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Instagram Stories reduz interações no Snapchat em até 40%

Número de visualizações e download no app do fantasminha também tiveram queda após lançamento do recurso do Instagram.

Por | @oficinadanet Aplicativos Pular para comentários

Desde agosto do ano passado, quando o Instagram Stories foi lançado, as postagens no Snapchat tiveram uma queda que varia entre 15% e 40%. Os dados foram levantados pela equipe do TechCrunch, em uma reportagem que analisa a expansão do Instagram sobre o aplicativo do fantasminha.

Em menos de 6 meses o Instagram Stories, que permite postar vídeos e fotos que ficarão por 24 horas no app e depois serão automaticamente excluídos, já conquistou 150 milhões de usuários ativos, mesmo número que o Snapchat tinha em seu último relatório, divulgado em junho de 2016. No total o Instagram possui 600 milhões de usuários ativos em todo mundo, logo, a empresa ainda tem muito público para conquistar com a funcionalidade idêntica a finalidade do Snapchat: a instantaneidade.

Instagram Stories reduz interações no Snapchat em até 40%
Após lançamento do Stories, Snapchat teve queda de interações (Imagem: Divulgação/Internet)

Conforme o CEO de uma empresa de análise de conteúdo, Nick Cicero, um estudo com 21 mil histórias do Snapchat mostra queda de 40% entre julho e novembro do ano passado. As visualizações de vídeos no aplicativo também tiveram uma queda alta, entre 20% e 30%. Houve ainda uma queda nos downloads do Snapchat, que caiu de terceiro lugar no ranking anual para 11º posição. Leia em destaque: Os 10 melhores jogos para Android sem internet.

Como causa para os baixos números do Snapchat no último semestre, são apontados, além do impacto da concorrência com o Instagram, a retirada do recurso de avançar automaticamente para os snaps de outros usuários, o que o Instagram manteve. Sem a rolagem automática, o usuário pode selecionar e ver somente os que se interessa, vendo menos histórias.

O Snapchat vem sofrendo ainda com o abandono de criadores de conteúdo para a plataforma. Como o número de visualizações e seguidores no Instagram é maior, é natural que as pessoas se interessem em utilizar o app mais popular para promover seu conteúdo. Além disso, é mais fácil adquirir seguidores no Instagram do que no Snapchat. Para fazer a audiência no app do fantasminha crescer, a pessoa precisa promover a sua conta em outras redes. Um exemplo disto, citado pela reportagem do TechCrunch, é a personalidade Hannah Stocking, que viu as visualizações no Snapchat caírem de 150 mil em agosto para 90 mil em janeiro. No mesmo intervalo, o número de seguidores em seu Instagram cresceu de 1,2 milhão para 4,3 milhões.

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Ao que tudo indica, desde o lançamento do Stories, o Snapchat não vem passando por uma boa fase. O futuro do app, que chegou a receber uma oferta de 3 bilhões do Facebook (dono do Instagram) em novembro de 2013, ainda é incerto. Porém, está previsto para esta semana o lançamento oficial da oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), do Snapchat, na bolsa de Nova York, com a expectativa de arrecadar entre US$ 20 bilhões e US$ 25 bilhões.

Se a IPO de fato ocorrer, sinalizará o que o mercado espera, ou não, do Snapchat, que pode, literalmente, virar fantasma do próprio conceito que criou.

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