Instagram e Snapchat: criadas com propostas diferentes, redes estão cada vez mais parecidas

Ao longo dos últimos anos plataformas incorporaram novos recursos que as deixam semelhantes uma com a outra.

Por | @oficinadanet Redes sociais

Vivemos na era das redes sociais. Um nicho que ganhou a grande massa com o Orkut há mais de 12 anos, está cada vez mais povoado, ao mesmo tempo em que as plataformas sociais começam uma corrida frenética para prender o público. Neste sentido, na tentativa de conseguir conquistar e segurar os usuários, as redes sociais apostam na adição de novas funcionalidades, mesmo que isto implique fugir de sua proposta inicial e incorporar características dos concorrentes.

É o vem acontecendo com o Instagram e o Snapchat, principalmente após as últimas atualizações pelas quais os aplicativos passaram. Enquanto as novidades do Snap deixam de lado a proposta inicial de efemeridade do app, o Instagram investe com mais força no instantâneo, principal característica do rival.

Instagram e Snapchat: criadas com propostas diferentes, redes estão cada vez mais parecidas

Duvida? Aqui vão alguns fatos que comprovam esta aproximação de características entre as redes sociais. A começar pelos snaps, que inicialmente eram “crus” (sem a possibilidade de edição) e agora estão cada vez mais parecidos com as imagens compartilhadas no Instagram e Facebook. Com as mudanças anunciadas no dia 12 de janeiro, agora é possível editar e armazenar os vídeos e fotos compartilhados a partir da plataforma. Por enquanto, apenas usuários testes podem conferir as novidades, mas, em breve, elas devem chegar aos demais.

As principais mudanças pelas quais o Snapchat passou foram:

Edição: A ideia inicial da plataforma era mostrar o momento como é: sem filtros ou cortes. Fotos trabalhadas era coisa do Instagram. Contudo, isto vem mudando. Agora é possível aplicar efeitos artísticos, cortar e até mesmo adicionar músicas aos snaps.

Ferramenta de busca: Uma nova barra foi posicionada na parte superior da interface. Desta forma, não é mais preciso rolar a tela do aplicativo para encontrar o perfil de um amigo. Com a novidade ficou mais fácil buscar por contatos e grupos, contudo, o app também ficou mais parecido com o seu concorrente.

Instagram e Snapchat: criadas com propostas diferentes, redes estão cada vez mais parecidas

Grupos de conversa: Assim como no recurso “mensagens diretas” do Instagram, agora também é possível se comunicar com vários amigos ao mesmo tempo, por meio de snaps. O conteúdo enviado desta maneira some em 24 horas e só pode ser visualizado duas vezes (neste caso, mantém-se a principal característica da rede).

Veja também:

Já as modificações no Instragam foram:

Stories: Recentemente o Instagram lançou o Instagram Stories, ferramenta pela qual os usuários compilam vídeos e fotos e compartilham o resultado com seus seguidores. O conteúdo desaparecerá após 24 horas e com isso não aparecerá mais na grade de perfil do usuário, bem como no feed. Esta funcionalidade é justamente a marca do rival, Snapchat.

Instagram e Snapchat: criadas com propostas diferentes, redes estão cada vez mais parecidas

Lives: Outra novidade lançada pelo Instagram são as lives. O engraçado é que de início a rede social foi criada para a divulgação de fotos e os fundadores eram completamente avessos a incluir vídeos, posts ao vivo e outros elementos que existem hoje no app. As coisas mudaram e agora é possível realizar a transmissão de vídeos ao vivo pela plataforma, algo que também é possível no Facebook e YouTube.

Um dos pontos fortes do Instagram sempre foram os filtros, que “embelezam” a imagem. Além disso, o conteúdo compartilhado pelo aplicativo, com exceção do Stories, fica armazenado e pode ser encontrado sem dificuldades. Porém, com os vídeos ao vivo, a plataforma incorpora a noção de efemeridade à sua utilização. Diferente do que ocorre no Facebook, as lives não ficam armazenadas após o término. É necessário assistir no momento. O que lembra um certo outro aplicativo de fantasminha...

Não é nenhum crime incorporar novas funcionalidades, até porque as empresas buscam se atualizar e oferecer um serviço que os usuários estão procurando. É uma estratégia de mercado. Porém, com isso, se antes tinhamos redes sociais com propostas diferenciadas, hoje, ao que parece, temos mais do mesmo.

Mais sobre: Instagram Snapchat redes sociais
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo