Se você está em busca de um novo smartphone, sabe que comparar entre os modelos disponíveis é uma saída para não errar na escolha do aparelho. Para isso, além de observar a ficha técnica de cada dispositivo móvel, você pode recorrer aos testes de benchmark. Mas, o que é benchmark?

A palavra, inicialmente utilizada no mundo corporativo e que migrou para a área da informática, significa comparar de forma eficiente duas coisas diferentes, tendo como base padrões e testes semelhantes.

O benchmark de celulares analisa e avalia o hardware do aparelho e sua performance em diversas tarefas. Como é muito difícil testar na prática dois ou mais aparelhos para saber qual deles é o melhor, a saída é recorrer aos testes para checar a pontuação dos mesmos. E o mercado mobile conta com diversas opções de ferramentas voltadas a esta tarefa.

Veja abaixo três boas ferramentas para benchmark de smartphones. Mesmo que você não esteja em busca de um novo aparelho, pode utilizar o teste de desempenho para saber como o seu atual smartphone se sai.

Veja também:

AnTuTu Benchmark

A AnTuTu é uma das desenvolvedoras para Android mais respeitadas por quem curte mexer no aparelho, como fazer root. O AnTuTu Benchmark é o programa da empresa voltado à realização de testes de desempenho. Ele é um dos mais bem-reconhecidos do mercado e, por isso, sempre o utilizamos nos reviews de smartphones feitos aqui no Oficina da Net.

Os testes feitos pelo AnTuTu não focam em algo em específico, mas sim no potencial do aparelho como um todo, o que engloba testes de CPU e memória, gráficos em 2D e 3D, velocidade de gravação e leitura de dados e comunicação com cartão SD.

Vellamo Mobile Web Benchmark

O Vellamo é outro programa de benchmark utilizado aqui no Oficina da Net em nossos reviews de smartphones. Ele visa avaliar a velocidade de navegação, aplicando vários testes diferenciados voltados à performance do aparelho enquanto você está conectado à internet.

Entre as ferramentas utilizadas estão as avaliações de performance em HTML 5, motor JavaScript, leitura de texturas diferenciadas, ligações entre diferentes esquemas de programação, rolagem de tela e diversos outros benchmarks "de terceiros" e que funcionam online.

Após aplicar todos os testes, a ferramenta traz imediatamente a pontuação obtida pelo aparelho. Na mesma tela você tem a opção de compartilhar os resultados, para assim, poder comparar o desempenho de seu gadget com o de outras pessoas.

Quadrant

Este é um dos mais populares aplicativos para a realização de benchmarks em aparelhos Android. Ele possui fácil utilização e resultados eficientes. A ferramenta realiza testes de CPU, memória, base de dados e processamento de gráficos em duas e três dimensões.

Assim que o benchmark é finalizado, é preciso conexão com a internet para que os resultados finais sejam mostrados. Desta forma é possível visualizar, além da pontuação obtida de acordo com os parâmetros do Quadrant, como foi o desempenho do gadget em relação a outros aparelhos.

E você? Costuma fazer testes de benchmark? Qual o aplicativo que utiliza? Conte para gente nos comentários!