Seguindo o sucesso do Snapchat e Instagram, o Facebook também irá contar com a função Stories. Na última quarta-feira (25), a rede social lançou uma versão teste do Facebook Stories, ficando restrito, inicialmente, apenas aos usuários da Irlanda. A novidade está disponível para iOS e Android, ainda em caráter experimental. Porém, o anúncio já gerou bastante expectativa, em especial no Brasil.

A função, chamada de My Day, permite que os usuários da rede social enviem fotos e vídeos que desaparecem após 24 horas, igualmente ao que já ocorre no Snapchat e Instagram. O conteúdo pode ser visualizado apenas na versão móvel, ou seja, para celulares, sem interface para a web.

"Hoje, a maneira como as pessoas compartilham é diferente de cinco ou até dois anos atrás - é muito mais visual, com mais fotos e vídeos do que nunca. Queremos tornar essa experiência rápida e divertida para que as pessoas possam compartilhar fotos e vídeos criativos e expressivos com quem quiserem, sempre que quiserem. Nós estamos testando uma nova câmera e o novo recurso Direct na Irlanda desde o ano passado, e o Stories é outro exemplo de como estamos ajudando as pessoas a compartilhar da forma como elas querem", afirma porta-voz da rede social.

Ainda não há maiores detalhes sobre a versão definitiva do recurso. A interface é muito semelhante a do Instagram e também do Snapchat. Vale notar que o Facebook adquiriu o Instagram ainda em 2012 e o Snapchat é um dos seus grandes rivais da atualidade, já que faz muito sucesso entre o público jovem.

O conteúdo do Facebook Stories fica localizado na primeira aba do aplicativo, onde também está localizado o feed de notícias e o editor de posts.

O Messenger My Day, que funciona através do mensageiro, é muito semelhante ao conteúdo dentro do comunicado privado, porém, fica disponível apenas para usuários selecionados. Para completar, as fotos e vídeos podem vir acompanhados de desenhos, adesivos e filtros de cor.