A maioria dos roteadores possuem um recurso chamado de 'ocultar SSID', em que é possível impedir que a rede Wi-Fi esteja visível para os demais dispositivos. Apesar de ser uma função extremamente útil, poucos usuários sabem como ativá-la ou realizar a conexão no smartphone em uma rede que não consta na lista identificada pelo dispositivo. O processo de conexão é bem simples, tanto no Android quanto no Windows, sendo preciso apenas conhecer as características do vínculo wireless.

Além desse recurso também é possível habilitar outras funções que garantem maior segurança e proteção da rede, como desativar o botão WPS ou adicionar uma camada extra do firewall.

Por que ocultar a rede Wi-Fi?

Ocultar a visibilidade da sua rede wireless pode aumentar a segurança e impedir que usuários se conectem mesmo conhecendo a senha de acesso. É uma excelente maneira de manter sua conexão desconhecida e evitar possíveis invasões. Para garantir ainda mais privacidade e proteção é possível desativar a conexão através do WPS, botão presente na parte traseira do roteador e que permite conectar ao Wi-Fi sem informar a senha.

Leia também:

Modo invisível

Para ocultar sua rede Wi-Fi e impedir que outros usuários conectem é preciso acessar as configurações do seu roteador ou modem de internet. Para isso basta digitar no navegador o endereço IP e informar a senha de acesso.

  1. Pressione a 'Tecla do Windows + Letra R' e digite CMD;
  2. No prompt de comando insira 'ipconfig' e pressione a tecla enter;
  3. Desça a página até localizar a opção 'Gateway padrão' e anote o IP, em seguida cole-o na barra de pesquisa do navegador (preferencialmente o Chrome).

Logo após ter anotado o IP você já poderá acessar as configurações do seu roteador, para isso cole o endereço na barra de pesquisa e insira a senha de acesso. Por padrão a maioria dos roteadores possuem o acesso como 'Usuário: Admin e Senha: Admin ou em branco". Para consultar essa informação olhe na parte inferior do roteador ou modem, lá deve constar os dados para login.

  1. Acesse as configurações do roteador e procure pela frequência que deseja ocultar;
  2. Em seguida procure por 'Anúncio de SSID' e marque a opção 'Desabilitada';
  3. Por fim, toque sobre 'Salvar' para aplicar as mudanças.
Prompt de comando. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.
Prompt de comando. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.

Importante!

Anote o SSID e o tipo de criptografia utilizada pois essas informações serão necessárias para conectar na rede invisível.

Leia também:

Conecte em uma rede oculta

No Android para conectar em uma rede invisível é muito simples, porém é preciso dispor do nome da rede e o tipo de criptografia utilizado, caso contrário o smartphone não fará a conexão com o modem.

  1. Acesse às 'Configurações' do celular e vá até a opção de 'Wi-Fi';
  2. Procure por 'Adicionar rede' e toque sobre;
  3. Insira o SSID da rede oculta, tipo de criptografia e senha.
Conectando em rede invisível. (Foto: Oficina da Net).
Conectando em rede invisível. (Foto: Oficina da Net).

Leia também

Rede oculta no PC

No Windows o caminho é diferente, porém a lógica é a mesma: precisa conhecer o nome da rede, tipo de segurança utilizada e a senha.

  1. Abra as configurações do Windows e vá até a opção 'Rede e Internet';
  2. No menu lateral selecione a opção 'Wi-Fi' e toque sobre 'Gerenciar redes conhecidas';
  3. Toque sobre 'Adicionar nova rede' e insira o SSID, criptografia e senha.
Gerenciar redes no Windows. (Foto: Printscreen).
Gerenciar redes no Windows. (Foto: Printscreen).

O que achou dessa dica? Conhecia a função do Wi-Fi invisível? Conta pra gente, comente!