A equipe do Oficina da Net testou o segundo smartphone da Lenovo lançado no Brasil e traz para você as nossas impressões sobre este aparelho da linha intermediária que possui um ótimo custo/benefício. Se está em dúvida se vale a pena investir neste celular, continue a leitura e descubra se o Vibe K5 poderá ou não ser o seu próximo smartphone.

[CATEGORIA]243[/CATEGORIA]

Logo de cara o que me chamou atenção no Vibe K5 foi o seu design. Seu acabamento refinado se diferencia dos demais concorrentes da linha intermediária, passando a impressão de sofisticação. Composto a maior parte por alumínio e policarbonato, o aparelho tem nas bordas e na tampa traseira o acabamento em metal, que traz a sofisticação que eu falei anteriormente.  O Lenovo Vibe K5 possui linhas retas, mas as bordas são curvas, o que garante uma pegada forte durante a utilização. Outro ponto positivo deste smartphone é que ele não é pesado, possui 150 gramas, e é possível manuseá-lo, sem nenhuma dificuldade, apenas com uma mão.

O que eu senti mais dificuldade foi para conseguir guardá-lo no bolso. Como estava acostumada com um aparelho menor (que se encaixava em praticamente qualquer bolso), estranhei na hora de encontrar um lugar para carregar o celular quando estava sem minha bolsa. Devido ao seu tamanho (142mm de altura, 71mm de largura x 8mm espessura), mesmo que estas dimensões não sejam exageradas, ainda assim ele geralmente fica para fora do bolso, o que não me deixa muito segura na hora de transportá-lo.

Outro ponto que me surpreendeu positivamente no Vibe K5 é o seu display. A tela com tecnologia IPS LCD, Full HD, possui 5 polegadas, preenchendo 69% do aparelho e é perfeita para quem quer fugir dos celulares grandões, mas não abre mão de poder assistir seus vídeos e filmes com um bom ângulo de visão. A resolução de 1920 x 1080 pixels, garante uma densidade de 440 pixels por polegadas e uma profundidade de 16 milhões de cores, o que proporciona uma qualidade de se admirar para um intermediário. Seu concorrente, o Galaxy J5, por exemplo, possui densidade aproximada de "apenas" 282 ppi. Assim, assistir a vídeos, jogar e visualizar fotos no aparelho tem tudo para ser uma ótima experiência. O brilho da tela também é um ponto positivo, fazendo com que o display possa ser facilmente visualizado, mesmo nos locais com bastante presença de luz.

Além da tela, na parte frontal do smartphone estão localizados os sensores de luz, proximidade e a câmera de 5 megapixels. 

Um ponto curioso são os botões capacitativos que estão invertidos, sendo que o botão de multitarefa está do lado esquerdo e o "voltar" do lado direito. Não é difícil se acostumar, mas gera um certo desconforto nas primeiras vezes de uso, principalmente se você estiver acostumado (a) com aparelhos Android.

Seguindo a rota pelo corpo do aparelho, no seu lado direito estão localizados os botões de controle de volume e o de liga/desliga. Seguindo o contorno, no topo do celular estão a portaUSB e a entrada para os fones de ouvido. A parte traseira abriga a câmera de 13megapixels, um LED para flash e o microfone secundário antirruído. Ainda na parte traseira, mais abaixo, estão o microfone e a saída para os dois alto-falantes estéreo, que possuem a tecnologia Dolby Atomos, tecnologia esta que poderia ser melhor aproveitada se os alto-falantes estivessem na parte frontal do telefone. Assim, não correria o risco de abafar o som enquanto o usuário assiste seus vídeos com o celular nas mãos.

Ainda assim, a tecnologia de som Dolby Atmos presente nos alto-falantes do Lenovo Vibe K5 é sem dúvida um diferencial, permitindo um áudio nítido e potente, perfeito para quem gosta de utilizar serviços como Spotify para ouvir música no celular. Além disso, assistir seus filmes e séries também será uma boa experiência com este áudio que garante uma riqueza maior de detalhes.

E por último, mas não menos importante, abrindo a tampa, temos a bateria removível de 2.750mAh, duas entradas para cartão SIM (sim o Vibe K5 é Dual Chip), e outra para cartões microSD de até 32GB. O Vibe K5 está disponível nas cores grafite, prata e dourado.

Bateria

Como já citado, o Lenovo Vibe K5 tem uma capacidade de bateria de 2.750mAh. Não é a bateria mais potente do mercado, mas ela também não é ruim. Usando o smartphone moderadamente, apenas para acessar apps como WhatsApp, Messenger, Facebook e Instagram e ler algumas notícias, eu consigo chegar em casa à noite sem me preocupar com a bateria. Diversas vezes sequer foi necessário colocar para carregar, sendo que fui ligar ele na tomada apenas na noite seguinte. Porém, algumas vezes precisei colocar para a carregar na metade do outro dia. Então, vai depender do quanto você utiliza o smartphone ao longo do dia e para que você o utiliza. Se você costuma assistir vídeos, jogar com certa frequência, não terá esta mesma capacidade. Mas ainda assim é possível passar o dia sem se preocupar com a carga.

Ainda, para quem depende de uma boa autonomia de bateria, pois utiliza muito o smartphone durante o dia, é possível ter uma carga extra, pois a bateria é removível e pode ser trocada ao longo do dia.

[CATEGORIA]244[/CATEGORIA]

Para um smartphone da linha intermediária, o Lenovo Vibe K5 apresenta uma ficha técnica com números bem atrativos. Tem internet 4G, o processador é Octa-core Snapdragon 616, rodando quatro núcleos em 1.2 GHz e outros quatro em 1.5GHz. Memória RAM de 2GB e 16 GB de memória interna, lembrando que cerca de 5GB já vem ocupados pelo Sistema Operacional Android e aplicativos pré-instalados no aparelho. Caso você almeje por mais espaço para guardar suas fotos, vídeos e dados, a memória é expansível em até 32GB. Em relação ao processador, o smartphone da Lenovo não perde para os seus principais rivais, como o Moto G G3 e o Galaxy J5, ficando poucas posições abaixo do Moto G4.

A Lenovo promete um desempenho veloz na hora de jogar, navegar por sites ou assistir filmes, sem sofrer com as famosas travadinhas. Bem, ao utilizar o aparelho, realmente ele se demonstrou bem eficiente. Baixei no dispositivo os aplicativos que costumo usar no dia a dia, como WhatsApp, Facebook, Messenger, Instagram, editor de fotos e e-mail, além do app da Netflix. Em nenhum momento ele apresentou lentidão ou travamentos, mesmo quando eu estava com vários apps abertos simultaneamente. Porém, percebi que durante um tempo rolando a timeline do Facebook, junto com outros app abertos, o telefone começou a esquentar com certa facilidade.

Comparado com smartphones como o Galaxy S6 e Galaxy S7, o Vibe K5 é mais lento na resposta tátil e tem um desempenho inferior na troca entre apps. Enquanto os aparelhos da Samsung rodam instantaneamente, o Lenovo Vibe K5 leva menos de um segundo. Mas nada que teste a paciência, a não ser que você já esteja acostumado com um celular mais potente e deseje um smartphone bem veloz.

Ao assistir alguns episódios de séries na Netflix, o aparelho não me decepcionou, sendo que não houve nenhum travamento. Além disso, a tela com tecnologia IPS LCD, Full HD, realmente oferece uma qualidade excelente, proporcionando uma precisão de cores e detalhes das cenas.

Não costumo jogar no telefone, mas para fazer este review, baixei alguns jogos para ver como ele se sairia. A GPU  que comanda tudo por aqui é uma Adreno 405, capaz de lidar bem com jogos pesados. Baixei games mais exigentes como o Real Racing 3, o Morden Combat e Pokemon Go. Em todos eles o Lenovo Vibe K5 se saiu muito bem, embora seu desempenho no Real Racing não tenha sido excelente. O jogo parece não ter rodado em sua capacidade máxima, diminuindo-a para que pudesse rodar com fluidez no smartphone. 

Em compensação, no Modern Combat ele se saiu super bem, com gráficos excelentes, inclusive melhores que o de seu concorrente direto, o Galaxy J5.

Durante a jogatina é perceptível que o smartphone começa a esquentar, mas nada fora do comum. Um problema que eu reparei, que pode não ser do smartphone, é que não foi possível realizar o download do jogo Asphalt, após algum tempo baixando o game, a mensagem passada foi de que não é possível completar o download. Após umas quatro tentativas, desisti.

 Para você que é fã de benchmarks, veja como o AnTuTu e o Vellamo avaliaram o smartphone.

AnTuTu

Nos testes realizados no Antutu o Vibe K5 recebeu pontuação 37443, ficando na trigésima primeira posição, três posições abaixo do iPhone 5S.

 

Vellamo

[SPEC]17190,17186,15328[/SPEC]

 

Sistema Operacional

O Sistema Operacional deste smartphone é o Andropid 5.1.1(Lollipop), sendo que a versão 6.0 deve chegar em breve, segundo a Lenovo. A interface é baseada no modelo Android Lollipop, mas foi modificada pela Lenovo, criando uma interface própria chamada de Vibe UI. Contudo, caso o usuário prefira a experiência pura do SO da Google, pode trocar facilmente. De fábrica o aparelho já traz instalado o Google Now Launcher, que tem o visual mais comum do Android. Como diferencial, o launcher específico da Lenovo traz a ausência da bandeja de aplicativos, um visual diferente para o menu de configurações, além da barra de notificações mais completa.

Pessoalmente eu gostei do launcher Vibe UI. Estranhei um pouco a falta da bandeja de aplicativos, algo que já estava adaptada, mas não foi difícil me acostumar. Achei uma interface bonita e fácil de utilizar.

Também gostei da barra de notificações. Bem completa, ela traz além das opções tradicionais como Wi-Fi, dados móveis, toque, bluetooth, opções como captura de tela e lanterna, para que com apenas um toque seja possível acionar estas funcionalidades.

A Lenovo economizou na lista de aplicativos que já vem instalados de fábrica no aparelho. O que é bom, já que sobra mais espaço interno para guardar os dados que realmente nos interessam. Além do Google Now Launcher, o aparelho vem com gerenciador de arquivos, com o pacote do Google, tocador de músicas alterado pela Lenovo, com suporte para atualizações e problemas que podem acontecer e até vídeos com dicas sobre os produtos da empresa. Em um dos apps a fabricante oferece ainda a possibilidade de realizar testes para o hardware. Com ele você pode testar por exemplo, se o flash traseiro, a tela de toque, as caixas de som e câmeras estão funcionando corretamente. Também é possível realizar testes dos sistemas e aplicativos.

Outro app bem interessante é o equalizador disponibilizado pela Dolby. Com ele é possível equalizar todos os sons reproduzidos pelo aparelho. Com fones de ouvido fica mais fácil perceber a mudança sonora. É possível escolher entre quatro configurações pré-definidas ou montar sua própria equalização e mover até cinco frequências diferentes.

Câmera traseira

Até aqui nós temos um smartphone com um processador potente, bom desempenho e funcionalidades bem interessantes. Tudo isso por menos de R$ 1.000. Mas, a Lenovo peca na câmera traseira do K5. A quantidade de pixels é boa, 13 MP. Contudo, ela sofre com uma lentidão no foco, o que, se você não tiver muita paciência, pode resultar em fotos borradas.  Além disso, as imagens ficam levemente desbotadas. Mas, a opção HDR pode ser a solução para trazer mais cor e nitidez de detalhes para suas fotografias. O curioso, é que para ligá-lo, pode-se clicar no ícone na tela que nada acontece. Porém, ao entrar nas configurações, ele automaticamente já muda para a função. É importante lembrar também que ao fotografar em HDR deve-se evitar ao máximo se movimentar. Outro detalhe é que a foto demora mais para ser processada. Abaixo, algumas fotos tiradas com o Vibe K5.

O Vibe K5 possui ainda uma série de efeitos para suas imagens, como modo paisagem, praia, pôr do sol, festa, retrato...Além disso é possível alterar o ISO e escolher o balanço de braco. 


 Ele também traz uma paleta de edição de imagens com a possibilidade de inserir filtros, molduras, espelhar imagem, cortar, girar, entre outras. Para dar zoom na imagem é só clicar sobre a tela e escolher a quantidade ou ainda pressionar os botões de volume.

Em minha avaliação geral, a câmera não é ruim, mas pode ser considerada básica para uma época em que este componente tem sido cada vez mais levado em conta na hora de adquirir um smartphone. As fotos possuem qualidade e ficam nítidas, o problema esta na lentidão do foco, que pede paciência na hora do clique, além da leve perda de cores e detalhes nas imagens. Por exemplo- o céu que fica um pouco esbranquiçado, quando na realidade está um dia bonito e ele está bem azul. O contraste das imagens poderia ser melhor.

O problema com o foco fica ainda mais evidente nas fotos noturnas. E, se o objeto estiver em movimento, é ainda mais difícil ter uma foto livre de borrões. Já o flash funciona bem.

Câmera frontal

Se o desempenho da câmera traseira do Vibe K5 fica um pouco abaixo das expectativas, a frontal não decepciona. Com 5MP, o sensor é capaz de capturar imagens com cores equilibradas e boa definição. Além disso o smartphone conta com a função V-Selfie para acionamento automático, utilizando apenas os dedos em formato de "V" de Vibe. Outra funcionalidade interessante da câmera é o recurso Beauty, semelhante ao que existe no Galaxy J5, que suaviza a pele antes de tirar a foto. Mas, se você não gosta deste tipo de recurso, é possível desativá-lo com apenas um toque na tela.

Funções especiais

O Lenovo Vibe K5 traz algumas funções bem interessantes. Além das já citadas, como o aplicativo para realizar testes de hardware e equalizar o som, ele possui uma funcionalidade rara em celulares, que já esteve presente nos aparelhos Nokia e que pode te ajudar a economizar a bateria. É a função "Programar Liga/Desliga". Com ela é possível programar um horário para o smartphone desligar e outro para ele ligar automaticamente. Por exemplo, você pode programá-lo para desligar durante a noite e ligar durante a manhã, antes do despertador tocar. Com isso você consegue uma economia de bateria e ainda por cima evita de acordar com notificações no meio da madrugada. Mas, se você usa o smartphone como despertador, lembre-se de colocá-lo para ligar antes do horário que costuma acordar, caso contrário ele não irá despertar.

Preço

O Vibe K5 chegou ao Brasil no final de março deste ano, custando R$ 999, mas hoje já pode ser encontrado no site oficial da fabricante por R$ 899 e em algumas lojas onlines há promoções em que o aparelho chega a custar pouco mais de R$ 700. Sem dúvida, o preço é um grande atrativo deste celular, principalmente se você está em busca de um smartphone com boas especificações, capaz de rodar as funções básicas e avançadas sem travamentos, ter qualidade em suas imagens, sem precisar gastar muito. 

Embalagem e acessórios

O Lenovo Vibe K5 vem em uma embalagem simples, com detalhes minimalistas. Na parte frontal a imagem do smartphone em suas três cores disponíveis. Na parte de trás, estão seis ícones que indicam fatores chaves do dispostivo. Abrindo o pacote, encontramos o aparelho, logo abaixo um fone de ouvido de boa qualidade, cabo de dados USB, com ponta microUSB e carregador de tomada, capaz de carregar o smartphone com muito mais velocidade que os carregadores comuns, isto acontece graças aos 2A, que possuem tensão suficiente para encaixar nos padrões QuickCharge da Qualcomm.

[CATEGORIA]245[/CATEGORIA]

O Lenovo Vibe K5 possui um excelente custo benefício e é indicado para aqueles que buscam um smartphone capaz de realizar tanto ações básicas, bem como navegação na internet e reprodução de vídeos sem sofrer com lentidão ou travamentos,  e isto sem ter que pagar muito pelo aparelho. Além disso, a tela Full HD proporciona uma execelente qualidade na hora de visualizar fotos e assitir a filmes, séries e demais vídeos no aparelho. A experiência fica ainda melhor com a tecnologia de som Dolby Atmos, que proporciona um som nítido e claro. O desing é outro ponto positivo deste dispositivo móvel. Com acabamento em alumínio premium, ele passa uma ideia de sofisticação incomum nos smartphones da linha intermediária.

Mas, se você procura por um smartphone com uma câmera potente, talvez o Vibe K5 não seja o mais indicado. Seus concorrentes, como o Moto G3 e Moto G4 apresentam melhor desempenho neste quesito. Você ainda pode estranhar a interface do celular, que é bem diferente dos modelos vendidos atualmente no Brasil e os botões capacitativos invertidos podem não ser muito práticos. 

[relatorio]