ou bluetooth, pelo menos, nada que eu pudesse identificar.

Edifier W806BT - CabosEdifier W806BT - Cabos

A distância que consegui chegar, foi aproximadamente 10m dentro de casa, já em ambiente externo e sem obstáculos, caminhei 30 passos “normais” até ele começar a falhar. Provavelmente você vai usar ele para caminhar, correr ou ir a academia. Nos dois primeiros, o smartphone vai estar com você, no segundo, mesmo colocando o smartphone no armário da academia, será possível você escutar música.

Botões e comandos

Existem basicamente dois botões, o de volume, e o ligar/desligar. Quando você está escutando música, pode pausar o som apertando uma vez o botão de desligar, para voltar o som, basta pressionar novamente.

Edifier W806BT - BotõesEdifier W806BT - Botões

O botão de volume faz o que se propõe. Esses botões só funcionam quando o dispositivo está conectado através do bluetooth, caso contrário, o fone é um “fone qualquer”.

Especificações do Edifier W806BT

  • Sensibilidade: 100dB
  • Resistência: 32Ω
  • Faixa de Resposta de freqüência: 20-20 kHz
  • Conectores: AUX
  • Comunicação: sem fio
  • Microfone: sim (embutido no próprio copo do Headphone)
  • Tempo de carregamento: 3h
  • Duração da bateria: 75 horas com uma carga completa (volume até 80% de sua capacidade)
  • Standby: 800 horas
  • Bluetooth: 4,0
  • Peso: 203 gramas
  • NFC: Não
  • Tamanho cabo de Áudio: 1,30 metros (cabo não possui microfone)

 

Veredicto

Nos testes, o W806BT se saiu bem. Ele poderia ter mais graves, o som é relativamente limpo e alto o suficiente. Não é um fone perfeito, está longe disso, mas pelo valor pago, ele está de bom tamanho.

Edifier W806BT - usando o headphoneEdifier W806BT - usando o headphone

Em atividades físicas, ele se mantém fixo, não pula em corrida. O material sintético que encapa as earpads é fácil de limpar, agora, pode ser que com o tempo, ela comece a desgastar, portanto, tenha ciência dos produtos e panos que utilizar. Eu usei apenas pano de algodão úmido, sem produtos.

O Edifier W806BT foi enviado pela loja GearBest, deixamos o link para você comprar ele por lá. O preço do fone está na faixa de R$ 135. Esse equipamento chegou sem taxa para nós, primeiro por se tratar de um valor baixo, menos de 50 dólares. É muito provável que você também não seja taxado, mas isso não é regra. R$ 16 são cobrados para frete e leva cerca de 25 a 60 dias úteis para chegar. Aqui, levou 32 dias úteis.

Vale demais a pena comprar o headphone, ele é realmente um bom custo benefício.

COMPARTILHE
Comentários
Carregar comentários