
Seu computador está muito lerdo ou tranca com muita frequência? Isto pode estar ocorrendo devido à má alocação de memória nos discos, execução de programas desnecessários ou configurações que fazem uso de grande parte da capacidade da máquina. Contudo, é possível através de algumas ações, realizadas pelo próprio usuário, que poderão proporcionar um expressivo ganho de desempenho.
Veja também:
Os sistemas operacionais utilizados em nossas máquinas, por padrão, trazem consigo uma enorme variedade de efeitos e funcionalidade visuais que fazem uso de uma grande parte da memória disponível no hardware. Instalar novos softwares com estas funcionalidades e ainda que se iniciam automaticamente com o sistema, fazem com que seu PC fique "pesado", provocando lentidão no seu funcionamento. Nestes casos, necessita-se, portanto, uma faxina nestes programas desnecessários.
Além disso, existem outros detalhes, muitas vezes passados por despercebido pelo usuário, que poderão diminuir o desempenho do computador, como muitos ícones na área de trabalho, pasta Lixeira cheia, entre outros. De maneira geral, a modificação de algumas destas configurações, desde que realizadas com atenção, auxiliarão no funcionamento e atuação do PC.
Modificando a Inicialização dos Programas
Como já mencionado, estes programas que se iniciam junto com o sistema operacional acabam por requerer muito de sua memória, o que resulta no travamento da máquina. Há uma maneira de optarmos e visualizarmos quais são estes softwares, podendo desfazer esta ação, tudo através das configurações da Microsoft, localizadas através do campo Executar do Windows. Nossa base de exemplo será construída no sistema operacional Windows 8, porém, estas podem ser executas nos demais sistemas, XP e 7.
Para dar início ao processo, clique no ícone de pesquisa, localizado no lado direito da tala, ao posicionar o mouse neste local. O usuário será remetido à página de pesquisa de programas e configurações, onde, na caixa de texto, deverá buscar por msconfig, sendo direcionado para a janela de configuração do sistema.

- Windows 8 é bom para jogos?
- Novo iPad mini chega este ano e com tela de alta definição, afirma jornal

Desativando Efeitos Visuais
Outra maneira muito prática de aumentarmos o desempenho de nossa máquina, é desativando os efeitos visuais. Estes consistem no sombreamento de pastas, fontes de nomenclatura de arquivos e janelas, entre outros detalhes. A execução desta ação, como a anterior, pode ser realizada tanto no sistema Windows 8 quanto nos demais, podendo ser realizada, também, pelo próprio usuário.
Você pode gostar de:
- Como aumentar a velocidade da Internet;
- Como aumentar a velocidade do uTorrent;
- Aprenda a desativar o carregamento parcial de vídeos no Youtube;
- Como deixar seu site mais rápido.
Para que prossigamos com o processo, devemos acessar o Painel de Controle do computador, localizado no menu Iniciar, onde teremos acesso as configurações do sistema, como efeitos visuais e uso da memória, podendo modificá-los a fim de melhorarmos o seu funcionamento.

Na janela do Painel de Controle, opte por Sistema e Segurança e após selecione Sistema.

Localize a opção Configurações avançadas do sistema e, no quadro de desempenho, acesse suas configurações.

Na janela de opções de desempenho, opte pela ação de ajuste para a obtenção de melhor desempenho, aplicando a mesma após sua seleção.

Leia também: O que é um roteador ou acess point (AP) dual band?. Acompanhe as últimas notícias de tecnologia aqui no Oficina da Net. Sempre trazendo conteúdos novos e produtos interessantes.