Sabe aquela belezinha que você pega nas mãos quando abre a caixa? Essa foi a primeira sensação de ter o Cloud Alpha em mãos, assim que fiz o unboxing dele. O acabamento, qualidade e materiais usados no headset são de extrema qualidade.

Sem dúvidas o melhor headset já fabricado pela HyperX. Ele é um headset considerado intermediário no mundo dos periféricos, principalmente pela faixa de preço que compete, porém, é justamente por ter um valor mais em conta que consideram o Cloud Alpha um bom custo benefício no mercado.

HyperX Cloud Alpha - Design e construção

O headset foi construído e projetado pensando em games FPS. Ele é bastante similar ao Cloud II. Em termos de construção, podemos dizer que é resistente, principalmente pelo material escolhido na estrutura, uma liga de alumínio resistente e leve, que acopla o material plástico dos protetores auriculares.

HyperX Cloud Alpha
HyperX Cloud Alpha

Ele é rígido, porém as earpads são macias, com espuma que memoriza o "aperto", tornando uma boa sensação de tê-lo "vestido". Mesmo para um usuário cotidiano de óculos, o Cloud Alpha é confortável.

HyperX Cloud Alpha earpads
HyperX Cloud Alpha earpads

Você certamente pode esperar uma boa durabilidade no conjunto, principalmente pois as partes que se desgastam, como as earpads e os cabos, são removíveis e podem ser substituídas. O microfone, as earpads e mesmo o cabo que conecta o fone são todos separados. Eu realmente gostei dessa funcionalidade das coisas. Afinal, mesmo que você seja um amante de periféricos, sabe que não é todo dia que temos 599 reais para comprar um headset. Poder "reformar" ele comprando peças novas é uma boa solução para manter o funcionamento do equipamento por bastante tempo.

O microfone como já dito, é conectado a base do headset, em um conector P2, posicionado no lado esquerdo do fone. Ele, por ser um material flexível, possibilita o ajuste. Quanto mais próximo a sua boca, menor será o ganho ou volume que precisa na entrada. E quanto menor o volume de entrada, menos chiado será escutado. Falo mais sobre a captação abaixo. É importante salientar que existe um popfilter envolto no microfone, para evitar os sons de ar batendo mic, ele auxilia bem.

HyperX Cloud Alpha - Microfone
HyperX Cloud Alpha - Microfone

Bem ele acompanha dois cabos, mas você não pode escolher entre usar um ou outro. Existe um principal, que conecta o fone ao computador ou qualquer outro player, incluindo smartphones, visto que o cabo principal tem três pólos de energia. Desta forma, você pode ligar o Cloud Alpha no smartphone e usar ele como fone e microfone, ou mesmo em notebooks que não contam mais com as entradas de fone e microfone em separado.

HyperX Cloud Alpha - cabos
HyperX Cloud Alpha - cabos

Ainda existe o outro cabo que divide o microfone do fone, justamente para contemplar gamers, que senão na totalidade, mas quase, tem PCs gamers. Nos PCs, a placa de som ou mesmo o extensor no gabinete conta com as entradas em separado. O cabo auxiliar, não substitui o principal, ele apenas estende e divide os conectores.

O cabo principal tem tamanho de 1,3m e o extensor (estende, badum ts) mais 2 metros.

As hastes do headset são feitas também na liga de alumínio, envolta em um material sintético, similar ao couro. Onde apoia a cabeça, existe espuma que ajuda no conforto geral de uso.

HyperX Cloud Alpha
HyperX Cloud Alpha

Passei por diversas horas em game com o headset, posso dizer que mesmo quando peguei ele para testar, não senti desconforto ou dor pós uso.

HyperX Cloud Alpha - Qualidade sonora

Bem, de nada adianta ser confortável se a qualidade sonora não ajudar, o que não é o caso do headset da HyperX. É aqui que o Cloud mostra o seu valor. Não interessa se você for escutar música no Spotify, assistir vídeos no Youtube ou atravessar Miramar correndo no PUBG, o Cloud Alpha nunca vai falhar em entregar um som limpo e balançado.

Dual Chamber

A tecnologia desenvolvida pela HyperX, chamada de Dual Chamber, ou câmara dupla, funciona para separar os graves, dos médios e agudos, literalmente. Porque separar as frequências de som? Bem, geralmente nos fones tradicionais, os graves sobrepõem as frequências médias e agudas, tornando o som uma mistura. Com a separação delas, os graves ficam em uma camada única, enquanto os médios e agudos são enviados em separado.

HyperX Cloud Alpha Dual Chamber
HyperX Cloud Alpha Dual Chamber

Abaixo, deixo um vídeo produzido pela própria HyperX, exemplificando o como funciona exatamente essa tecnologia chamada Dual Chamber. Lembrando que o vídeo das marcas sempre são comerciais, então, não se atenha a frases do tipo, essa é a melhor tecnologia ou melhor isso, ou aquilo. Mas atente-se ao funcionamento da tecnologia que é bastante interessante.

Ok, entendi, mas e funciona mesmo? Bem, para confirmar isso seria necessário uma ferramenta de análise de frequências, mas a ouvido, posso garantir que o som é bastante limpo. Em games FPS que testei, BF1, BF4, PUBG e também Overwatch, notei um bom ganho em detecção dos sons próximos ao personagem. Essa tecnologia é um ponto suficiente para comprar o fone? Creio que não. Em comparação com outros fones na faixa de preço e mesmo alguns mais caros, você dificilmente vai notar grande diferença, mas sim, podemos considerar o HyperX um dos melhores sons na sua faixa.

Mas o som dele é bom? Sim. É limpo, e mesmo sem contar com DAC interna, é capaz de produzir alto volume.

HyperX Cloud Alpha - Captação do microfone

O microfone foi a pior parte do headset. Não que ele seja ruim, mas não foi tão bom quanto seus outros aspectos. Encontrei ruídos nas gravações que testei, principalmente quando o fone não está próximo a sua boca. Como a haste que segura o fone é flexível, para obter a melhor qualidade de captação, você precisa aproximar o máximo possível de sua boca. Óbviamente, não vá colar, deixe um espaço de 2cm, assim você pode diminuir um pouco o ganho de captação, reduzindo também a entrada de ruídos.

O software de edição consegue remover praticamente todos os ruídos por ele produzido, mas mesmo assim.

Especificações técnicas

Fones de ouvido

  • Resposta de frequência: 13Hz-27.000Hz
  • Impedância: 65 Ω
  • Nível de pressão sonora: 98dBSPL/mW a 1kHz
  • Driver: 50 mm com magnetos de neodímio
  • Tipo: Circumaural, fechado
  • Tipo e comprimento do fio: Cabo removível do headset (1,3 m) + cabo de extensão para PC (2 m)
  • Peso com microfone e cabo: 336 g

Microfone removível

  • Conexão: Cabo removível para headset - plugue de 3,5 mm (4 polos) + cabo de extensão para PC - plugues estéreo e de microfone de 3,5 mm.
  • Elemento: Microfone condensador Electret
  • Padrão polar: Cancelamento de ruído
  • Resposta as frequência: 50Hz-18.000Hz
  • Sensibilidade: -43dBV (0dB=1V/Pa,1kHz)

 

Veredicto

HyperX Cloud Alpha em uso por nosso modelo profissional
HyperX Cloud Alpha em uso por nosso modelo profissional

O veredicto do HyperX Cloud Alpha começa com a seguinte constatação. Esse headset, é um dos melhores em qualidade sonora na sua faixa de preço. A qualidade sonora dele, é um dos quesitos que completam o conjunto de benefícios do headset, composto também por conforto, design e construção.

Compro ou não?

Tem R$ 599 para investir em um headset gamer? Se tiver, compre, não vai se arrepender.